Direto do túnel do tempo (321)

1970_01_C1

RIO DE JANEIRO – Muito antes de chegar à Fórmula 1 em 1993, Peter Sauber e sua equipe já tinham grande reputação dentro do automobilismo. E uma história enorme a ser contada.

História que começou em 1970, com o carro que ilustra este post: este é o C1, o primeiro Sauber Esporte-Protótipo, construído com motor Cosworth de apenas 1000cc e quatro cilindros, lubrificado a cárter seco – mas que deslocava respeitáveis 115 cavalos de força. O chassi era tubular spaceframe com braços duplos de suspensão, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos. Um protótipo simples, porém eficiente: Peter Sauber foi, ao mesmo tempo, piloto e construtor em seu ano de estreia como idealizador de carros de competição. Ganhou o Campeonato Suíço de Carros Esporte naquele mesmo ano e o C1 ainda ganhou uma sobrevida até 1974, ano em que foi de novo campeão – com outro piloto, é claro.

Apenas dois chassis do primeiro modelo da Sauber foram construídos.

Em 1971, veio o Sauber C2 com um motor bem mais potente, deslocando 1,6 litro. E daí para frente, Peter cresceu como construtor a ponto de ser cabeça de ponte para o regresso da Mercedes-Benz ao automobilismo, o que aconteceu nos anos 1980, praticamente três décadas após o fim do programa da marca da estrela de três pontas na Fórmula 1.

Há 46 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários