PWC: Parente e Cooper dividem honras em Barber

Apr 23 Pirelli World Challenge at Barber Motorsports Park Presented by Porsche
Álvaro Parente dominou a prova #1 em Barber, mas teve trabalho com Michael Cooper no circuito do Alabama

RIO DE JANEIRO – Além da Indy Lights, o Pirelli World Challenge também fez parte da programação da Fórmula Indy em Barber, no Alabama. E além das provas da classe GTS, que contaram com a presença da piloto brasileira Alline Cipriani, que fez um 15º e um 18º lugares a bordo de um Ginetta GT4, a categoria de Grã-Turismo realizou duas provas com as principais classes na pista de Birmingham.

Embalado pela vitória em Long Beach, obtida mais na vistoria do que na pista, o português Álvaro Parente foi dominante com o McLaren 650S GT3 da K-PAX Racing. Largou em 2º no grid e venceu a prova #1 do fim de semana, de ponta a ponta. “Essa eu devo a meu engenheiro, Steve Conover. E a toda equipe K-PAX e Flying Lizard. Agradeço também à McLaren, que fez um grande carro”, exultou o piloto.

Apesar do triunfo, a K-PAX apanhou um susto daqueles quando Colin Thompson detonou o outro McLaren 650S GT3 do time numa barreira de pneus. O acidente aconteceu na 8ª volta e a direção de prova teve que acionar o Safety Car. Felizmente o piloto nada sofreu e o carro evidentemente não pôde ser recuperado para retornar à pista na segunda corrida da programação.

Apr 24 Pirelli World Challenge at Barber Motorsports Park Presented by Porsche
Michael Cooper foi muito bem em Barber: o piloto da Cadillac fez a pole position nos treinos e venceu com autoridade a corrida de domingo do Pirelli World Challenge

Michael Cooper, com um dos Cadillac ATS-V.R GT3, foi outra das estrelas do fim de semana. Pole position, deu muito trabalho a Parente e foi 2º colocado na prova #1 em Barber. No dia seguinte, os dois inverteram: Parente partiu da pole, por ter feito a melhor volta na véspera. Cooper, segundo mais rápido da pista, venceu pela primeira vez no PWC – numa corrida, felizmente, sem sustos.




O veterano Johnny O’Connell terminou ambas as provas em 3º lugar. Com isso, ele lidera o campeonato na classe GT com 638 pontos, dezesseis apenas à frente de Cooper. Álvaro Parente é o 3º colocado com 613, seguido pelos rapazes da EFFORT Racing – Michael Lewis e Patrick Long.

Na divisão GTA (que surpresa…), o mexicano Martin Fuentes emplacou dois triunfos com a Ferrari da Scuderia Corsa em Barber. Em quatro rodadas e sete corridas, o piloto venceu TODAS elas em sua categoria, perfazendo 770 pontos na classificação contra 618 do atual campeão Frankie Montecalvo. Neste fim de semana, Michael Schein andou no Porsche 911 GT3-R da Wright Motorsports e conseguiu dois bons segundos lugares na categoria.

Apr 23 Pirelli World Challenge at Barber Motorsports Park Presented by Porsche
Alec Udell venceu as duas em Barber na divisão GT Cup

E na GT Cup, Alec Udell quebrou uma sequência de três vitórias seguidas do líder do campeonato, Sloan Urry, que desta vez abocanhou apenas um 2º e um 3º lugares. A categoria do modelo Porsche GT3 Cup teve apenas seis provas disputadas – eles não foram para Long Beach e Urry, que defende a TruSpeed Autosport, comanda a tabela com vantagem de apenas seis pontos – 644 a 638 – para Udell, que defende a GMG Racing.

A próxima rodada está marcada para 21 e 22 de maio no Canadian Tire Motorsport Park, em Mosport, no Canadá.

Comentários

  • Não acredito que o blog tenha tão poucos comentários. A maioria deve ser como eu tipo Kimi, avesso as mídias socais. Quem acompanha automobilismo desde 1968 deve estar chorando com as estórias das equipes garagistas e tradicionais da F1. A Minardi tivesse corrido com a pontuação atual só não marcaria pontos em uma prova que participou.