ELMS 2016: Quem é quem – equipes LMGTE

RIO DE JANEIRO – Semana que vem começam, em dose dupla, o Europeu e o Mundial de Endurance. Seguindo a tradição, o blog traz a partir de hoje a apresentação do plantel de participantes do ELMS e do WEC. Começamos então com a classe LMGTE, dos modelos Grã-Turismo. É bom lembrar que no Europeu, pelo menos neste ano, ainda não são aceitos os modelos 2016 e as formações de pilotos, em sua maioria, são Pro-Am. Por isso, nada de Ferrari F488 GTE ou de Ford GT – por enquanto.

A AF Corse é o time a ser batido. Não só tem sua estrtutura para dois carros, como oferece suporte para outros dois times da categoria. A divisão terá nove carros participando da rodada de abertura. Uma das equipes previstas ficou de fora: anunciada na lista de fevereiro, a francesa TDS Racing não fechou o orçamento para a temporada completa e fará forfait não só no ELMS como também nas 24h de Le Mans, na qual estava confirmada.

Vamos às equipes:

AF CORSE
Site oficial: www.afcorse.it
Sede: Piacenza, Itália
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Pier Giuseppe Perazzini/Marco Cioci/Rui Águas (#51) e Duncan Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott (#55)

AFCorse-51

Mais estruturada de todas as equipes do ELMS, a AF Corse não conquistou nenhum título no ELMS ano passado – indiretamente, pois a Formula Racing foi a vencedora da LMGTE. Agora, com o fim da classe GTC, o time de Amato Ferrari tem somente uma preocupação para esta temporada. Os dois carros andaram bem no Prólogo em Paul Ricard, principalmente o #51 que foi o mais rápido do pelotão. Pelo menos na prova de abertura em Silverstone, o luso-moçambicano Rui Águas vai dividir o carro principal do time italiano com Marco Cioci e Pier Giuseppe Perazzini. O carro #55 de Matt Griffin/Duncan Cameron/Aaron Scott também será visto em pelo menos dois eventos do WEC – as 6h de Spa-Francorchamps e as 24h de Le Mans.

AT RACING
Site oficial: www.atracing.at
Sede: Viena, Áustria
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Aliaksandr Talkanitsa/Aliaksandr Talkanitsa Jr./Alessandro Pier Guidi (#56)

ATRacing-56

Os bielorussos Talkanitsa – pai e filho – continuam sua participação no ELMS com suporte da AF Corse para a terceira temporada do time AT Racing na classe LMGTE. Ano passado, conquistaram o 5º lugar no certame com direito a uma vitória na etapa de Imola, no circuito Dino Ferrari. Com Pierre Kaffer agora a serviço da Audi, o time com sede em território austríaco contará com os préstimos do veloz e eficiente Alessandro Pier Guidi neste campeonato que se inicia no próximo dia 16.

FORMULA RACING
Site oficial: www.formularacing.dk
Sede: Allerod, Dinamarca
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Mikkel Mac Jensen/Christina Nielsen/Johnny Laursen (#60)

Ferrari-60

Campeã da classe LMGTE em 2015, a Formula Racing vem para defender seu título e tentar conquistar o bicampeonato da classe no ELMS. Ano passado, a equipe ganhou as etapas do Red Bull Ring e Paul Ricard, além de conquistar um 3º lugar em Imola. A principal novidade do time é a volta de uma trinca 100% dinamarquesa: sai o italiano Andrea Rizzoli, que ajudou o time a levantar o caneco em 2015 e entra a beleza, a graça e a competência da piloto Christina Nielsen. A filha de Lars-Erik Nielsen, que disputa também o IMSA Weather Tech SportsCar Championship, faz este ano sua estreia na categoria e também nas 24h de Le Mans, prova na qual o time nórdico estará presente pela primeira vez.

JWM MOTORSPORT
Site oficial: www.jmwmotorsport.com
Sede: Essex, Inglaterra
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Rory Butcher/Robert Smith/Andrea Bertolini (#66)

JMW-66

Única equipe que não figura como cliente da AF Corse no ELMS, a britânica JMW Motorsport não baixa os braços, mesmo após ter sido colocada pelo ACO na lista de suplências das 24h de Le Mans deste ano. Tradicional time do campeonato europeu, a estrutura comandada por Jim McWhiter está pronta para mais um ano – com novidades. Ano passado, Robert Smith foi o único piloto a disputar todas as cinco provas, com outros pilotos – inclusive Rory Butcher – revezando-se a bordo. A boa novidade para as 4h de Silverstone é a participação do experiente italiano Andrea Bertolini, compondo a trinca.

PROTON COMPETITION
Site oficial: www.proton-competition.com
Sede: Ummendorf, Baden-Wüttemberg, Alemanha
Carro: Porsche 991 RSR
Pneus: Dunlop
Pilotos: Mike Hedlund/Wolf Henzler/Marco Seefried (#77) e Richard Lietz/Christian Ried/Gianluca Roda (#88)

Proton-77

Outra das organizações mais tradicionais do ELMS nos últimos anos, a Proton Competition se prepara para mais um campeonato, sempre como cliente da Porsche. O time sediado em Ummendorf estará em duas frentes – no Europeu e no WEC – com a estrutura comandada por Gerold e Christian Ried, que também é piloto. Aliás, Christian estará no chamado double duty, disputando as duas provas do fim de semana em Silverstone. E não será o único: Richard Lietz e Wolf Henzler farão o mesmo. A equipe traz como novidades a volta de Gianluca Roda e a estreia do estadunidense Mike Hedlund – além de um segundo carro, que não estava confirmado quando saiu a lista oficial de inscritos para toda a temporada do European Le Mans Series.

ASTON MARTIN RACING
Site oficial: www.astonmartin.com/racing
Sede: Banbury, Oxfordshire, Inglaterra
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Roald Goethe/Stuart Hall/Richie Stanaway (#96) e Andrew Howard/Darren Turner/Alex MacDowall (#99)

Aston-99

A icônica marca britânica vai para o ELMS neste ano após a experiência na etapa final do Estoril ano passado, dando suporte à Beechdean Racing. Para a abertura do campeonato, pela proximidade da estrutura comandada por John Gaw em Banbury com o circuito de Silverstone, a equipe terá dois carros – incluindo o #96 no regresso de Roald Goethe às competições ao lado do fiel escudeiro Stuart Hall. Richie Stanaway, parceiro do brasileiro Fernando Rees no WEC, vai também fazer o double duty entre guiar no Europeu e no Mundial, assim como Darren Turner no carro da Beechdean – Jonathan Adam estava escalado, mas vai disputar a prova do Britânico de Grã-Turismo, pasmem, no mesmo fim de semana. Ele comporá a trinca ao lado dos compatriotas Andrew Howard e Alex MacDowall, que deixou o WEC para defender a Aston Martin no ELMS.

Comentários