Direto do túnel do tempo (320)

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No Guards Trophy em Brands Hatch: Emerson Fittipaldi fez história na Fórmula 3 inglesa e em meio ano na Europa, sagrou-se campeão

RIO DE JANEIRO – A volta da Fórmula 3 inglesa é motivo de júbilo. E de motivo para uma sessão nostalgia no blog, com um registro do primeiro piloto brasileiro campeão na “ilha”: ninguém menos que Emerson Fittipaldi, revelando sua vocação para abrir caminhos pelos quais todos os seus compatriotas seguiram.

Em 1969, Emerson tinha 22 para 23 anos e já se achava pronto para o desafio de uma carreira internacional. Correu de Fórmula Ford com um chassi Merlyn preparado por Dennis Rowland, fez o nome no automobilismo inglês, começou a impressionar na própria Europa (uma corrida em Chimay, numa pista perigosíssima, de 200 km/h de média horária, foi o cartão de visitas) e o piloto, antes mesmo do fim da temporada, já estava na Fórmula 3 inglesa. Por interferência de Jim Russell, que tinha uma escola de pilotagem de altíssimo nível, o garoto brasileiro recebeu um Lotus 59 e passou a disputar a categoria.

Azar – enorme – de Roy Pike e Morris Nunn, os pilotos titulares: aquele sul-americano de rosto marcado pelas espinhas era bom demais. Em seu monoposto com motor Holbay de cerca de 105 HP de potência, destruiu a concorrência e conquistou, de forma inconteste e merecida, o título de campeão inglês da Fórmula 3.

E na esteira do sucesso do Rato, vieram José Carlos Pace, Wilsinho Fittipaldi, Fritz Jordan, Alex Dias Ribeiro, José Pedro Chateaubriand, Marcos Moraes, José Moraes, “Teleco” Siqueira Veiga, Júlio Caio, Ingo Hoffmann, Mário Ferraris, Mário “Keko” Pati, Nelson Piquet, Chico Serra, Fernando Jorge, Plácido Iglesias, Raul Boesel, Roberto Pupo Moreno, Cezar “Bocão” Pegoraro, Fernando Macedo, Maurício Gugelmin, Maurizio Sandro Sala, Christian Fittipaldi, Gil de Ferran, Rubens Barrichello, Mário Haberfeld, Hélio Castroneves, Oswaldo Negri, Antonio Pizzonia, Nelsinho Piquet, Pipo Derani e tantos outros…

Só temos que agradecer – como sempre – ao Emerson por ter aberto fronteiras.

Há 47 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Nossa, como eu vibrei com esse título do Emerson na F3! A gente nem conseguia acreditar que um brasileiro conseguiria algo assim, ainda mais depois das dificuldades do Wilsinho com o Willys Gávea na Temporada argentina de F3, contra os melhores da Europa, anos antes…
    Na época eu achava esse Lotus 59, com essas cores, um dos monopostos mais bonitos de todos os tempos. Talvez seja pela memória afetiva mas…… continuo achando!

  • – O F. Ford Merlyn com o qual Emerson correu e despontou na categoria em 1969, era oriundo do Dennis Rowland, que era um preparador oriundo dos karts e que estava há pouquíssimo tempo preparando motores para a F. Ford ( O que é curioso e até intrigante, devido ao rápido acontecer de ótimos resultados !?? ).
    – Emerson chegou até Rowland, por indicação de seu colega Carioca Ricardo Achcar, que havia alugado o carro Merlyn nôvo e zero km de Rowland em 1968, após ter conquistado ineditamente uma licença inglesa de piloto de competição (algo alcançado brilhantemente e em tempo recorde “em todos os sentidos” ).
    – Com a licença na mão e a repercussão acontecida no meio inglês, Achcar foi convidado pelo RAC (Royal Automobile Club) a participar de uma prova de F. Ford em Oulton Park, a qual venceu com larga folga sobre os demais ( daí o aluguel do carro de Rowland em 1968).
    – Então !!! O real ponto de partida dos pilotos brasileiros às categorias de monopostos modernos e categorias sistematizadas ( F.Ford ou 4, F3, F2 e F1 ) em terras inglesas se deu através do Carioca Ricardo Achcar em 1968.
    – Em 1969, participaram de campeonatos e torneios ingleses de F. Ford, os pilotos Emerson Fittipaldi (creio que independente), Luiz Pereira Bueno e Ricardo Achcar pela equipe inglesa SMART (Stirling Moss Racing Automobile Team) e creio que tambem, o Antonio Carlos Avallone.
    – Após Emerson vencer 4 de seis corridas disputadas na F. Ford, foi convidado a subir para a F3, onde com absoluto e ótimo suporte se sagrou campeão mesmo não tendo participado das provas iniciais.
    – Na F. Ford e duas corridas depois da ascenção de Emerson à F3, aconteceu uma repentina fiscalização com abertura e exame regulamentar de motores e o bôlo dos que vinham andando na frente foram enquadrados regulamentarmente.
    – Nas semanas seguintes Achcar e Luizinho / Luizinho e Achcar estiveram constantemente entre os ponteiros e obtiveram diversas vitórias e bons resultados !
    – Nossa imprensa jamais noticiou tais fatos e com Emerson Campeão na F3 os olofotes eram somente focados nêle ( o danado realmente andava muito ! E ainda sempre teve massivos : Muita sorte, suporte e apoio ) .
    – Luizinho terminou o ano com destaque .
    – Achcar tambem se destacou e mais ainda como excelente piloto de testes e desenvolvedor, tendo sido contratado como Piloto Oficial da Lola Cars LTD.
    – Esta era a almejada oportunidade que poderia e iria leva-lo às categorias acima e rumo a F1. Mas seu tapete foi puxado de todas as maneiras desonestas e anti-esportivas possíveis ( youtube “Bua resposta 2” ).
    -Onde eu encontrar inexatidão no tocante aos feitos, realizações e conquistas da carreira esportiva de meu pai e ídolo Ricardo Achcar, irei me manifestar pelo bem da real história e por minha incontível insatisfação pessoal.
    Nino Achcar.