Tubarão IX abre temporada de Endurance na frente

12973438_1102415483113471_5902083070808982991_o
Com o protótipo MC Tubarão IX, Franco Pasquale e Tiel de Andrade faturaram os 500 km de Tarumã (Foto: Dudu Leal/MS2)

RIO DE JANEIRO – Grande corrida de abertura do Endurance Brasil neste fim de semana em Tarumã: os 500 km disputados no domingo foram acirrados do início ao fim. Corrida decidida nos últimos minutos, como manda o figurino. Quem acha que corrida de longa duração é monótona, é porque não viu a decisão da corrida inaugural da temporada 2016, em que o Tubarão IX – com ‘roupa’ nova levou a melhor sobre o MRX de Nílson Cintra e José Roberto Ribeiro.

Tiel de Andrade e Franco Pasquale (este em sua estreia no carro novo após o título na classe P3 em 2015) fizeram a pole position no treino de classificação e foram protagonistas, junto aos campeões das 500 Milhas de Londrina, de uma belíssima disputa que só terminou nos instantes finais. ndo.

“Foi uma vitória suada, quando nas voltas finais consegui assumir a ponta da corrida e aguentar a pressão que na última volta era uma diferença de 600 milésimos em relação ao MRX #65. Estou muito feliz com o trabalho de toda a equipe e do Franco, que na sua estreia na GP1 fez um grande trabalho”, destacou Tiel.

A corrida teve 165 voltas, percorridas em pouco mais de 3h49min e a melhor volta, do MRX #65 que chegou em segundo, foi de 1’02″522, cravada na 151ª volta – uma pequena amostra do quanto os Ribeiro se esforçaram para buscar a vitória.

12973314_1102415323113487_4045756065567908125_o
Boa surpresa: o 4º lugar da dupla Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino

A 3ª posição foi do Lamborghini #18 da Mottin Racing, guiado por Guilherme Daudt/Fernando Poeta/Andersom Toso, com 163 voltas. A boa surpresa da prova inaugural foi o quarto posto do MCR #71 guiado por Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino. Com o antigo equipamento dos Hoerlle, a dupla que agora defende a Satti Racing fez uma corrida de consistência, após largarem em 7º. Foram recompensados com um ótimo resultado.

O Tubarão #32 de Paulo Sousa/Mauro Kern ganhou na classe P2 com a 5ª posição geral, à frente dos vencedores da P3 – Miguel Mallaco/Henrique Assunção, que guiaram o protótipo 1R. Ricardo Mendes/Ricardo Kastropil/Telmo Tecchio (Ferrari F430 Challenge) ganharam na divisão GT1 com o 13º lugar ao fim da disputa – quatro posições atrás do Maserati Trofeo de Arthur Caleffi/Roberto Lacombe, que venceram tranquilamente na classe GT2.

Cristina Rosito voltou às pistas com vitória: a experiente piloto gaúcha, única mulher no grid, ganhou a prova na classe TS guiando um VW Golf em dupla com Gustavo Dal Bosco. Daniel Elias e Luiz Senna Jr., com um VW Gol, faturaram o primeiro lugar na classe Turismo.

A próxima etapa do Endurance Brasil é em Guaporé no dia 1º de maio. O Festival Brasileiro de Endurance segue em junho com a etapa de Santa Cruz do Sul.

Resultado dos 500 km de Tarumã:

1º #5 Tiel de Andrade/Franco Pasquale
Protótipo MC Tubarão IX – classe GP1
165 voltas em 3h49min04s513

2º #65 Nílson Cintra Ribeiro/José Roberto Ribeiro
Protótipo MRX Duratec – classe GP1
165 voltas

3º #18 Guilherme Daudt/Andersom Toso/Fernando Poeta
Lamborghini Gallardo LP560 – classe GP1
163 voltas

4º #71 Ian Jepsen Ely/Daniel Claudino
Protótipo MCR – classe GP1
158 voltas

5º #32 Paulo Sousa/Mauro Kern
Protótipo MC Tubarão V – classe P2
158 voltas

6º #128 Miguel Mallaco/Henrique Assunção
Protótipo 1R – classe P3
158 voltas

7º #5 Marcelo Vianna/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão IV – classe P3
156 voltas

8º #2 Carlos Rabello Neto/Walter Konrad
Protótipo Spyder – classe P3
155 voltas

9º #9 Arthur Caleffi/Roberto Lacombe
Maserati Trofeo – classe GT2
153 voltas

10º #3 Luiz Carlos Crestani/Guaracy Costa
Protótipo Tornado Suzuki Hayabusa – classe P2
152 voltas

Comentários