Direto do túnel do tempo (325)
RIO DE JANEIRO – No dia 25 de abril de 2001, a bordo de um Audi R8 igualzinho a este da foto, o piloto dentro do cockpit do protótipo germânico perdia a vida num acidente até hoje inexplicável. O “marocchino” Michele Alboreto fazia testes com o Audi R8 no circuito alemão de Lausitzring quando alguma coisa aconteceu de muito errado a 300 km/h e o bólido decolou para o voo fatal. Alboreto tinha 44 anos e sua experiência de mais de 100 GPs e um vice-campeonato mundial de Fórmula 1 era de grande valia para o desenvolvimento do projeto – hoje um dos mais vitoriosos da história da Endurance.
Após deixar a categoria máxima, Alboreto correu no DTM e no ITC como piloto Alfa Romeo, chegou a fazer provas de Fórmula Indy (quatro, pelo Team Scandia), disputando inclusive as 500 Milhas de Indianápolis em 1996. Mas o piloto se reencontraria nas provas longas: venceu as 24h de Le Mans em 1997 e foi 4º colocado na mesma prova em 1999 – ano de estreia da Audi em Sarthe – e terceiro em 2000 (com o carro que ilustra este post). Ele era um dos pilotos mais importantes do time e vinha de vitória nas 12h de Sebring em 2001, conquistada junto a Laurent Aiello e Rinaldo “Dindo” Capello, antes da tragédia que ceifou prematuramente a vida e a carreira daquele que foi, nos anos 80, a esperança da Ferrari em reviver um campeão mundial após Alberto Ascari.
Há 15 anos, direto do túnel do tempo.
O Alboreto teve lá a sua sorte em seu acidente, pois ele se foi justamente quando o mundo estava começando a se tornar a ”coisa-ruim” que é hoje, lá no começo de 2001. Infelizmente, acho que a Itália está ”amaldiçoada” na F1 desde o Alberto Ascari… Me corrijam se eu estiver errado se eu estiver colocando religião ou misticismo aqui, mas será que a Itália não ganha um título desde 1953 com o próprio Ascari, como castigo divino ou carma por causa do Benito Mussolini, e do Fascismo? E a Alemanha demorou até 1994 para ser campeã com o Michael Schumacher, como castigo divino ou carma por causa do Adolf Hitler, e do Nazismo?
Dorgas?
Cara que que c fuma afinal? Deve ser da boa essa,
Tenho vagas lembranças dele na F1…na época do acidente, fiquei sabendo através de uma revista mensal de automobilismo, naquela época a atenção dada ao noticiário de esporte à motor que não fosse F1 já não era dos melhores…no traçado oval desta mesma pista meses depois ainda teríamos o terrível acidente que mutilou o grande campeão da CART Alessandro Zanardi.
Rodrigo, as quatro corridas do Alboreto na Indy foram todas na primeira temporada da IRL, correto?
Mais ou menos. Ele andou em duas das três provas do minicampeonato de 1996 e nas duas primeiras da temporada 96/97, quando ainda eram usados os Reynard e Lola iguais aos da ChampCar.
Grande piloto. Foi um dos expoentes de sua época. Excelente lembrança.