WEC 2016: Quem é quem – equipes LMGTE-AM

RIO DE JANEIRO – Neste fim de semana, começa a temporada 2016 de um dos campeonatos mais atrativos e ascendentes do automobilismo mundial. O circuito de Silverstone será o primeiro de um total de nove a receber as máquinas espetaculares do FIA World Endurance Championship, o WEC. O blogueiro quase foi para a Inglaterra, mas aos 44 do segundo tempo houve um contratempo e não deu. Quem sabe Spa, no dia 7 de maio hein? Seria demais!

A competição segue dividida em quatro categorias – duas de protótipos e duas de Grã-Turismo. A Nissan caiu fora, mas mesmo assim o WEC tem muitas novidades, no que diz respeito a equipes e carros. Talvez a mais aguardada entre as estreias seja a do Ford GT, que já foi visto nos EUA, porém o comparativo com os times europeus ainda não aconteceu de fato.

Como sempre, o blog começa a apresentação dos times inscritos com a classe LMGTE-AM. O regulamento mantém-se intacto em relação ao utilizado no ano passado: os carros aqui têm um ou mais anos de uso, podendo no máximo ter sido construídos em 2013, com peso mínimo de 1245 kg e tanque de combustível com 90 litros de capacidade. Aqui, são admitidos pilotos de graduação prata ou bronze, podendo ser de um ou até dois de cada – ao lado de um único piloto com graduação ouro ou platina. Quatro construtores estão na batalha e, ao contrário de outros anos, a Porsche desta vez é maioria, com três bólidos de um total de seis inscritos. A escuderia russa SMP Racing, campeã do WEC na divisão em 2015, preferiu concentrar suas atenções no projeto LMP2 – e por isso não vem defender seu título.

Vamos às equipes inscritas:

LARBRE COMPETITION
Sede: Val de Vienne, Le Vigeant (França)
Chefe de equipe: Jack Lecomte
Diretor técnico: Gilles Vanta
Carro: Chevrolet Corvette C7-R
Motor: Chevrolet LT5 5,5 litros V8
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-20

Após um ano repleto de percalços, que marcou o regresso do time francês ao WEC, a Larbre Competition vem com outro ânimo para encarar a temporada 2016. Jack Lecomte promete que este será o último ano do time somente na classe LMGTE-AM: em 2017, ele quer transformar sua escuderia na representante oficial da Corvette no WEC. Terá que persuadir muito bem a turma de Michigan, para tanto. Enquanto isso, na pré-temporada o carro #50 andou bem e foi o mais rápido do Prólogo. Entre os pilotos, há novidades: saem o dinamarquês Kristian Poulsen e o italiano Gianluca Roda. Chegam o francês Pierre Ragues e o novato japonês Yutaka Yamagishi, egresso do Super GT e que fez algumas provas do ELMS ano passado pela Ibanez Racing. Paolo Ruberti, bom e rápido piloto de Grã-Turismo, foi o único que permaneceu na casa de Val de Vienne.

Os pilotos:

ruberti

PAOLO RUBERTI (Itália)
Graduação: Ouro
Idade: 40 anos (22/04/1975)
Cidade natal: Legnago
Participações no WEC: 32
Vitórias na classe LMGTE-AM: 4
Equipes: Proton Competition (2012/13), 8Star Motorsports (2014) e Larbre Competition (2015/16)
Classificação em 2015: 10º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 52 pontos

7782545491_pierre-ragues

PIERRE RAGUES (França)
Graduação: Prata
Idade: 32 anos (10/01/1984)
Cidade natal: Caen
Participações no WEC: 14
Vitórias na classe LMGTE-AM: nenhuma
Equipes: Signatech-Nissan (2012), Team SARD Morand (2015) e Larbre Competition (2016)
Classificação em 2015: 7º lugar no FIA Endurance Trophy LMP2 com 70 pontos

OETYRthH

YUTAKA YAMAGISHI (Japão)
Graduação: Bronze
Idade: 48 anos (22/06/1967)
Cidade natal: Nagano
Participações no WEC: estreante
Yutaka Yamagishi estreia este ano no WEC com um currículo vasto, porém pouco empolgante. Disputou por muitos anos o Super GT na divisão GT300. Esteve presente nas 24h de Le Mans em quatro oportunidades e no ano passado fez parte da Ibanez Racing em algumas etapas do European Le Mans Series.

