42 carros no Prólogo do ELMS em Paul Ricard

unnamed-16-600x375
O novo visual do Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing será visto no Prólogo em Paul Rcard

RIO DE JANEIRO – Nos próximos dias 22 e 23, será realizado o Prólogo do European Le Mans Series (ELMS) em Paul Ricard, dias antes do evento do WEC. O certame europeu, que terá um grid muito numeroso em 2016, impressiona pelo plantel de inscritos no evento prévio da temporada que começa em abril no circuito de Silverstone. Nada menos que 42 bólidos vão tomar parte das sessões, divididas em dois dias e em cinco fases – três de quatro horas de duração e duas de três, com direito a um ensaio noturno no dia 22 de 19h locais até 22h.

Desse total de carros, a LMP3 responde por 50%, com 21 inscritos, incluindo duas equipes que não têm inscrição full season do ELMS: a ARC Bratislava e a Kox Racing. Haverá ainda sete LMGTE de um total de nove confirmados para todo o ano e 14 LMP2 confirmados para os testes oficiais de pré-temporada.

Na classe principal, a Greaves Motorsport decidiu não levar o Gibson 015S campeão do ano passado e que terá o dorsal #1 desta vez. Em contrapartida, o novo Ligier JS P2 do time britânico vai para os treinos com os novos contratados – o mexicano Memo Rojas e o francês Julien Canal. A Thiriet by TDS Racing também estreia sua nova tripulação, composta por Pierre Thiriet/Mathias Beche/Ryo Hirakawa. O Team Jota, com as cores da G-Drive, traz seu Gibson 015S #38 para Simon Dolan/Harry Tincknell/Giedo Van der Garde.

Fabién Barthez, o antigo goleiro da seleção francesa campeã de 1998, agora piloto, vai dividir com o também estreante na LMP2 Timothé Buret o volante do carro #23 da Panis-Barthez Competition. A SO24! by Lombard Racing vai para o Prólogo com Olivier Lombard e Vincent Capillaire no seu protótipo, enquanto Patrice e Paul Lafargue – pai e filho – estarão juntos no #28 da IDEC Sport Racing.

O Garage 56 das 24h de Le Mans também participará dos testes: o Morgan Nissan LMP2 da SRT41 vai com Fréderic Sausset e Christophe Tinseau para os ensaios. Jean-Bernard Bouvet, outro piloto francês, foi confirmado como o terceiro piloto que participará deste projeto. A Krohn Racing, agora com motor Nissan em seu Ligier JS P2, vai de Tracy W. Krohn/Nic Jönsson/Olivier Pla.

A Pegasus Racing é a única com quatro pilotos inscritos em seu protótipo, outro Morgan Nissan LMP2: no #29 do time de Julien e Claude Schell, estarão a francesa Inès Taittinger e os compatriotas Rémy Striebig, Stéphane Raffin e Leo Roussel. Já a Eurasia, de carro novo, alinhará Tristan Gommendy/Nico Pieter de Bruijn/Pu Jun Jin. Michael Munnemann e Niki Leutwiller são os únicos pilotos confirmados, respectivamente, nas equipes Algarve Pro Racing e Race Performance.

Os russos da SMP Racing também participarão dos testes do ELMS, assim como nos do WEC dias depois: o BR01 Nissan do time será guiado por Stefano Coletti/Julián Leal/Andreas Wirth. Por fim, a Murphy Prototypes vai de Michael Lyons e Marc Goossens a bordo do Oreca 03R Nissan do time irlandês.

Na LMGTE, cinco dos sete carros confirmados no Prólogo são Ferrari F458 Italia. A Formula Racing, campeã da categoria ano passado, começará a defesa do título com um trio 100% dinamarquês formado por Mikkel Mac Jensen/Johnny Laursen/Christina Nielsen. A AF Corse vai com o #51 de Marco Cioci/Rui Águas/Pier Giuseppe Perazzini e o #55 de Duncan Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott. Na AT Racing, que formou uma parceria técnica com o time de Amato Ferrari, os bielorussos da família Talkanitsa vão contar com a colaboração do experiente e veloz Alessandro Pier Guidi. Por fim, o quinto carro do construtor italiano é da JMW Motorsport, de Jim McWhiter: Robert Smith (não, não é aquele do The Cure) e Rory Butcher estarão a bordo.

O único Porsche 991 RSR que será visto na pista nos treinos do ELMS é o #77 da Proton Competition, com Mike Hedlund confirmado ao lado de Marco Seefried. O lote dos Grã-Turismo será completado pelo Aston Martin #99 de Andrew Howard/Jonathan Adam.

