Mito olímpico em Le Mans

Ce56Gn_W4AII5KU
Le Mans é logo ali: Chris Hoy, maior nome do ciclismo britânico, vai agora para o desafio maior da carreira – a disputa das 24h de Le Mans com o Ligier da Algarve Pro Racing

RIO DE JANEIRO – Em 84 edições na história das 24h de Le Mans, desde 1923 (é bom lembrar que não houve corridas no período da II Guerra), poucas vezes vimos campeões ou atletas olímpicos se aventurarem ao volante das máquinas maravilhosas que fizeram parte do maior evento de Endurance do planeta. No máximo, seis ou sete que competiram nos Jogos de Inverno. O moço da foto acima é o primeiro em todos os tempos a ter sido medalhista olímpico nos Jogos de Verão (que nem sempre são nessa estação – que o digam Melbourne em 1956, Sydney em 2000 e o Rio em 2016) e que vai estrear em Sarthe neste ano.

Primeiro britânico a ganhar três medalhas de ouro na história das Olimpíadas (em Pequim 2008), Sir Chris Hoy foi o maior nome do ciclismo entre 2000 e 2012, com direito a onze medalhas de ouro em campeonatos mundiais da modalidade e outras duas nos Commonwealth Games, os Jogos da Comunidade Britânica. Recebeu o título de cavaleiro do Império Britânico graças aos seus feitos. E aos 40 anos, disputará sua primeira 24h de Le Mans. Sua ascensão no automobilismo foi meteórica: começou na categoria Radical Sports Cars em 2013, passou para o Britânico de Grã-Turismo (como piloto Nissan) no ano seguinte e em 2015 foi campeão do European Le Mans Series na classe LMP3 em seu primeiro ano de existência – ao lado do jovem Charlie Robertson.

Hoy foi confirmado hoje pela equipe Algarve Pro Racing, que corre com bandeira portuguesa mas tem direção britânica, via Samantha e Stewart Cox. Ele vai dividir o Ligier JS P2 Nissan da foto com Michael Munnemann e o francês Andrea Pizzitola.

 

Comentários

  • O cara foi o rei das pedaladas (essas no bom sentido…) e de repente resolveu sentar num cockpit…em pouco tempo já tem um título continental na LMP3…realmente…devemos prestar atenção neste rapaz…