PWC: Long e O’Connell abrem temporada no topo do pódio

RIO DE JANEIRO – O Pirelli World Challenge deu a largada para a temporada 2016 com a rodada dupla inaugural disputada no Circuito das Américas (COTA), em Austin – capital do Texas. Como sempre, as provas da categoria foram repletas de incidentes que definiram os rumos das disputas no sábado e domingo.

rl-pwc-cota-race-1-2016-17
Campeão do PWC em 2011, Patrick Long retornou ao campeonato em grande forma: vencendo a corrida #1 em Austin (Foto: Regis Lefebure/DailySportscar.com)

As vitórias na divisão GTS foram justamente dos últimos campeões do PWC. Patrick Long retornou à categoria na qual ganhara o título de 2011 em grande estilo. O piloto da EFFORT Racing substituiu Ryan Dalziel, um dos protagonistas do ano passado, à altura. Derrotou com autoridade a dupla da Cadillac, favorita ao título, agora formada pelo veterano Johnny O’Connell e pelo novato Michael Cooper, em sua primeira corrida na turma de cima.

A corrida sofreu a intervenção do Safety Car em virtude de um forte acidente do Porsche de Joseph Toussaint, seguido por uma colisão do Aston Martin de Duncan Ende e do Porsche de James Sofronas. Mas quem deu trabalho mesmo a Long foi Brian Heitkötter, com o Nissan da equipe Always Evolving. O piloto do #05 liderou quase toda a disputa, mas vacilou no final e acabou mesmo em segundo. Cooper foi o 3º colocado, com JD Davison em quarto no outro Nissan da AE e O’Connell cruzou a linha de chegada após 23 voltas em quinto lugar.

Entre os pilotos da GTA, Martín Fuentes dominou a corrida inteira e levou a quadriculada na frente. Sloan Urry conquistou sua primeira vitória na divisão GT Cup, aberta aos modelos Porsche GT3 Cup.

Na corrida do domingo, houve um acidente ainda mais violento, envolvendo JD Davison e Patrick Long, cujo carro ficou bastante destruído. A EFFORT terá, com o perdão do trocadilho, que dispender todos os seus esforços para recuperar o Porsche #31 a tempo de disputar a rodada do próximo fim de semana, marcada para o circuito urbano de St. Petersbourg, na Flórida.

Em razão do acidente, a direção de prova penalizou Davison com um drive through e a liderança da prova ficou com o pole position Brian Heiktötter no outro Nissan. Com problemas de tração, que o piloto depois descobriria serem em razão de um pneu com um furo lento, o líder foi superado por Johnny O’Connell a bordo do Cadillac vermelho #3. Com um pneu furado, Heitkötter precisou parar nos boxes e sua corrida foi totalmente arruinada.

rl-pwc-cota-race-2-2016-19
Johnny O’Connell venceu a prova #2 do PWC em Austin, estreando a cor vermelha em seu Cadillac (Foto: Regis Lefebure/DailySportscar.com)

O’Connell herdou a ponta e a vitória, com mais de seis segundos de vantagem para Michael Cooper, que cumpriu muito bem o papel de escudeiro do tetracampeão do PWC. Jonathon Fogarty fez boa corrida com o McLaren 650S GT3 da Gainsco/Bob Stallings e desalojou Colin Thompson, estreante na classe GT, do último lugar do pódio.

Na GTA, Martín Fuentes emplacou a segunda vitória consecutiva no fim de semana com a Ferrari F458 GT3 da Scuderia Corsa. O mexicano fechou a disputa em 6º lugar, cinco posições adiante do campeão do ano passado, Frankie Montecalvo, que agora defende a DIME Racing. Michael Mills, numa BMW Z4, fechou o pódio da categoria. E na GT Cup, Sloan Urry fez também a “varrida”, ganhando com o #20 da TruSpeed Autosport, seguido por Alec Udell e Will Hardeman.

Comentários