12814500_684364741704365_3961051982918415062_n-728x543
A Graff Racing, que já testou pneus Michelin em Paul Ricard a pedido do fabricante, estará no Prólogo do ELMS, junto a quase todos os times da classe LMP3

Agora, na classe LMP3, é covardia: dos 21 carros confirmados para os testes, dezenove são Ligier JS P3. As únicas e honrosas exceções são o AVE-Riley AR2 da equipe Murphy-3Dimensional.com que terá Tony Ave e Doug Peterson. A ARC Bratislava concretizou a compra do Ginetta-Juno LMP3 da Lanan Racing e participará do Prólogo com Miro Konopka/Christian Zanella/Joey Foster.

Os demais times alinham, sem exceção, o carro construído pela Onroak Automotive de Jacques Nicolet, que caiu no gosto popular – pelo visto. A By Speed Factory vem com dois pilotos espanhóis: Jesús Fuster e Alvaro Fontes. A Villorba Corse, que a exemplo do time espanhol disputou a temporada 2015, segue com Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto.

Da França, virá um total de nove carros de diferentes escuderias: a OAK Racing terá dois Ligier JS P3 para Erik Maris/Jean-Marc Merlin no #4 e Jacques Nicolet/Fréderic Nicolet no #24. O time fechou um contrato de patrocínio com o Ingenico Group dias atrás para toda a temporada. A Graff Racing de Pascal Rauturier terá dois bólidos também: o #9 para os franceses Enzo Guibbert/Eric Troulliet/Paul Petit e o #10 para John Falb/Sean Rayhall/Enzo Potolicchio. Na Panis-Barthez Competition, alinharão Eric Debard/Simon Gachet/Valentin Mainenault no #16.

Os trios da Duqueine Engineering também já estão confirmados: David Hallyday/Dino Lunardi/David Droux vão repartir o carro #19 e o #20 vai com Romain Ianetta/Eric Clément/Maxime Pialat. As equipes Ultimate Autosport e M. Racing YMR, do piloto do WTCC Yvan Muller , vão com Matthieu Lahaye/Laurent Lahaye/Serge Heriau e Yann Ehrlacher/Thomas Laurent/Alexandre Cougnaud, respectivamente.

Alex Brundle e Mike Guasch estarão no carro #2 da United Autosports, time que corre com bandeira estadunidense e que também alinhará o Ligier JS P3 da classe. No #3, formam Mark Patterson, antigo companheiro de Oswaldo Negri na Rolex SportsCar Series e Matt Bell. A 360Racing vai de Ross Kaiser/James Swift/Terrence Woodward, enquanto a RLR MSport será representada por Morten Dons/Ossy Yussuf/Ross Warburton.

A Race Performance, que também estará presente na LMP2, alinhará um bólido para Giorgio Maggi/Marcello Marateotto, enquanto a Eurointernational confirmou um de seus dois carros no Prólogo, a ser conduzido por Costantino Peroni/Giorgio Mondini. Os poloneses da Inter Europol Competition estarão presentes com Jakub Smiechowski/Martin Hippe. Peter Kox e Nico Pronk completam a lista de entradas para os testes em Paul Ricard, fechando o excelente plantel da LMP3, que neste ano terá sua segunda temporada no ELMS.

Comentários

  • Vc que é especializado nisso, me fala o seguinte: se alguém resolvesse criar uma categoria de LMP3 aqui no Brasil, para corridas de endurance de 2, 3 horas, com 20 carros iniciais:
    1- vc acha que, pensando em garotos saídos do kart, pensando em se profissionalizar na Europa, seria útil?
    2- quanto custaria cada carro , aproximadamente?

    • Pra pilotos recém saídos do kart poderia ser uma boa. E construir um LMP3 com a tecnologia do regulamento que obriga ao uso de chassis de carbono deixaria a brincadeira bem cara…

      • Na verdade a ideia seria comprar pronto, como se faz com categorias de fórmula. Caro, com certeza, mas automobilismo barato e bom tecnicamente para evolução dos pilotos é quase impossível conseguir.

  • Pelo jeito esta nova classe LMP3 caiu no gosto mesmo…não cheguei a acompanhar nenhuma prova do ELMS ano passado, e se não me engano as corridas são liberadas em live streaming…
    Por acaso a performance destes LMP3 é semelhante aos antigos LMPC?

    • Fernando, no primeiro ano em termos de performance foram até mais lentos que os LMGTE em algumas pistas. Mas pode ser que melhorem e evoluam em 2016.