ELMS 2016: Quem é quem – equipes LMP2

RIO DE JANEIRO – A apresentação das equipes do European Le Mans Series 2016 se completa aqui no blog com a classe LMP2. Antes da adoção do regulamento de motor único para 2017 (não ficou claro se o ELMS vai segui-lo), a categoria apresenta uma enorme variedade de equipes e pacotes técnicos. Muitas novidades vão abrilhantar a temporada, que se avizinha equilibrada e sensacional.

Ano passado, a Greaves Motorsport ganhou o título somente na última corrida, o que dá uma medida do que tem sido as disputas na categoria. Desde que foi adotado o regulamento “cost capped”, as equipes têm sido cada vez mais seduzidas pela possibilidade de ser competitivas. O campeonato terá cinco chassis diferentes – Oreca, Ligier, Morgan, Gibson e BR Engineering – dois fornecedores de motor e muitos novos times vêm chegando para encarar o desafio.

Vamos às equipes da LMP2:

DRAGONSPEED
Site: www.dragon-speed.net
Sede: Delray Beach, Flórida (EUA)
Carro: Oreca 05 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Nicolas Lapierre/Henrik Hedman/Ben Hanley (#21)

12799057_1007511269335375_6841085215703716660_n

Após a convincente estreia nas 12h de Sebring, pelo IMSA Weather Tech SportsCar Championship, a equipe DragonSpeed está pronta para o desafio do ELMS. O time não disputou, exatamente por estar envolvido com a prova da Flórida, o Prólogo da categoria em Paul Ricard. Mas o protótipo Oreca 05 Nissan do time, mesmo equipado com os pneus Continental, se mostrou rápido e confiável. Para a temporada de estreia da equipe, Elton Julian trouxe o veloz e excelente Nicolas Lapierre para liderar o time. O sueco Henrik Hedman é o gentleman driver, vindo do Pirelli World Challenge. O britânico Ben Hanley fecha o time. Lapierre dará duplo expediente ao menos neste fim de semana, pois também defenderá a equipe Signatech no WEC.

SO24! BY LOMBARD RACING
Site: www.so24.fr
Sede: Le Mans, França
Carro: Ligier JS P2 Judd
Pneus: Dunlop
Pilotos: Vincent Capillaire/Olivier Lombard/Jonathan Coleman (#22)

SO24! - 22

A SO24! (sigla para Sarthe Objectif 24!) se associa à quarta equipe diferente nos últimos cinco anos para um projeto ambicioso que inclui a disputa do ELMS e das 24h de Le Mans. Após trabalhar com a Boutsen Ginion, Sébastien Loeb Racing e Signatech Alpine, agora a bola da vez é a Lombard Racing, do pai do piloto Olivier Lombard, que volta às competições de Endurance após um ano fora. O jovem piloto de 23 anos, aliás, detém o recorde de mais jovem vencedor em qualquer categoria na história de Sarthe. Ele vai liderar o time que terá ainda o bom piloto britânico Jonathan Coleman e o francês Vincent Capillaire, um dos bons gentleman drivers da categoria e que disputou algumas provas do WEC pela Signatech-Alpine.

PANIS-BARTHEZ COMPETITION
Site: não tem
Sede: Douarmenez, França
Carro: Ligier JS P2 Nissan
Pneus: Michelin
Pilotos: Fabién Barthez/Timothé Buret/Paul-Loup Chatin (#23)

Panis-Barthez-23

Uma das grandes atrações do ELMS em 2016 será a presença da equipe do antigo piloto de Fórmula 1 Olivier Panis e do goleiro campeão pela seleção francesa e pelo Manchester United, Fabién Barthez – que após pendurar as luvas passou a vestir macacão de piloto e a levar o automobilismo a sério. Aos 44 anos, além de ser sócio do time, Barthez é um dos pilotos que disputará a temporada completa e também as 24h de Le Mans (pela segunda vez). A equipe teve uma ótima aquisição na pré-temporada, confirmando Paul-Loup Chatin, que defendeu a Signatech Alpine no WEC ano passado, para compor a trinca. O terceiro piloto é Timothé Buret, de apenas 20 anos e egresso do VdeV Challenge Proto.

