WEC, Prólogo: Porsche sem adversárias

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Com apenas um dia de treinos, os campeões mundiais de 2015 foram os mais rápidos do Prólogo do WEC, cortesia do neozelandês Brendon Hartley

RIO DE JANEIRO – Se existiu uma adversária para a Porsche no Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC) em Paul Ricard foi a própria Porsche. Os dois carros do construtor alemão terminaram os treinos em dobradinha, com as marcas obtidas nos dois dias de testes. O #2 não foi para a pista no sábado e o #1 dos campeões mundiais Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley acabou por chamar a atenção e fechar os treinos com o melhor tempo – 1’37″445, contra 1’37″487 do tempo cravado por Neel Jani na sessão noturna de sexta-feira. A diferença, portanto, foi de apenas 0″042 entre os dois carros e de 0″828 para o terceiro colocado. Ao contrário da sexta-feira, o público pode assistir aos carros do WEC em ação num sábado ensolarado e de temperaturas próximas de 14ºC.

Resultado do treino #4 do Prólogo

No sábado, Stéphane Sarrazin fez a melhor volta do Toyota TS050 Hybrid em 1’38″273 e quem mostrou a velocidade habitual foi Kamui Kobayashi, que fez um tempo bem próximo ao do futuro colega de equipe. Os japoneses levaram um só carro, mas seus seis pilotos acabaram entrando em ação. Diferente do que a Audi propôs para os treinos. Bénoit Tréluyer fechou a melhor volta do novo R18 em 1’38″827 com um novo chassis e agora a equipe segue em Paul Ricard para mais testes de pré-temporada.

Entre os LMP1 não oficiais, a Rebellion Racing obteve os dois melhores tempos do Prólogo – 1’41″733 para Alexandre Imperatori e 1’42″147 para Nicolas Prost. Segundo a folha de cronometragem, Nelsinho Piquet teria ocupado o cockpit do #12 do time suíço apenas neste sábado. O brasileiro foi o único a andar à tarde, completando 24 voltas nesse turno. Sua melhor passagem, de acordo com as informações, foi de 1’42″706 na sessão #4, sábado de manhã.

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Gustavo Menezes destacou-se com o Alpine A460 Nissan da classe LMP2 e foi o mais rápido da categoria

O melhor tempo da LMP2 foi do Alpine A460 Nissan de Gustavo Menezes. O estreante oriundo da Fórmula 3 europeia marcou 1’46″974, superando o #42 da Strakka Racing tripulado por Nick Leventis na sua melhor volta, obtida na sexta-feira. Roman Rusinov fez o 3º tempo com o #26 da G-Drive Racing, seguido pelo outro Alpine guiado por David Cheng e pelo Ligier JS P2 Nissan da RGR Sport by Morand, com o qual Bruno Senna ficou em quinto. O sobrinho do tricampeão de F1 Ayrton Senna fez um bom tempo na sexta – 1’47″569.

Pipo Derani, em seu primeiro treino pela nova equipe com o Ligier JS P2 Nissan da Tequila Patrón ESM, fez o sétimo tempo – 1’47″858. No sábado, só o brasileiro vencedor em Daytona e Sebring andou com o carro, junto ao piloto e patrão Ed Brown e Johannes Van Overbeek – Ryan Dalziel só treinou na sexta-feira. Ao total, a escuderia percorreu 378 voltas nos dois dias de treinos, coletando importantes informações para a abertura do campeonato em Silverstone, dentro de menos de três semanas.

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Apesar de um incidente com o carro de Sam Bird, a AF Corse fez 1-2 com a nova Ferrari F488 GTE

Na LMGTE-PRO, a AF Corse se manteve à frente da concorrência e só Sam Bird melhorou alguma coisa no sábado: marcou 1’58″083 (apesar de um acidente com o Oreca da Manor, então guiado por Tor Graves), insuficiente para superar o 1’57″825 de Gianmaria Bruno na sexta-feira. O novo Ford GT veio logo depois na folha de tempos, com as marcas da véspera prevalecendo em relação aos treinos de sábado. A Aston Martin completou 91 voltas com o Vantage GTE equipado com pneus Dunlop e sempre em sets curtos de voltas. Marco Sørensen marcou 2’00″298 na sessão matinal como a melhor volta do #97 durante todos os testes. Já o #77 da Dempsey Racing-Proton, diante da ausência de seus pilotos titulares, saiu para a pista apenas no sábado com Christian Ried completando umas poucas voltas – a título de checagem. O piloto virou em 2’04″305.

Sem andar no sábado, a Larbre Competition não teve seu tempo da véspera superado e Paolo Ruberti, com seu 1’58″827, fechou o Prólogo como o mais rápido da LMGTE-AM. Michael Wainwright baixou para 1’58″818 com o Porsche #86 da Gulf Racing UK no sábado e François Perrodo ficou na terceira posição, com 1’59″113.

Resultado do treino #5 do Prólogo

Comentários

  • Na LMP1 fico com a impressão que desta vez é a Audi que está escondendo um pouco o jogo, embora seja fato a força dos Porsche e a evolução de performance do Toyota.
    Em relação a LMP2, claro, muita expectativa pela estreia do Pipo Derani depois dos feitos nos USA…imaginem a moral do garoto no paddock. Outra coisa que me chama atenção: Como ficou bonito este Alpine hein…
    Na LMGTE o teste aponta que a disputa poderá ficar polarizada (eu disse poderá…) entre Ferrari x Ford…será simplesmente sensacional…
    Ah se eu pudesse ir a Sarthe esse ano…