Eis o novo Toyota TS050 Hybrid

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RIO DE JANEIRO – O lançamento oficial é amanhã. Mas já temos os primeiros instantâneos do Toyota TS050 Hybrid, o novo carro da montadora japonesa no FIA WEC, o Mundial de Endurance. Campeã mundial de pilotos e construtores em 2014, a marca tem novidades – grandes – para o certame que começa em abril no circuito de Silverstone.

O pacote técnico tem uma importante mudança: o novo carro abdica dos Supercapacitores que funcionavam como o MGU (Motor Generator Unit) e dispendiam 480 HP que, somados aos 520 HP do antigo motor V8 aspirado, davam 1000 HP e faziam do TS040 o bólido mais forte do WEC em termos de potência. Mas não em desempenho, pelo menos no ano passado. O investimento foi todo direcionado para o desenvolvimento do novo projeto e de um novo propulsor. Por isso a troca da unidade 3,7 litros V8 por um V6 Turbo – oficialmente, o blog não tem a informação da cilindrada do propulsor e do ângulo da bancada de cilindros.

Além do novo motor, a Toyota também desenvolveu um novo sistema híbrido, que vai funcionar através da energia dispendida pelos freios e pelos gases do escape do turbocompressor. Por sinal, um conceito bastante semelhante ao da Porsche. Com o “turboelétrico”, o Toyota TS050 Hybrid será enquadrado na categoria de 8MJ de energia contra os 6MJ do carro utilizado até o ano passado.

O vice-presidente de motorsport da Toyota Rob Leupen garante que o carro tem algumas partes “importadas” do TS040. Porque o principal ganho do carro foi no peso. “É preciso não deixar pedra sobre pedra. Temos que estar no mesmo nível dos adversários no início da temporada”, diz o dirigente.

Com novo visual – trocando a cor azul pelo preto, a Toyota vai com uma numeração diferente pela terceira vez em quatro temporadas no WEC: o carro #5 será guiado por Sebastién Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima e o #6 por Stéphane Sarrazin/Mike Conway/Kamui Kobayashi.

O carro, que já fez vários quilômetros de testes na pré-temporada, em segredo, terá o primeiro confronto real contra Audi e Porsche no circuito de Paul Ricard, a partir desta sexta-feira. Veremos se a Toyota estará realmente no jogo das vitórias ou não.

Comentários

  • Será que 2016 repetirá 2015 onde que o carro campeão do ano anterior ´vem com menos mudança e menos competitivo ? Audi R18 pula para 6MJ, TS050 pula para 8MJ. A temporada dirá.
    Rodrigo você conhece seus leitores, sou assíduo por números técnicos que do TS050 apenas conheceremos amanhã, e acho uma péssima ideia o motor único para a LMP2, como o esporte terá apoio das fábricas ? Gosto da LMP1 pelo confronto de arquiteturas diferentes.

      • Isidio, é justamente isso que a ACO quer. Equipes de fábrica sitiadas no LMP1 e deixar a LMP2 para garagistas, equipes independentees. Essa está sendo a grande briga apra unificação do regulamento entre ACO e IMSA para 2017.
        A IMSA defende a permanência das equipes de fábrica e a ACO é contra. Vamos ver como se desdobrará essa novela entre ACO e IMSA.

  • Os carros das equipes de fábrica desse ano, além de parecidos nas linhas gerais, são todos das mesmas cores. Alguém podia lembrar à Audi, Porsche e Toyota que os carros não precisam ser vermelho, preto e prata (ou branco).
    Saudades das velhas largadas em Le Mans, com carros de formatos e cores bem diferentes… Esse ano a gente vai depender da legenda na tv prá saber quem é quem. De noite, então, vai ficar difícil.

  • Cor é o de menos, pois eu acompanho pelos números dos carros…
    Lembrando que Porsche e Audi são do mesmo grupo, vai que o VAG resolveu encrencar….