ALGARVE PRO RACING
Site: www.algarveproracingteam.com
Sede: Albufeira, Portugal
Carro: Ligier JS P2 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Michael Munnemann/Chris Hoy/Parth Ghorpade (#25)

Algarve-25

Curiosa a Algarve Pro Racing: tem chefia britânica, sede em Portugal e disputou ano passado parte do ELMS e parte do AsLMS, certame no qual acabou como vice-campeã. A escuderia sediada em Albufeira chega ao melhor momento de sua trajetória, pois além de garantir a presença em todo o campeonato de 2016, disputará as 24h de Le Mans pela primeira vez. A grande atração do time é a presença de uma lenda olímpica: o medalhista Chris Hoy, maior atleta britânico do ciclismo em todos os tempos, tomou gosto pelo automobilismo e, aos 40 anos, ganhou o campeonato da LMP3 ano passado e sobe para a LMP2. O obscuro indiano Parth Ghorpade compõe a tripulação junto ao gentleman driver Michael Munnemann. Na prova de Sarthe, o terceiro piloto, por conta do apoio da Nissan, será Andrea Pìzzitola.

IDEC SPORT RACING
Site: www.idecsport-racing.com
Sede: França
Carro: Ligier JS P2 Judd
Pneus: Michelin
Pilotos: Dimitri Enjalbert/Paul Lafargue/Patrice Lafargue (#28)

IDEC-28

Com boa experiência nas provas do VdeV Endurance e demais categorias de Grã-Turismo, incluindo a 24h Series e o GT Tour, a IDEC Sport Racing estreia no ELMS sob o comando de Jean-Claude Ruffier para fazer um bom papel, a despeito da escolha do motor Judd, em desvantagem clara de potência e performance em relação às unidades Nissan. O time pretende equilibrar as coisas com os pneus Michelin como uma espécie de trunfo. A escuderia tem planos ambiciosos, que incluem a disputa do WEC e, frequentemente, das 24h de Le Mans. Patrice Lafargue, além de entusiasta e financiador do projeto, é um dos pilotos ao lado do filho mais novo, Paul Lafargue. O terceiro nome que completa o time é o de Dimitri Enjalbert, bom e rápido piloto de 30 anos.

PEGASUS RACING
Site: não tem
Sede: Gelsposheim, Estrasburgo (França)
Carro: Morgan LMP2 EVO Nissan
Pneus: Michelin
Pilotos: Inès Taittinger/Rémy Striebig/Leo Roussel (#29)

Pegasus-29

Dirigida por Julien e Claude Schell, a valente equipe de Estrasburgo (que corre com a bandeira da Alemanha, só como curiosidade…) volta para mais uma temporada com seu Morgan LMP2 EVO sempre pintado na cor azul-clara e com o numeral #29. Mesmo tendo disputado toda a temporada do ELMS ano passado com esse mesmo pacote técnico, que inclui os motores Nissan e os pneus Michelin, a equipe ficou devendo em performance. Marcou apenas 14 pontos e ficou em 11º lugar entre as 14 escuderias que pontuaram em 2015. Para este ano, trazem como atração a presença de Inès Taittinger: aos 26 anos, a jovem francesa chegou a figurar na lista do natimorto programa Race To 24, que ofereceria uma vaga numa equipe do WEC nas 24h de Le Mans. Léo Roussel, que vai para mais uma temporada completa pela escuderia, também está confirmado ao lado de mais um francês, Rémy Striebig.

SMP RACING
Site: www.smpracing.ru
Sede: Monte-Carlo, Mônaco
Carro: BR01 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Stefano Coletti/Julián Leal/Andreas Wirth (#32) e Antonio Giovinazzi/Sean Gelael/Mitch Evans (#44)

SMP-32

Após um ano repleto de percalços por conta do embargo econômico dos EUA aos bancos russos, a SMP Racing respira aliviada e pode dar continuidade ao seu ambicioso projeto de Endurance, que neste ano contempla não só a participação no WEC como também a permanência no ELMS. Na verdade, a inscrição do carro #32 seria da Courage Competition, o que significaria a volta de Yves Courage ao Endurance, com um protótipo BR01 Nissan, construído por Paolo Catone a pedido de Boris Rotemberg, o financiador do time. Entre o anúncio oficial dos times e o Prólogo do ELMS em Paul Ricard aconteceu algum desvio e a volta de Courage não se concretizou. A SMP Racing assumiu a inscrição e garantiu também a presença de um carro extra na prova inaugural em Silverstone, com muitos pilotos de monoposto a bordo: Stefano Coletti deixou a Fórmula Indy após uma fraca temporada e dividirá o bólido #32 com o colombiano Julián Leal – que ficou anos na GP2 Series – além do alemão Andreas Wirth. No #44 estarão Antonio Giovinazzi e Sean Gelael, que se destacaram nas duas corridas que disputaram pelo Asian Le Mans Series ano passado, mais o ótimo neozelandês Mitch Evans, que vem se destacando na GP2 Series e é um protegido do atual campeão do WEC, Mark Webber.

