MENU

15 de abril de 2016 - 16:46IMSA Weather Tech SportsCar Championship

Mazda surpreende no treino livre do IWSC em Long Beach

Mazda-LB

Jonathan Bomarito foi o mais veloz na abertura dos trabalhos para o GP de Long Beach do IMSA Weather Tech SportsCar Championship (Foto: Marshall Pruett/Racer Magazine)

RIO DE JANEIRO - Enorme surpresa no treino livre do IMSA Weather Tech SportsCar Championship em Long Beach: o Mazda SDR-14 LMP2 com motor 2 litros a gasolina foi o mais rápido na sessão de aclimatação antes da definição do grid ainda hoje, mais tarde. O carro #55 de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito registrou o tempo de 1’15″917, na metade da sessão que teve duas horas de duração e abriu os trabalhos da sexta-feira: a bandeira verde foi dada às 7h40min locais!

O Mazda foi 0″039 mais rápido que o Corvette DP dos irmãos Jordan e Ricky Taylor, que venceram a corrida no ano passado. Ryan Hunter-Reay, que faz o “double duty” neste fim de semana de IWSC e Fórmula Indy, ficou na 3ª posição em 1’16″228. Joel Miller colocou o outro Mazda LMP2 em quarto, seguido por Eric Curran e João Barbosa, no carro de Christian Fittipaldi. A 7ª posição foi do #60 da Michael Shank Racing em 1’16″632.

Na classe Prototype Challenge, de volta à pista da Califórnia após dois anos de ausência e da fusão entre ALMS e Grand-Am, a CORE Autosport foi a mais rápida: Colin Braun levou o carro #54 ao 8º tempo geral em 1’17″185, seguido por Renger Van der Zande no #8 da Starworks e Tom Kimber-Smith no #52 da PR1/Mathiasen Motorsports.

Entre os modelos da GTLM, Oliver Gavin – vencedor em Daytona e Sebring – estabeleceu a melhor volta da sessão: 1’18″533, 13º tempo geral. Lucas Luhr ficou em 2º na categoria com a BMW M6 GTLM, seguido por Jan Magnussen no outro Corvette. O brasileiro Daniel Serra e seu parceiro Alessandro Balzan ficaram em último na categoria e 24º na soma geral, com a marca de 1’19″667 após 63 voltas.

O treino teve um único incidente, quando o Ford GT #67 pilotado por Richard Westbrook teve um problema mecânico e pegou fogo. “Foi algo no motor”, disse, laconicamente, o piloto britânico. A equipe Chip Ganassi Racing agora corre contra o tempo para pôr o carro em condições de participar do treino livre final, marcado para 21h de Brasília, com duração de 25 minutos apenas. A qualificação e a definição do grid acontecem na sequência, a partir de 21h35.

Resultado do treino livre #1 aqui

4 comentários

  1. junio messias disse:

    Mattar esse carro da Mazda poderia ser usado no wec na lmp2 ou no elms seria interessante vê_los lá

  2. Carlos Eduardo Nogueira disse:

    O carro tem o mesmo número do Mazda 787B, o #55 usado na vitória em 1991 nas 24 H Le Mans, a única com motor rotativo wankel e de carro nipônico, pilotado por Volker Weidler/ Johnny Herbert/ Bertrand Gachot

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>