Campeões do Super GT saem na frente em Okayama

16
Passeio: Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda venceram na abertura do Super GT em Okayama (Foto: Hidenori Suzuki/Endurance Info.com)

RIO DE JANEIRO – A parceria entre Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda continua a dar liga no Super GT: campeões da categoria nos últimos três anos na divisão GT500, o nipônico e o italiano voltaram a não dar hipóteses aos adversários na prova de abertura disputada no circuito de Okayama no último domingo, com a participação de um grid lotado – 42 carros participaram da rodada inaugural, sendo 15 da GT500 e os demais da GT300.

A dupla do Nissan GT-R da equipe Nismo Motul Autech fez valer o dorsal #1 na carenagem. Largaram em 3º no grid e se mantiveram firmes na luta pela liderança contra o Lexus RC-F guiado por James Rossiter, que dividiu o bólido pole position nos treinos classificatórios com Ryo Hirakawa. As estratégias definiram o panorama da corrida: enquanto a equipe Tom’s optou por antecipar seu pit stop, Quintarelli pisou o máximo que pôde antes da troca de pilotos. E quando entregou o volante para Tsugio Matsuda, foi um passeio. A diferença foi superior a 15 segundos na quadriculada e cabe lembrar: a pista tem pouco mais de 3,7 km de extensão e em ritmo de classificação a volta mais rápida foi ao redor de 1’18”. O trabalho da dupla do carro #1 foi extraordinário.

Mas tudo tem seu preço: por conta do triunfo em Okayama, a dupla campeã da categoria vai carregar o chamado “lastro do sucesso” na próxima etapa. Serão 40 kg extras a bordo do carro e o sistema de lastros é proporcional em dobro aos pontos somados a cada prova pelos pilotos – tanto na GT500 quanto na GT300, cabe lembrar.

Quem fez uma ótima corrida foi Katsumasa Chiyo em sua estreia na GT500. O piloto do Nissan #46 dividido com o experiente Satoshi Motoyoama andou muito em seu turno de pilotagem e terminou em 3º, bastante colado no carro de Hirakawa. Andrea Caldarelli/Kazuya Oshima foram consistentes ao longo das 82 voltas para terminar na 4ª colocação, seguidos do #12 do Calsonic Team Impul conduzido pelo brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Hironobu Yasuda.

O top 10 da prova inaugural teve, na classe GT500, o predomínio dos Lexus RC-F: foram seis carros da marca vinculada à Toyota entre os que pontuaram na abertura, contra três Nissan e um solitário Honda NSX, décimo colocado com Takuya Izawa/Naoki Yamamoto.

21
Dobradinha dos novos modelos Mercedes AMG GT3 na classe GT300: a vitória foi do #65 de Haruki Kurosawa/Naoya Gamou (Foto: Hidenori Suzuki/Endurance Info.com)

Na classe GT300, bela estreia do novo modelo Mercedes AMG GT3: dobradinha da marca da estrela de três pontas com o carro #65 de Haruki Kurosawa/Naoya Gamou completando 76 voltas ao fim da disputa, com vantagem de quase 13 segundos para Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka, no carro da equipe do antigo piloto de Fórmula 1 Ukyo Katayama. Quem também estreou com nota positiva foi a BMW M6 GT3, 3ª colocada com Jörg Müller/Seiji Ara.

Houve ainda mais uma Mercedes AMG GT3 em quarto, à frente da Ferrari F488 GT3 de Akihiro Tsuzuki/Morio Nitta, que também fez sua estreia no Super GT. Outros dois modelos novos ficaram no top 10 da categoria: o Audi R8 LMS geração 2 de Richard Lyons/Tomonobu Fujii fechou a disputa em sétimo e o Lamborghini Huracán de Manabu Orido/Kazuki Hiramine foi o nono colocado.

Campeão da divisão em 2015, André Couto não foi além da 8ª colocação dividindo o Nissan GT-R Nismo GT3 #0 da equipe Gainer Tanax com Ryuchiro Tomita. A próxima etapa do Super GT será os 500 km de Fuji, no dia 4 de maio – uma quarta-feira – provavelmente feriado local.

Classificação do campeonato:

GT500

1. Ronnie Quintarelli/Tsugio Matsuda – 20 pontos
2. Ryo Hirakawa/James Rossiter – 16
3. Satoshi Motoyama/Katsumasa Chiyo – 11
4. Kazuya Oshima/Andrea Caldarelli – 8
5. Hironobu Yasuda/João Paulo de Oliveira – 6
6. Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura – 5
7. Heikki Kövalainen/Kohei Hirate – 4
8. Daisuke Ito/Nick Cassidy – 3
9. Yuhi Sekiguchi/Yuji Kunimoto – 2
10. Naoki Yamamoto/Takuya Izawa – 1

GT300

1. Haruki Kurosawa/Naoya Gamou – 20
2. Nobuteru Taniguchi/Tatsuya Kataoka – 15
3. Jörg Müller/Seiji Ara – 11
4. Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim – 8
5. Akihiro Tsuzuki/Morio Nitta – 6
6. Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui – 5
7. Richard Lyons/Tomonobu Fujii – 4
8. André Couto/Ryuchiro Tomita – 3
9. Manabu Orido/Kazuki Hiramine – 2
10. Kazuki Hoshino/Jann Mardenborough – 1

Comentários

  • Só pra fazer um adendo: no dia 4 de maio é um dos 3 dias seguidos de feriado no Japão em maio, é o chamado “Dia do Verde”, provavelmente relativo à natureza. No dia 3 de maio é o Dia da Constituição e o dia 5 de maio é o Dia das Crianças por lá.