29 carros para o IWSC em Detroit

2015_TUDORChampionship_Detroit_Race_v18

RIO DE JANEIRO – Marcada para o primeiro sábado de junho, a próxima etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship é a 5ª da temporada. Com o pomposo nome de Chevrolet Sports Car Classic presented by Metro Detroit Chevy Dealers, a corrida realizada no circuito de rua Belle Isle Park, em Detroit, é de tiro curto como foi a de Long Beach: apenas 1h40min de duração. E a IMSA divulgou hoje a lista oficial de inscritos para a corrida, que terá três das quatro categorias em disputa.

Por conta da participação maciça dos times da série nas 24h de Le Mans na classe LMGTE-PRO – neste ano, irão a Corvette Racing, a Risi Competizione, a Chip Ganassi Racing e a Porsche North America – a classe GTLM fica de fora da prova. Mas as divisões Prototype, Prototype Challenge e GT Daytona (GTD) estarão na ativa, com um total de 29 carros – maior que o da prova do ano passado.

Lista de inscritos do Chevrolet Sports Car Classic presented by Metro Detroit Chevy Dealers AQUI

Líderes do campeonato na divisão principal com 121 pontos e vencedores da corrida no ano passado, Dane Cameron/Eric Curran estão entre as sete duplas inscritas na categoria principal, com a ausência do DeltaWing neste evento. Christian Fittipaldi/João Barbosa perseguem os companheiros de equipe visando a recuperação da ponta no campeonato – a dupla luso-brasileira tem 118 pontos e está mais que garantida na prova com o Corvette DP #5 da Action Express Racing. Os irmãos Jordan e Ricky Taylor guiam o #10 da equipe de Wayne Taylor antes da viagem para o Journée Test de Le Mans, assim como Ryan Dalziel/Marc Goossens, que também vão de voo direto de Detroit para a França, após defenderem a Spirit of Daytona.

Oswaldo Negri, que fará sua estreia nas 24h de Le Mans, vai disputar a prova do IWSC com Katherine Legge, já que John Pew estará concentrado para o teste dos novatos em Sarthe. O brasileiro venceu brilhantemente com o parceiro de Michael Shank Racing a prova anterior em Laguna Seca e ambos ocupam o 5º lugar com 107 pontos. Destaques na prova da Califórnia, os Mazda SDR-14 de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito e Tom Long/Joel Miller, que ganharam um acréscimo de peso em relação a corrida anterior, completam a lista de inscritos na divisão principal.

Na PC, o total de carros é o mesmo da turma de cima. A liderança do campeonato chega dividida à etapa de Detroit: Robert Alon/Tom Kimber-Smith e Misha Goikhberg/Stephen Simpson têm os mesmos 128 pontos após quatro corridas disputadas. Renger Van der Zande/Alex Popow não estão tão longe na tabela: a dupla da Starworks está a dois pontinhos dos líderes. Quarto colocado na classificação, o veterano Johnny Mowlem divide o carro #20 da BAR1 Motorsports nesse fim de semana com Tomy Drissi.

Os atuais campeões Colin Braun/Jonathan Bennett estão confirmados com o #54 da CORE Autosport, assim como Kyle Marcelli/James French dividem mais uma vez o #38 da Performance Tech. E assim como em Long Beach, Ashley Freiberg vai correr no #88 ao lado de Mark Kvamme. Será a segunda participação da piloto na categoria – ela disputou as 24h de Daytona e as 12h de Sebring pela Turner Motorsports.

A divisão GTD terá 15 carros – cinco a mais do que na prova do ano passado. Bem que poderia haver mais: a TRG de novo ficou de fora com seu Aston Martin Vantage V12 GT3 e a F Performance, que anunciara sua estreia na classe com o modelo Lexus RC-F para Scott Pruett/Sage Karam, preferiu se dedicar a testes dinâmicos já que algumas peças para a construção do carro não ficaram prontas a tempo da primeira aparição do bólido.

Ainda assim, o grid é de qualidade e reúne seis marcas diferentes: a Audi com três carros (dois da Stevenson Motorsports e um da Magnus Racing), quatro Lamborghini Huracán (dois da Change Racing, um da Paul Miller e outro da Dream Racing), a Ferrari da Scuderia Corsa, o Dodge Viper da Riley Motorsports, as duas BMW M6 GT3 da Turner Motorsport e mais quatro Porsche 911 GT3-R, das equipes Alex Job Racing, Park Place Motorsports e Black Swan Racing.

No campeonato (a GTD só disputou três provas até agora), a liderança é de Christina Nielsen/Alessandro Balzan, com 95 pontos. Mario Farnbacher/Alex Riberas somam 89 pontos e a 3ª posição é de John Potter/Andy Lally, com 86.

Comentários