KCMG RACING
Sede: Kowloon, Hong Kong
Chefe de equipe: Paul Ip
Diretor técnico: Gerold Ried
Carro: Porsche 991 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-26

Para não ficar de fora do WEC após a bela campanha em 2015, quando ganharam inclusive as 24h de Le Mans em sua classe e terminaram com o vice-campeonato da LMP2, a KCMG Racing fez uma parceria com a Proton Competition e assim a classe LMGTE-AM ganha um reforço muito bem-vindo para o seu plantel. O time chefiado por Paul Ip não rompe os laços com o campeonato e parte para uma alternativa menos custosa em termos financeiros. Como fruto da associação com o time germânico, Christian Ried assume um dos postos de titular do time em sua 5ª temporada no WEC. A equipe terá ainda a volta de Joël Camathias à competição e o reforço do experiente – e excelente piloto alemão – Wolf Henzler.

Os pilotos:

Christian Ried

CHRISTIAN RIED (Alemanha)
Graduação: Bronze
Idade: 37 anos (24/02/1979)
Cidade natal: Biberach
Participações no WEC: 32
Vitórias na classe LMGTE-AM: 4
Equipes: Proton Competition (2012/15) e KCMG Racing (2016)
Classificação em 2015: 8º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 79 pontos

n_df0f3f4f1c48744f161b8e3038b46356

JOËL CAMATHIAS (Suíça)
Graduação: Prata
Idade: 35 anos (09/02/1981)
Cidade natal: Lugano
Participações no WEC: 8
Vitórias na classe LMGTE-AM: nenhuma
Equipes: JWA-Avila (2012) e KCMG Racing (2016)
Após quatro anos fora do WEC, Joël Camathias volta à categoria na qual esteve presente na primeira temporada, pela fraca escuderia JWA-Avila, que foi a 5ª colocada entre as equipes da divisão LMGTE-AM em 2012. Naquele ano, foi 4º colocado nas etapas de Spa-Francorchamps e de São Paulo.

8cb4e96b9a4b42408cafab0dbf24a60a

WOLF HENZLER (Alemanha)
Graduação: Platina
Idade: 41 anos (05/04/1975)
Cidade natal: Nürtingen
Particpações no WEC: 4
Vitórias na classe LMGTE-AM: nenhuma
Equipes: Team Felbermayr-Proton (2012), IMSA Performance Matmut (2013), Proton Competition (2014), Porsche Team Manthey (2015) e KCMG Racing (2016)
Reconhecidamente experiente e muito veloz, Wolf Henzier disputará enfim sua primeira temporada completa no WEC após competir os últimos anos nos EUA como prioridade total da carreira. Fez quatro aparições esporádicas na categoria, todas nas 24h de Le Mans.

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Battistino Pregliasco
Diretor técnico: Giuseppe Petrotta
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Motor: Ferrari F142 4,5 litros V8
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-24

Mantendo a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”, a AF Corse aposta na mesma trinca de 2015 para chegar ao título mundial neste ano, após o vice na classe LMGTE-AM entre pilotos e equipes. E, logicamente, na boa e velha Ferrari F458 Italia, com a diferença que este é um dos carros que brigou na classe LMGTE-PRO ano passado, palmo a palmo, com a Porsche. O líder natural da tripulação do carro #83 é o experiente Emmanuel Collard. Mas há que se dizer que o gentleman driver François Perrodo melhorou muito em relação à sua primeira participação no WEC – tanto que a trinca venceu pelo menos uma corrida ano passado, em Xangai. O luso-moçambicano Rui Águas, outro com muita estrada no automobilismo, também dará uma boa parcela de contribuição para o bom desempenho do carro neste ano.

Os pilotos:

16336875224_a69312d1c3_b

EMMANUEL COLLARD (França)
Graduação: Platina
Idade: 45 anos (03/04/1971)
Cidade natal: Arpajon
Participações no WEC: 19
Vitórias na classe LMGTE-AM: 1
Equipes: Pescarolo Team (2012), AF Corse (2013 e 2015/16) e Prospeed Competition (2014)
Classificação em 2015: Vice-campeão no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM com 148 pontos

