42 carros na etapa do IWSC em Laguna Seca

MotorSportMedia-IMSA-Laguna-Seca-Saturday-3
Largada da prova de Laguna Seca em 2015, ganha pelo #90 então guiado por Michael Valiante e Richard Westbrook (Foto: Halston Pitman/MotorSportMedia)

RIO DE JANEIRO – Marcada para o próximo dia 1º de maio, a quarta etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship será disputada no Mazda Raceway, em Laguna Seca. A desafiante pista da Califórnia com 3,601 km de extensão, que tem a lendária curva Saca-Rolha (Corkscrew), vai sediar não só uma – mas duas corridas da série de Endurance, tal como aconteceu em 2014.

Isto porque foram anunciados 42 carros para o evento e a capacidade máxima da pista é inferior a este número. Por uma questão de segurança e de bom senso, a IMSA decidiu separar as categorias e assim teremos duas provas com 2h de duração cada uma: a primeira com os bólidos das classes Prototype e GTLM, dos pilotos profissionais e mais experientes e a segunda, claro, com as classes PC e GTD, das formações Pro-Am.

Assim, a corrida principal terá 18 carros – oito da Prototype e dez da GTLM – os mesmos que disputaram o GP de Long Beach no último sábado junto à divisão Prototype Challenge. As únicas novidades são a volta de Sean Rayhall ao DeltaWing #0, dividido com Katherine Legge e do escocês Ryan Dalziel ao Corvette DP #90 partilhado com Marc Goossens.

Líderes do campeonato com 93 pontos, Christian Fittipaldi e João Barbosa têm três de vantagem para os companheiros de equipe Eric Curran e Dane Cameron. Oswaldo Negri aparece na 7ª posição do certame com 71, dividindo a pilotagem do Ligier JS P2 HPD com John Pew em mais uma prova do campeonato.

Na divisão GTLM, Oliver Gavin/Tommy Milner (Corvette) vêm para defender a liderança e os 18 pontos de vantagem para Dirk Werner/Bill Auberlen (BMW). O terceiro brasileiro na prova principal de Laguna Seca será Daniel Serra, que alinha pela quarta vez no ano com a Ferrari 488 GTE #68 da Scuderia Corsa. Quinto colocado na classificação com 80 pontos, ele dividirá o cockpit com o italiano Alessandro Pier Guidi, que estava ausente na etapa de Long Beach.

A corrida das classes PC/GTD terá 24 carros – sete na Prototype Challenge e os demais na GTD. A classe dos Oreca FLM09 PC vem para esta prova com Misha Goikhberg/Stephen Simpson no topo da classificação, com oito pontos de frente para Renger Van der Zande/Alex Popow. De novidade mesmo, só Matthew McMurry a bordo do #20 da BAR1 Motorsports, ao lado do experiente Johnny Mowlem.

Na mais numerosa das quatro classes do IWSC, teremos a estreia da Lone Star Racing na temporada: o carro #80 será guiado por Dan Knox/Mike Skeen num programa limitado de quatro corridas, começando por Laguna Seca. A tão aguardada aparição do Lexus RC-F da Performance F Racing, que vai ter Scott Pruett e Sage Karam a bordo terá que esperar mais um pouco, talvez pela corrida de Detroit, a próxima da temporada. O experiente alemão Jörg Bergmeister fará a corrida de Laguna Seca no Porsche #73 da Park Place Racing ao lado de Patrick Lindsey. Dois carros, o #11 da Change Racing e o #007 da TRG-AMR, ainda não têm pilotos definidos.

A categoria chega apenas à sua 3ª etapa, enquanto as demais vão para a quarta. Por isso mesmo, os líderes são John Potter/Andy Lally, mais Marco Seefried – todos com 67 pontos, cinco a mais que Christina Nielsen/Alessandro Balzan, mais Jeff Segal. Estes últimos ganharam inclusive em Sebring, na corrida anterior para a GTD.

Lista completa de inscritos para o Mazda Raceway AQUI

Comentários