ACO dispara contra FIA

Le-Mans
Treta: o ACO quer uma garantia da FIA que as 24h de Le Mans deixarão de ser prejudicadas por “coincidência de datas” com a Fórmula 1. Jean Todt saiu, é claro, pela tangente…

RIO DE JANEIRO – As relações entre o Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador das tradicionais 24h de Le Mans e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), parceira na promoção e organização do FIA World Endurance Championship (WEC), nunca estiveram tão difíceis quanto agora.

O ACO vai exigir providências da entidade presidida com Jean Todt para acabar com o que os franceses têm como represália da F1 à vitória de Nico Hülkenberg na edição passada da prova de Sarthe, em parceria com Earl Bamber e Nick Tandy. Comandando uma Fórmula 1 hoje desprovida de muitas emoções e quase sempre previsível, Bernie Ecclestone pressiona maquiavelicamente nos bastidores, mexe seus pauzinhos e consegue quase tudo o que quer. A última do britânico foi a invenção de um GP da Europa em Baku, no Azerbaijão. Justamente no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans 2016.

Ok… eu sei… houve o escândalo da Volkswagen, a Porsche não teria a chance de colocar um terceiro carro para Hülkenberg tentar o bicampeonato da prova (aliás, já havia um acordo fechado para a presença do alemão em Sarthe neste ano) mas acho o seguinte: seria muito mais honesto da parte do Bernie se ele não agisse de uma forma tão prejudicial a competições de outras categorias. Não só Le Mans está sofrendo com isto: há anos o GP de Mônaco é marcado para o mesmo fim de semana das 500 Milhas de Indianápolis. É muita intolerância pra uma pessoa só.

É claro que Jean Todt, mesmo sendo “parceiro” do ACO, saiu pela tangente. “Organizar um calendário é complicado. São 21 corridas da F1, dez provas da F-E, nove do WEC e 14 Ralis. Criar um calendário sem conflitos é impossível”, disse o dirigente.

Mas sempre se pode chegar a um consenso.

Ademais, Le Mans é uma prova que acontece desde 1923. O Mundial de Fórmula 1, do qual nunca desconheci sua história e importância, foi oficializado em 1950. Quem é mais tradicional, ora essa?

Le Mans merece respeito. E queiram os detratores ou não, o WEC hoje é um dos melhores campeonatos de automobilismo do mundo. Isso, se não for o melhor de todos.

Comentários

  • Rodrigo me desminta se estiver enganado, mas a prova de Sarthe tambem nao foi adiantada em função da EuroCopa em França???

  • Disse tudo, Rodrigo!!!
    Titio-avô Bernie já passou da hora de ir pro asilo, e tio Todt alisando as madeixas brancas do velho… E nisso, nesse ego desmedido e senil do velho Bernie em achar que a F-1 é aquela dos tempos em que ele era o “cara” que fazia a categoria ser a top-1, mas que de burrada em burrada em que ele faz e o resto da turma só endossa (FIA, equipes, pilotos, imprensa…) está matando a categoria, e não satisfeito com isso, quem sacanear com quem está fazendo o dever de casa direitinho, como a WEC…
    Vamos ver como vai ser dar essa ameaça de mais uma queda de braço no meio do automobilismo…
    E como bem diz você: parabéns aos envolvidos!!!

  • Concordo 100% com o que você disse Rodrigo!
    Aquele lance que atrapalhou o Campeonato de Protótipos no inicio dos anos 90, dizem ter o “dedo” da velha raposa, que era vice- presidente da FIA na época.
    O mesmo dizem quando a CART começou a se popularizar, começando a fazer mais provas fora dos EUA, ele teria feito um acordo com o presidente do circuito de Indianápolis, que estava insatisfeito, e isto resultou em uma cisão na categoria.
    Semana passada, ele andou falando na necessidade de uma ditadura dele na F-1, que democracia não funciona, já há chefes de equipe insatisfeitos, querendo sua saída.
    Precisamos de paciência, uma hora ele sai, ninguém é eterno.

  • O WEC sempre foi minha categoria preferida, depois a NASCAR de alguns para cá, então a F1 ( Só tive interesse nela na época do Nelson ) que fique com seu marasmo todo correndo lá na Asia naqueles circuitos horriveis ou acabe de vez;

  • So ta precisando de melhorar o grid dos GTs…termos Audis, Mercedes-Benzs, BMWs como as otimas series da Blancpain.

  • Realmente não tem como a maior corrida do mundo e que tem as duas maiores empresas automobilísticas do mundo (Toyota e Volkswagen) investindo milhões, ser tratada com recursos políticos dignos de Tony George.

  • Eu cresci assistindo a F1, acompanhei algumas corridas e vitórias do Senna e então sua morte com meus poucos anos de idade. Ainda na infância assistia o Schumacher (minha referência após o Senna), Barrichelo “esperança nacional” haha e até então a F1 era o automobilismo pra mim. Era só o que a Globo transmitia, era só o que a geração da velha guarda (pai, tio, avô) acompanhava e muitos ainda insistem na fórmula 1, eu respeito, óbvio… Mas aí você entra na adolescência e começa a questionar as coisas rsrsrs, no meu caso a internet, videogame começam a influenciar e eu descobri Le Mans, Gran Turismo, WRC… Muito bem lembrado o tradicionalismo de Le Mans Rodrigo, como pode uma categoria tão antiga hoje ser a referência em tecnologia nas pistas, além dessa competitividade e o risco que as categorias de GT apresentam para os LMP1 por exemplo é que fazem o WEC pra mim, junto com o WRC, as melhores categorias do automobilismo.

  • Aqui na Terra da Banana, não sofremos muito com isso, pois as 24 horas não são transmitidas na integra, apenas as primeiras e últimas horas. Por isso não gera tanto problema assim com a F1, e nem com as 500 milhas.

    Aliás, nem a F1 e 500 Milhas sofrem problemas, pois os horários não são conflitantes.

    Agora lá fora, onde acredito eu que alguns canais transmitem as 24 horas inteira, aí sim é pau pra quebrar!!!

    A ACO está coberta de razão, e Bernie só tá contribuindo para queimar ainda mais a imagem já desgastada da F1.

    Aproveitando, Mattar, o Fox poderia passar as 24 horas inteira, hein???

    No período noturno, nem precisaria de narração, deixa só o áudio da transmissão. Nas outras horas, um rodízio entre narradores e comentarista por um tempo seria sensacional!!!

    Acho, e me corrija se estiver errado, que seria a primeira vez na TV brasileira que esse feito ocorreria…

    Certo?

  • E desde quando o Bernie Ecclestone é honesto né verdade? Esse quer prejudicar todo mundo para que a “sua” categoria sempre esteja na frente. Funcionou durante um bom tempo as peripércias deste senhor, mas nos últimos anos tem dado um tiro pior que o outro. Daqui a pouco ACO e FIA se desentendem de novo e se separam.