VSA_WEC_LM15_GR8R0101-728x485

FRANÇOIS PERRODO (França)
Graduação: Bronze
Idade: 39 anos (14/02/1977)
Cidade natal: Larmor-Barden
Participações no WEC: 18
Vitórias na classe LMGTE-AM: 1
Equipes: AF Corse (2013 e 2015/16) e Prospeed Competition (2014)
Classificação em 2015: Vice-campeão no FIA Endurance Trophy LMGTE-AM com 148 pontos

rui_aguas

RUI ÁGUAS (Portugal)
Graduação: Prata
Idade: 44 anos (29/02/1972)
Cidade natal: Nampula (Moçambique)
Participações no WEC: 20
Vitórias na classe LMGTE-AM: 3
Equipes: AF-Waltrip (2012), 8Star Motorsports (2013) e AF Corse (2015/16)
Classificação em 2015: 4º colocado no FIA Endurance Trohpy LMGTE-AM com 136 pontos

GULF RACING UK
Sede: Milton Keynes, Buckinghamshire (Inglaterra)
Chefe de equipe: Matt Beers
Diretor técnico: Brad Fincham
Carro: Porsche 991 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-23

Novidade absoluta para a classe LMGTE-AM neste ano, a equipe Gulf Racing UK permanece com a icônica pintura azul clara com aplicações laranja que conhecemos desde os anos 1970 na época da lendária equipe de John Wyer no Mundial de Marcas. O time sediado em Milton Keynes vem do European Le Mans Series com o mesmo carro que fechou a última temporada, apostando igualmente no entrosamento de seus pilotos para não fazer feio na estreia frente às forças do WEC. Destaque para o veloz Adam Carroll, sem dúvida o piloto principal da escuderia chefiada por Matt Beers.

Os pilotos:

MW-770x365

MICHAEL WAINWRIGHT (Grã-Bretanha)
Graduação: Bronze
Idade: 42 anos (25/07/1973)
Cidade natal: Worcester
Participações no WEC: estreante
Equipe: Gulf Racing UK (2016)
Michael Wainwright é um entusiasta do esporte a motor e, além de piloto, é sócio do gentleman driver Roald Goethe na formação da escuderia Gulf Racing UK. Disputou várias temporadas do Blancpain Endurance Series antes de passar ao ELMS, no qual terminou o campeonato da classe LMGTE em 4º lugar ano passado com 56 pontos e uma vitória.

AC4-570x300

ADAM CARROLL (Grã-Bretanha)
Graduação: Platina
Idade: 33 anos (26/10/1982)
Cidade natal: Portadown, Irlanda do Norte
Participações no WEC: estreante
Equipe: Gulf Racing UK (2016)
Adam Carroll já competiu com todo tipo de carro: monoposto, Grã-Turismo e protótipo. Foi campeão da extinta A1GP World Series representando a Irlanda do Norte. Disputou também a Fórmula 3, a GP2 Series, Fórmula Indy, AutoGP World Series, o DTM alemão e o Britânico de Grã-Turismo. Ano passado, fez sua primeira temporada pela Gulf Racing UK no ELMS e ajudou na evolução e crescimento do time.

bb1

BEN BARKER (Grã-Bretanha)
Graduação: Prata
Idade: 24 anos (23/04/1991)
Cidade natal: Cambridge
Participações no WEC: estreante
Equipe: Gulf Racing UK (2016)
Jovem piloto de 24 anos que começou no kart e passou pela Fórmula 3 australiana, Ben Barker dedica-se aos modelos Grã-Turismo desde 2012. Começou neles na Porsche Carrera Cup britânica e de lá não saiu mais. Disputou ano passado, além do ELMS, as 12h de Bathurst, vencendo a prova em sua categoria.

ABU DHABI RACING-PROTON COMPETITION
Sede: Ummendorf, Baden-Wüttemberg, Alemanha
Chefe de equipe: Christian Ried
Diretor técnico: Gerold Ried
Carro: Porsche 991 RSR
Motor: Porsche 4 litros Flat 6
Pneus: Michelin

wec-2016-paul-ricard-27

A Proton Competition já é, como todos sabemos, uma tradicional participante do WEC. Neste ano, além da associação com a KCMG Racing na LMGTE-AM, o time sediado na região alemã de Baden-Wüttemberg também vem para a competição com um carro financiado pela Abu Dhabi Racing, do abonado piloto do Oriente Médio Khaled Al Qubaisi. Com a passagem da Dempsey Racing para representar a equipe e a Porsche na turma de cima, este carro ganhou o ótimo reforço do excelente piloto Patrick Long – que no entanto não deverá estar em Silverstone e em outras provas do WEC por compromissos já assumidos no Pirelli World Challenge, campeonato de Grã-Turismo dos EUA. Por isso, a equipe tem um piloto reserva: o austríaco Klaus Bachler, piloto júnior da Porsche. Outra novidade é a contratação do dinamarquês David Heinemeier-Hänsson, que disputou o último Mundial pela Tequila Patrón ESM.

