Stroll e Gunther são os primeiros poles da F3 Europeia
RIO DE JANEIRO – A temporada 2016 da Fórmula 3 Europeia dá a largada neste fim de semana em Paul Ricard com um grid muito abaixo do que se viu nos últimos três anos. A categoria, que parecia revitalizada, esvaziou-se e apenas 21 pilotos participam da primeira rodada tripla no circuito francês.
O fim de semana começou com chuva e pista molhada. Nessas condições, Pedro Piquet – que estreia na categoria pela equipe holandesa Van Amersfoort – começou bem e foi o mais rápido no piso traiçoeiro. O filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet, inclusive, terá apoio da Mercedes-Benz por influência direta de Niki Lauda, pelos anos de amizade com Nelsão, que vêm desde os tempos da Brabham em 78/79 e perduram até hoje.
Mas na qualificação, Pedro não conseguiu boas posições de largada. Para a prova #1 de sábado, o brasileiro ficou com a 15ª posição do grid. A pole position é do canadense Lance Stroll, que carrega o dorsal #1 no Dallara da equipe italiana Prema, que fez os últimos três campeões – Raffaele Marciello, Esteban Ocon e Felix Rosenqvist. Nick Cassidy, também da Prema, fez o 2º tempo. Sergio Sette Câmara, que vai para mais uma temporada na categoria, após os bons resultados do último ano, ficou com a sétima posição no grid.
O segundo treino classificatório decidiu as posições de largada para as provas #2 e #3, com a melhor volta valendo como posição do segundo evento do sábado e a segunda melhor, como a posição do domingo. O alemão Maximilian Gunther, outro dos integrantes do time da Prema, cravou as duas poles e fez o melhor tempo do fim de semana até agora – 1’20″881. O britânico George Russell, da Hitech – escuderia que volta ao certame neste ano – conseguiu seu lugar na primeira fila.
Sette Câmara larga da 12ª posição em ambas as provas e Pedro Piquet em 20º e penúltimo. A melhor volta do bicampeão da F3 Brasil foi em 1’22″643.
O blogueiro tenta colocar, na medida do possível, os vídeos das transmissões da F3 Europeia via live streaming. Ocorre que, desde segunda-feira, não tenho internet na minha nova residência em Olaria. Sendo assim, só poderei postar os vídeos, se tanto, após as provas de sábado e de domingo – caso já estejam disponíveis.
O grid de largada da prova #1 é este:
1. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″218
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″299
2. fila
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″466
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″489
3. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″545
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’24″574
4. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″593
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″629
5. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″681
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″884
6. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″938
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″026
7. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″067
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″113
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″119
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’25″148
9. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″198
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’25″737
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’25″950
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’28″098
11. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″394 *
*10 posições de penalização por troca de motor
Grid de largada da prova #2:
1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″881
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’20″898
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″983
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’21″035
3. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″164
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″167
4. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″177
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″208
5. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″251
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″436
6. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″503
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″623
7. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″623
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″816
8. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″843
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″876
9. fila
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″915
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″204
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’22″453
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″643
11. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″037
Grid de largada da prova #3:
. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″895
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″004
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″104
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″193
3. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’21″236
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″293
4. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″304
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″400
5. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″436
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″710
6. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″729
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″729
7. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″742
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″879
8. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″894
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″957
9. fila
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’22″046
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″218
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’22″637
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″709
11. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″191
pedro piquet comecou mal,tomara que pelo menos termine as provas para ganhar experiencia.
Será que ele tá com ZICA..ssssssssss
Nao…é que o campeonato brasileiro nao é parametro pra nada…
As diferenças de tempo foram grandes demais para a F3. Isso tá com cara de escolhas diferentes de acerto dos carros, para pista seca ou molhada, já que o tempo anda instável em Paul Ricard. Sábado tem boa possibilidade de chuva e domingo a chuva é praticamente certa.
Porra, tu foi parar em Olaria? Fox Sports paga tão mal assim?? Se Eduardo Paes souber disso, vai dizer que vc tem “alma de pobre”!
Não lhe devo satisfação. Idiota.
É Pedrinho… aí o buraco é mais embaixo… bem mais embaixo. Mas tô na torcida, ela ainda deve se adaptar a categoria e bem, assim creio.