EURASIA MOTORSPORT
Site: www.eurasiamotorsport.com
Sede: Manila, Filipinas
Carro: Oreca 05 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Pu Jun Jin/Nico Pieter de Bruijn/Tristan Gommendy (#33)

Eurasia-33

Sob o comando de Piers Hunnisett e Mark Goddard, a Eurasia Motorsport se apresenta para sua segunda temporada completa no ELMS de carro novo, já pensando na transição do regulamento técnico que prevê o fim dos protótipos abertos no WEC e talvez no ELMS a partir de 2017. A equipe com bandeira das Filipinas fez um bom papel ano passado e terminou a temporada em 6º lugar, além de disputar o AsLMS, conquistando duas vitórias incontestáveis com Sean Gelael e Antonio Giovinazzi. No Prólogo deste ano em Paul Ricard, ficaram em desvantagem no confronto com os outros times, pois só andaram no segundo e último dia de testes. Contam com o entrosamento dos pilotos Pu Jun Jin e Nico Pieter de Bruijn para fazer um bom trabalho – afora a experiência mais do que comprovada do francês Tristan Gommendy, que completa a tripulação.

RACE PERFORMANCE
Site: www.race-performance.ch
Sede: Basileia, Suíça
Carro: Oreca 03R Judd
Pneus: Dunlop
Pilotos: Niki Leutwiler/Franck Mailleux/James Winslow (#34)

RacePerformance-34

Campeã do AsLMS na última temporada, a Race Performance aposta no mesmo equipamento para voltar às competições europeias, graças ao patrocínio que garantiu o orçamento necessário para a disputa das seis provas do ELMS com o velho cavalo de batalha do time de Michel Frey, o protótipo Oreca 03R Judd. O gentleman driver Niki Leutwiler, de 55 anos, conquistou o principal título de sua incipiente carreira de piloto e deverá evoluir com a companhia dos experientes Franck Mailleux e James Winslow a bordo. Mailleux disputou o WEC ano passado pelo Team SARD-Morand e Winslow defendia a Algarve Pro Racing. São boas aquisições para 2016.

G-DRIVE RACING
Site: www.jotagroup.com/jotasportintro.php
Sede: Frant, Kent (Inglaterra)
Carro: Gibson 015S Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Simon Dolan/Giedo Van der Garde/Harry Tincknell (#38)

G-Drive-38

Terceira colocada entre as equipes do ELMS ano passado, com ótimo desempenho na maioria das provas, a Jota Sport agora empresta sua estrutura em Kent à G-Drive Racing, que desfez os laços com a OAK Racing. Por conta do acordo, o time britânico passa a ter a bandeira russa e correr sob o nome de fantasia da G-Drive Racing, do grupo Gazprom. Simon Dolan, dono do Jota Group e piloto, segue a bordo. O britânico Harry Tincknell, após o fim do programa do Nissan GT-R LM Nismo na classe LMP1, assinou com a equipe uma extensão de contrato – mas defenderá a Ford em três provas no WEC (Silverstone, Spa e Le Mans), o que traz Jake Dennis para o seu lugar. A outra vaga é do holandês Giedo Van der Garde, que está sem guiar desde que perdeu seu lugar de titular na Fórmula 1 – sem contar o processo que moveu contra a Sauber por danos trabalhistas.

KROHN RACING
Site: www.krohnracing.com
Sede: Houston, Texas (EUA)
Carro: Ligier JS P2 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Tracy W. Krohn/Nic Jönsson/Björn Wirdheim (#40)

Krohn-40

A Krohn Racing voltou aos protótipos em 2015 após um bom período alinhando modelos Ferrari no extinto ALMS e também no WEC. E não fez feio: mesmo com o motor Judd impulsionando o carro, o time de bandeira estadunidense chegou em 4º lugar na temporada. Até o brasileiro Oswaldo Negri colaborou em algumas corridas, mas no fim do ano o lugar dele foi ocupado também por Julien Canal e Olivier Pla – que assinou contrato para este ano e só não corre em Silverstone por seu compromisso com a Ford no Mundial de Endurance. No Prólogo do mês passado em Paul Ricard, o carro #40 foi o mais rápido dos dois dias de teste. As novidades para este ano são o uso do motor Nissan em lugar do Judd, a troca dos pneus Dunlop pelos Michelin e uma parceria tecnológica fechada com a Greaves Motorsport. Para o lugar de Pla, o bilionário Tracy W. Krohn, também piloto do time, contratou o sueco Björn Wirdheim, rápido e experiente – que correu pela Greaves no ano passado.

