Vídeos históricos: Luciano do Valle narra título de Emerson na Indy (1989)

RIO DE JANEIRO – Hoje, faz dois anos que morreu o grande Luciano do Valle. O maior narrador esportivo da história da televisão brasileira. Minha opinião. E neste dia, não dá para não homenageá-lo com uma de suas atuações históricas ao microfone.

Seria lugar comum colocar o vídeo da corrida de Indianápolis que Emerson Fittipaldi venceu pela primeira vez. É um momento espetacular e emocionante. Mas houve vários outros naquele ano de 1989, principalmente a corrida do título antecipado do piloto da Patrick Racing.

No dia 24 de setembro daquele ano, aos 42 anos de idade, o Rato entrava para a história, conquistando o campeonato da PPG CART World Series. Foi a 5ª vitória do brasileiro, que derrotou Rick Mears na especialidade do estadunidense – os circuitos ovais.

Vale a lembrança e a homenagem a Luciano do Valle neste 19 de abril. Confira no vídeo do acervo invejável dos irmãos Neri um compacto com os melhores momentos da corrida.

https://www.youtube.com/watch?v=LZAXHXigQgc

Comentários

  • Poxa…

    A indy era sensacional. Até meados de 2000, mesmo como ‘F-Mundial’, era sensacional.
    Carros bonitos, pistas bacanas, público, pilotos extraordinários (e barbeirões também).

    Agora, limite de velocidade no box, só na imaginação. hehehe

  • Grande homenagem! Com o Luciano narrando, parecia que sempre havia esperança… e alem de ter sido um monstro narrando, era um cara que incentivava mesmo o esporte, vide show do esporte, a própria indy, futebol feminino, e outras tantas.

  • Sou eternamente grato ao querido bolacha… afinal foi o show do esporte que fez minha alegria aos domingos e me tornou esse fã dos ESPORTES EM GERAL… Sinceramente.. quando ele se foi em pleno ano da tão sonhada Copa do Mundo em casa eu pensei…sacanagem…mas depois do que vimos em campo tenho certeza que DEUS realmente sabe o que faz…Descanse em paz Luciano… Quem viu e ouviu nunca vai te esquecer.

  • Nessa época realmente o Luciano do Valle era um monstro…e nenhum outro narrador se envolveu – e promoveu – tantas modalidades esportivas como ele…sinto falta até de algumas gafes já do fim da carreira, principalmente com os nomes dos pilotos da Indy…

  • Já tive que prestar maiores esclarecimentos a simpáticos policiais da Pensilvânia por tentar entrar ai nessa pista, Nazareth! O entorno da pista é espetacular, por mesclar perfeitamente cidade e campo – os silos ao lado da pista dão pista disso -, e que por isso lembra um pouco o norte do Paraná.

    Não dá pra entender como uma pista tão bacana e bem localizada, ao lado Allentown-Belém, uma região rica e próxima a Nova York e Filadélfia ter sido simplesmente abandonada.

      • Os Andretti são de Nazareth mesmo, Rodrigo e, se não me engano, tiveram um papel definitivo na construção da pista.

        O que o pessoal da região fala é que uma daquelas empresas americanas que é dona de várias pistas, comprou o oval e um tempo depois chegou a conclusão de que, dentro de seu portfolio, aquilo não era viável.

        Ao invés de vender, decidiram fechar, já que a probabilidade do negócio cair nas mãos do concorrente era certa.

        Isso tem muito haver com a Nascar, onde os promotores são donos das datas da Cup, não a pista. Se a empresa não tem retorno com uma, passa a mesma data para outra. Foi isso que aconteceu com North Wilkesboro – outra que eu tentei invadir, alias.

      • Rockingham foi vítima do que, mesmo?

        Aliás, a pista iria a leilão neste mês, não lembro em que dia…

      • Dos meandros do processo eu não sei. Mas o problema é que já tem corridas demais da Cup na Carolina do Norte, Rockingham sofria muito com isso.

        Se a pista fosse ao menos inclinada, seria perfeita pra Indy. O povo da região é alucinado por corridas e lotaria as arquibancadas, vide as corridas da IRL em Richmond e Charlotte.