MENU

18 de abril de 2016 - 20:10Automobilismo Internacional

Seis líderes, seis corridas: BTCC sensacional

BTCC_160416_PS0396-600x354

Matt Neal é o novo líder do BTCC

RIO DE JANEIRO - O British Touring Car Championship (BTCC) está simplesmente sensacional neste início de temporada. Duas rodadas triplas, seis corridas disputadas em Brands Hatch Indy e Donington Park. E seis vencedores diferentes, algo raro de se ver em qualquer categoria do esporte a motor. Não obstante, três marcas foram vitoriosas, uma em cada bateria: Ford, BMW e Honda. Que por sinal tem o novo líder do campeonato.

O experiente Matt Neal, de 49 anos, abocanhou a vitória na prova #3 com o Honda Civic da Halfords Yuasa Racing, liderando a dobradinha com Gordon Shedden, atual campeão do certame, em segundo. Os dois comandam a classificação com cinco pontos de diferença entre eles e o 3º colocado é Jack Goff, com 66 pontos.

Ashley Sutton, com o MG6 GT, conquistou a primeira pole position da carreira no BTCC, mas na prova #1 não passou da 4ª colocação. A vitória foi de Mat Jackson com o Ford da Motorbase Performance, seguido por Josh Cook no outro MG6 GT da equipe RCIB Insurance. A bordo de seu Toyota Avensis, o pole position da rodada inaugural, Tom Ingram, chegou em 3º.

Na prova #2, o vencedor foi Rob Collard, a bordo da BMW 125i M Sport preparada pela West Surrey Racing, do mesmo Dick Bennetts para quem Ayrton Senna, Maurício Gugelmin e Rubens Barrichello guiaram – e ganharam – na Fórmula 3 inglesa em priscas eras. Mat Jackson foi o segundo e em terceiro chegou Aron Smith, no VW Passat da equipe BKR – carro herdado da BMR Racing, hoje escuderia oficial da Subaru.

Subaru que, aliás, não vem bem em seu início de campanha no BTCC: Colin Turkington amarga a 17ª posição com 10 pontos. Jason Plato soma apenas três. Os outros pilotos – James Cole e Warren Scott estão no zero.

A 3ª rodada tripla será no veloz e espetacular circuito de Thruxton, no segundo domingo de maio.

Classificação do campeonato:

1. Matt Neal (Honda) – 78 pontos
2. Gordon Shedden (Honda) – 73
3. Jack Goff (BMW) – 66
4. Rob Collard (BMW) – 64
5. Mat Jackson (Ford) – 61
6. Sam Tordoff (BMW) e Aron Smith (Volkswagen) – 56
8. Ashley Sutton (MG) – 55
9. Josh Cook (MG) – 46
10. Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 45
11. Andrew Jordan (Ford) – 44
12. Tom Ingram (Toyota) – 39
13. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 32
14. Jeff Smith (Honda) – 26
15. Rob Austin (Toyota) – 21
16. Hunter Abbott (Chevrolet) – 11
17. Colin Turkington (Subaru) – 10
18. Martin Depper (Honda) e Dan Welch (Proton) – 5
20. Jason Plato (Subaru) e Michael Epps (Toyota) – 3

1 comentário

  1. Lui disse:

    A itv, canal que transmite a categoria no Reino Unido, disponibiliza em seu site todas as corridas do BTCC e das categorias suporte que ela transmitiu… de graça e sem geoblock! É só seguir o link http://www.itv.com/btcc/races.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>