GREAVES MOTORSPORT
Site: www.greavesmotorsport.com
Sede: Yaxley, Peterborough (Inglaterra)
Carro: Ligier JS P2 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Memo Rojas/Julien Canal/Kuba Giermaziak (#41)

Greaves-41

Campeã do ELMS com duas vitórias em Silverstone e Paul Ricard, além de um 2º posto no Estoril, a Greaves Motorsport abriu mão da inscrição do seu protótipo Gibson 015S para este ano em prol de um novo carro: o time de Tim e Jacob Greaves traz o Ligier JS P2 Nissan com muitas novidades: na área técnica, um reforço de peso – o brasileiro Ricardo Divila responde pela engenharia. O projetista do histórico Copersucar-Fittipaldi FD01 vai trabalhar com o mexicano Memo Rojas, que deixa o automobilismo dos EUA pela primeira vez em décadas e leva os dólares da Telmex para o time; o francês Julien Canal, que traz o apoio do McDonald’s da França; e o bom piloto polonês Jakub “Kuba” Giermaziak. Tudo novo em busca do bicampeonato.

THIRIET BY TDS RACING
Site: www.tdsracing.fr
Sede: Saint Aunès, França
Carro: Oreca 05 Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Pierre Thiriet/Mathias Beche/Ryo Hirakawa (#46)

Thiriet-46

A sempre competitiva organização chefiada por Xavier Combet e Jacques Morello segue no ELMS como uma das forças do plantel. Ano passado, com quatro pódios e duas vitórias, quase levaram mais um título na categoria. Mas acabaram mesmo com o vice. Mesmo assim, a escuderia vem com moral para mais uma temporada e com novidades, a contar pela parceria com a Rebellion, que praticamente cedeu Mathias Beche para compor a trinca do carro #46. Outra aquisição é o japonês Ryo Hirakawa, que vem do Super GT e cuja presença será importante para abrir um novo mercado para a equipe e também para a categoria.

MURPHY PROTOTYPES
Site: www.murphyprototypes.com
Sede: Dublin, Irlanda
Carro: Oreca 03R Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Marc Gossens/Michael Lyons (#48)

Murphy-48

A equipe irlandesa chefiada por Greg Murphy é de reconhecido potencial, mas teve uma campanha irregular em 2015, com direito a uma grande apresentação em Imola, contrastando com três abandonos. Por isso, o 7º lugar alcançado ao fim do campeonato não reflete as possibilidades dos britânicos. Para este ano, a equipe continua com o velho Oreca 03R Nissan e traz para dividir o carro #48 com Michael Lyons o experiente Marc Goossens. Só que o “Ganso” não deverá competir na prova do ELMS em Silverstone por estar sob contrato com a equipe Spirit of Daytona no IMSA Weather Tech SportsCar Championship – a menos que ele consiga chegar a jato de Silverstone para Long Beach, ida e volta. A situação até agora não está resolvida.

SRT41 by OAK RACING
Site: www.srt41.com
Sede: Le Mans, França
Carro: Morgan LMP2 EVO Nissan
Pneus: Dunlop
Pilotos: Fréderic Sausset/Jean-Bernard Bouvet/Christophe Tinseau (#84)

SRT41-84

Esta é uma equipe especial. Tanto que não contará pontos para a prova inaugural do ELMS. E o motivo disto é a presença do primeiro piloto quadriamputado a disputar uma prova de automobilismo: Fréderic Sausset, francês que viveu um drama pessoal há quatro anos, ao perder os membros superiores e inferiores em virtude de uma infecção bacteriana. O que não o impediu de realizar o sonho de competir no VdeV apesar de suas limitações físicas e, agora, ele chega para disputar as 24h de Le Mans como Garage 56, numa inscrição hors-concours. Sausset e sua SRT41, com o auxílio da OAK Racing, vai disputar a prova de Silverstone como preparação. Para auxiliar Sausset neste desafio, os pilotos que complementarão a trinca serão Jean-Bernard Bouvet e Christophe Tinseau, experiente piloto de 46 anos com 11 participações em Sarthe no currículo.

Comentários