Gunther faz hat-trick de poles na F3 europeia em Hungaroring

FIA Formula 3 European Championship 2016, round 2, Hungaroring (HUN)
Cem por cento: Maximilian Günther emplacou TODAS as poles da F3 Europeia em Hungaroring (Foto: FIA F3 European Championship/Site Oficial)

RIO DE JANEIRO – Numa pista de Hungaroring recém-reformada, com novo asfalto e zebras reprojetadas, o alemão Maxmilian Günther foi absoluto na formação do grid para a rodada tripla de número #2 do Campeonato Europeu de Fórmula 3. Em verdade, no primeiro treino o piloto da Prema não foi o mais rápido. O britânico George Russell teria essa primazia – só que o representante da Hitech não respeitou os limites da pista e sua melhor volta foi eliminada. Assim, ele caiu para segundo a 0″080 de Günther, que assim ficou com a pole position.

No segundo treino, que forma o grid das provas #2 e #3 do fim de semana, com o aproveitamento das duas voltas mais rápidas de cada piloto, aí sim Günther foi dominante com seu Dallara #17. Ele marcou a pole para a segunda bateria de sábado com o melhor tempo do dia – 1’33″614 – e ainda ficou com a segunda volta mais veloz entre os 20 inscritos, com 1’33″910.

Sergio Sette Câmara foi o destaque entre os pilotos brasileiros. Na véspera, o representante da Motopark havia sido o mais rápido. Na sessão que definiu o grid da primeira corrida, o mineiro fez o 8º tempo – 1’34″617. No treino seguinte, ele se destacou: fez o 3º tempo em 1’33″814 e ainda conseguiu um lugarzinho na primeira fila para a corrida de domingo. Pedro Piquet é que não foi bem: o bicampeão da Fórmula 3 Brasil fez vários treinos em simuladores e estudou exaustivamente a telemetria da equipe. Mas na pista, a história foi outra: o filho de Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, continua tendo performances pouco compatíveis com o que se esperava dele – 17º posto para a prova #1, décimo-quinto no grid da prova #2 e 16º para a prova #3. Pelo jeito, a luta vai ser para marcar os primeiros e suados pontinhos do campeonato…

A formação do grid da prova #1:

1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″107
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’34″187
2. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″257
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″284
3. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″339
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″423
4. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″615
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″617
5. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’34″676
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’34″776
6. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’34″891
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″934
7. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’35″043
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’35″118
8. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’35″401
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″432
9. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″587
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’35″640
10. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″894
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’45″003

Grid da prova #2:

1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’33″614
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’33″778
2. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’33″814
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″300
3. fila
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’34″458
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″856
4. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’35″034
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’35″116
5. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’35″122
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’35″297
6. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’35″300
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’35″377
7. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’35″386
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Va Amersfoort – 1’35″715
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″746
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’35″911
9. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″938
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’36″041
10. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’36″069
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’37″863

Grid da corrida #3:

1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’33″910
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″318
2. fila
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’34″589
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’34″768
3. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’34″859
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’35″147
4. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’35″509
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’35″607
5. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’35″939
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’36″162
6. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’36″490
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’36″543
7. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’37″230
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’37″304
8. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’37″919
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’38″016
9. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’38″026
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’39″686
10. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’40″557
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’43″928

Comentários

  • Será que houve alguma modificação (mesmo que sutil) em alguma das (travadas) curvas do traçado? Ou a melhora dos tempos serão só pelas novas zebras mesmo?

  • pelo que vi cada equipe tem 03 ou 04 carros,parece que a equipe de piquet é fraca pois os pilotos classificam sempre atras no grid,,,entre os 04 pilotos da van amersfoort piquet classificou em segundo, terceiro e quarto,entre os 04 da motorpark sete camara foi primeiro, primeiro e terceiro,o melhor parametro para se julgar o talento é a comparacao com os pilotos da mesma equipe,lembrando que piquet ta no primeiro ano e sete camara segundo,pelo que tbm ouvir falar essa equipe prema é tipo a mercedes na formula 01,na minha concepcão piquet ta tendo uma estreia de razoavel pra ruim,se fizer boas corridas nesse final de semana as coisas comecam a mudar,estamos torcendo.

  • Assisti as duas corridas de hoje. O nível da competição é alto, e como já falei em um post anterior, para terem resultados melhores, os brasileiros precisam largar mais a frente. 13º e 14º para o Piquet, largando lá do meio pro fim do grid, não dá para esperar algo muito melhor que isso, não é F3 Brasil onde tinha melhor carro e preparação. Pesa muito contra também o fato dele ter tido o pior resultado entre os pilotos de sua equipe. Já o Sete Camara ao menos salvou pontos, com um sétimo e um quinto, mas longe demais da expectativa que se criou em torno dele para uma possível luta pelo campeonato

  • (Mexendo num Vespeiro)
    Rodrigo, seguinte:
    Acabada a mamata que foi aqui no Brasil, onde o carro da Cesário Fórmula “era de outro planeta”, cadê o Pedro Piquet?
    Sumiu?
    Abraço.
    Zé Maria

  • Não adianta, a melhor equipe é a Prema, o Pedro chegou mas numa equipe razoável, não dava pra entrar na melhor equipe, dava pra entrar no meio e conhecer.