MENU

1 de abril de 2016 - 13:45Fórmula 3

Stroll e Gunther são os primeiros poles da F3 Europeia

F3Paul

Duas poles para o alemão Maximilian Gunther na rodada tripla de Paul Ricard

RIO DE JANEIRO - A temporada 2016 da Fórmula 3 Europeia dá a largada neste fim de semana em Paul Ricard com um grid muito abaixo do que se viu nos últimos três anos. A categoria, que parecia revitalizada, esvaziou-se e apenas 21 pilotos participam da primeira rodada tripla no circuito francês.

O fim de semana começou com chuva e pista molhada. Nessas condições, Pedro Piquet – que estreia na categoria pela equipe holandesa Van Amersfoort – começou bem e foi o mais rápido no piso traiçoeiro. O filho do tricampeão de F1 Nelson Piquet, inclusive, terá apoio da Mercedes-Benz por influência direta de Niki Lauda, pelos anos de amizade com Nelsão, que vêm desde os tempos da Brabham em 78/79 e perduram até hoje.

Mas na qualificação, Pedro não conseguiu boas posições de largada. Para a prova #1 de sábado, o brasileiro ficou com a 15ª posição do grid. A pole position é do canadense Lance Stroll, que carrega o dorsal #1 no Dallara da equipe italiana Prema, que fez os últimos três campeões – Raffaele Marciello, Esteban Ocon e Felix Rosenqvist. Nick Cassidy, também da Prema, fez o 2º tempo. Sergio Sette Câmara, que vai para mais uma temporada na categoria, após os bons resultados do último ano, ficou com a sétima posição no grid.

O segundo treino classificatório decidiu as posições de largada para as provas #2 e #3, com a melhor volta valendo como posição do segundo evento do sábado e a segunda melhor, como a posição do domingo. O alemão Maximilian Gunther, outro dos integrantes do time da Prema, cravou as duas poles e fez o melhor tempo do fim de semana até agora – 1’20″881. O britânico George Russell, da Hitech – escuderia que volta ao certame neste ano – conseguiu seu lugar na primeira fila.

Sette Câmara larga da 12ª posição em ambas as provas e Pedro Piquet em 20º e penúltimo. A melhor volta do bicampeão da F3 Brasil foi em 1’22″643.

O blogueiro tenta colocar, na medida do possível, os vídeos das transmissões da F3 Europeia via live streaming. Ocorre que, desde segunda-feira, não tenho internet na minha nova residência em Olaria. Sendo assim, só poderei postar os vídeos, se tanto, após as provas de sábado e de domingo – caso já estejam disponíveis.

O grid de largada da prova #1 é este:

1. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″218
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″299
2. fila
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″466
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″489
3. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″545
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’24″574
4. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″593
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″629
5. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″681
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″884
6. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″938
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″026
7. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″067
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″113
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″119
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’25″148
9. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″198
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’25″737
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’25″950
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’28″098
11. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’25″394 *

*10 posições de penalização por troca de motor

Grid de largada da prova #2:

1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″881
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’20″898
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″983
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’21″035
3. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″164
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″167
4. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″177
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″208
5. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″251
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″436
6. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″503
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″623
7. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″623
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″816
8. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″843
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″876
9. fila
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″915
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″204
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’22″453
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″643
11. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″037

Grid de largada da prova #3:

. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’20″895
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″004
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″104
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″193
3. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’21″236
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″293
4. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″304
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″400
5. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″436
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″710
6. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″729
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″729
7. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″742
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″879
8. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″894
Raoul Hyman (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″957
9. fila
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’22″046
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″218
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’22″637
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″709
11. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″191

7 comentários

  1. caio murilo disse:

    pedro piquet comecou mal,tomara que pelo menos termine as provas para ganhar experiencia.

  2. ags disse:

    Será que ele tá com ZICA..ssssssssss

  3. Fernando Kesnault disse:

    Nao…é que o campeonato brasileiro nao é parametro pra nada…

  4. Alvaro Ferreira disse:

    As diferenças de tempo foram grandes demais para a F3. Isso tá com cara de escolhas diferentes de acerto dos carros, para pista seca ou molhada, já que o tempo anda instável em Paul Ricard. Sábado tem boa possibilidade de chuva e domingo a chuva é praticamente certa.

  5. Juca Bala disse:

    Porra, tu foi parar em Olaria? Fox Sports paga tão mal assim?? Se Eduardo Paes souber disso, vai dizer que vc tem “alma de pobre”!

  6. Igor Fonseca disse:

    É Pedrinho… aí o buraco é mais embaixo… bem mais embaixo. Mas tô na torcida, ela ainda deve se adaptar a categoria e bem, assim creio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>