Os pilotos:

Khaled-Al-Qubaisi1

KHALED AL-QUBAISI (Emirados Árabes Unidos)
Graduação: Bronze
Idade: 40 anos (22/12/1975)
Cidade natal: Abu Dhabi
Participações no WEC: 16
Vitórias na classe LMGTE-AM: nenhuma
Equipes: Proton Competition (2014/16)
Classificação em 2015: 7º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 82 pontos

David-HH-news

DAVID HEINEMEIER-HÄNSSON (Dinamarca)
Graduação: Prata
Idade: 36 anos (15/10/1979)
Cidade natal: Copenhague
Participações no WEC: 24
Vitórias na classe LMGTE-AM: 4
Equipes: OAK Racing (2013), Aston Martin Racing (2014), Tequila Patrón ESM (2015) e Proton Competition (2016)
Classificação em 2015: 9º lugar no FIA Endurance Trophy LMP2 com 62 pontos

Klaus Bachler Clemens Schmid

KLAUS BACHLER (Áustria)
Graduação: Ouro
Idade: 24 anos (27/07/1991)
Cidade natal: Jüdenburg
Participações no WEC: 12
Vitórias na classe LMGTE-AM: nenhuma
Equipes: Proton Competition (2014/16)
Classificação em 2015: 11º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 46 pontos

long_story

PATRICK LONG (EUA)
Graduação: Platina
Idade: 34 anos (28/07/1981)
Cidade natal: Thousand Oaks, Califórnia
Participações no WEC: 8
Vitórias na classe LMGTE-AM: 1
Equipes: Dempsey Racing-Proton (2015) e Proton Competition (2016)
Classificação em 2015: 5º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 131 pontos

ASTON MARTIN RACING
Sede: Banbury, Oxfordshire, Inglaterra
Chefe de equipe: Paul Diggins
Diretor técnico: Dan Sayers
Carro: Aston Martin Vantage V8 GTE
Motor: Aston Martin 4,5 litros V8
Pneus: Dunlop

wec-2016-paul-ricard-28

A Aston Martin Racing reduz seus esforços na classe LMGTE-AM, concentrando-se em apenas um carro. Mas não pensem que a equipe deixa de trazer novidades. Pelo contrário: a parceria com a Gulf foi encerrada após vários anos, um acordo com a Total foi costurado e os carros britânicos voltam a ostentar o tradicionalíssimo verde escuro que representava a Grã-Bretanha no automobilismo internacional – sem esquecer dos detalhes em amarelo. O construtor também mudou o fornecedor de pneus, trocando a Michelin pela Dunlop, que testou novos compostos de forma exaustiva no ano passado, com a colaboração do piloto brasileiro Daniel Serra nesse desenvolvimento. Como sói, a trinca de pilotos que restou não podia ser outra: Paul Dalla Lana/Mathias Lauda/Pedro Lamy, que vão trabalhar juntos pelo segundo ano consecutivo no WEC.

Os pilotos:

Pedro-Lamy

PEDRO LAMY (Portugal)
Graduação: Platina
Idade: 44 anos (20/03/1972)
Cidade natal: Aldeia Galega
Participações no WEC: 27
Vitórias na LMGTE-AM: 9
Equipes: Larbre Competition (2012) e Aston Martin Racing (2013/16)
Classificação em 2015: 3º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 144 pontos

dallalana

PAUL DALLA LANA (Canadá)
Graduação: Bronze
Idade: 50 anos (01/02/1966)
Cidade natal: Vancouver, British Columbia
Participações no WEC: 21
Vitórias na LMGTE-AM: 6
Equipes: Aston Martin Racing (2013/16)
Classificação em 2015: 3º lugar no FIA Endurance Trophy GTE-AM com 144 pontos

download

MATHIAS LAUDA (Áustria)
Graduação: Prata
Idade: 35 anos (30/01/1981)
Cidade natal: Salzburgo
Participações no WEC: 8
Vitórias na LMGTE-AM: 3
Equipes: Aston Martin Racing (2015/16)
Classificação em 2015: 3º lugar no FIA Endurance Trohpy GTE-AM com 144 pontos

Comentários