FIA WEC: 34 carros para as 6h de Spa-Francorchamps

SPA-FRANCORCHAMPS_94856cRIO DE JANEIRO – O segundo espetáculo do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) vai acontecer em menos de duas semanas: as 6h de Spa-Francorchamps, no lendário e espetacular circuito belga localizado na região das Ardennes, servirão como preparação para as equipes da categoria rumo às 24h de Le Mans. A organização do evento anunciou a presença de 34 carros – um a mais que na prova de abertura, em Silverstone.

Lista de inscritos das 6h de Spa, AQUI

Pensou-se que a prova de Spa-Francorchamps teria pelo menos três inscrições suplementares, já que a AF Corse e a Aston Martin Racing têm pelo menos mais uma inscrição para o Mundial de Pilotos nas classes LMGTE-AM, mas o único carro extra é o Gibson 015S Nissan da G-Drive Racing que venceu a prova do ELMS na Inglaterra. Esse carro terá Jake Dennis fazendo sua estreia no WEC, assim como o holandês Giedo Van der Garde. Essa também será a primeira prova em que Simon Dolan – que já disputou as 6h de Spa noutras oportunidades – vai competir no Mundial com direito a pontos no FIA Endurance Trophy da classe LMP2.

Entre os nove LMP1 confirmados na disputa, as únicas novidades são de ordem técnica: Porsche e Audi vão instalar em seus protótipos os pacotes de aerodinâmica específicos para as pistas mais velozes do campeonato – exatamente Spa-Francorchamps e Le Mans. A turma quatrargólica treinou novamente em Monza, sem usar as chicanes do circuito italiano, com o carro na configuração de menor pressão aerodinâmica. A Toyota, que correu com seu low aero package em Silverstone, mantém a receita da primeira corrida. E assim veremos quem é que chega a Le Mans com vantagem em relação à concorrência.

Esta será também a segunda prova de Nelsinho Piquet no WEC: o brasileiro chegou em 4º lugar nas 6h de Silverstone e foi o melhor piloto do país na classificação geral, somando 12 pontos no campeonato. Mais um bom resultado no horizonte e a Rebellion Racing, quem sabe, poderá seduzir o piloto com um convite para mais apresentações além das 24h de Le Mans. Lucas Di Grassi enfrentou problemas mecânicos em seu Audi na corrida de abertura e vai atrás do prejuízo. Sem nenhum ponto somado, o líder da Fórmula E ainda persegue sua primeira vitória no Mundial de Endurance.

Na classe LMP2, que terá 12 carros por conta da inscrição suplementar do Gibson da G-Drive, foram impressionantes as disputas na prova de abertura e foi lindo ver o confronto entre os diversos construtores diferentes que fazem parte do espetáculo. Infelizmente, em 2017 entra em vigor a regra do número limitado de chassis e a obrigatoriedade do motor único. Bem… quanto a isto, ninguém pode falar muito, já que todos os inscritos hoje usam os motores Nissan.

Bruno Senna voltou ao WEC com vitória e Pipo Derani chegou em 2º lugar em sua primeira prova com a Tequila Patrón ESM no WEC. Mas não foi fácil: a G-Drive andou bem, a Alpine fez barulho, a Manor fez uma boa estreia e até a SMP Racing e a Strakka andaram bem. O nível da categoria este ano está melhor do que antes.

Nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, poucas novidades. A Aston Martin Racing finalmente terá Jonathan Adam no carro #97 da classe principal de Grã-Turismo ao lado de Richie Stanaway e Fernando Rees, que acabaram quebrando próximos do fim da disputa. Patrick Long faz sua primeira prova no #88 da Abu Dhabi Racing-Proton, uma vez que a coincidência com o Pirelli World Challenge impediu o estadunidense de defender a equipe com que assinou contrato para 2016.

As vitórias foram da AF Corse na primeira prova do ano: o carro #71 de Davide Rigon/Sam Bird venceu em Silverstone, fazendo dobradinha com o #51 de Gianmaria Bruni/James Calado. Darren Turner/Marco Sørensen/Nicki Thiim ainda alcançaram o 3º lugar na LMGTE-PRO, seguidos pelas trincas da Ford. Na LMGTE-AM, deu a trinca Emmanuel Collard/Rui Águas/François Perrodo. O pódio teve ainda Mathias Lauda/Paul Dalla Lana/Pedro Lamy e também Pierre Ragues/Yutaka Yamagishi/Paolo Ruberti.

Pelos horários de Brasília, o cronograma das 6h de Spa-Francorchamps é o seguinte (Spa está 5h à frente):

Quinta-feira, 5 de maio

Treino livre #1 – 7h15 às 8h45
Treino livre #2 – 11h30 às 13h

Sexta-feira, 6 de maio

Treino livre #3 – 6h10 às 7h10
Qualificação LMGTE – 11h05 (25′)
Qualificação LMP – 11h40 (25′)

Sábado, 7 de maio

Corrida – 9h30 (6h + 1 volta)

Comentários

  • Só acho que a WEC poderia fazer uma corrida 24 h em Spa…Tem tamanho, capacidade e seria um evento tão bom quanto será em Le Mans.

    • Essa corrida de 24h em Spa sempre foi, tradicionalmente, de modelos Turismo e Grã-Turismo. Acho que não se pode acabar com a tradição assim de uma forma tão repentina.

  • Rodrigo,

    O Foxsports irá transmitir essa corrida ? Você tem essa informação ?
    E Le Mans esse ano estará na grade? O Ano passado foi muito show !!!

    Abraços

    Renan.

    • Não tenho informação sobre transmissão das 6h de Spa, tampouco das 24h de Le Mans. Mas deveremos transmitir a prova da França sim, até porque não teremos campeonatos europeus na mesma época.

      Spa deveremos exibir apenas em highlights, como fizemos com Silverstone.

      Abraços, Renan!