Avant-premiére das 24h de Le Mans

13244174_1200211076678217_7343239375139143617_o
A Rebellion Racing fez testes em Monza como preparação para as 24h de Le Mans (Foto: Stefano Ciabattoni/Monza Motorsport)

RIO DE JANEIRO – Desde ontem, o circuito italiano de Monza é palco de testes coletivos de preparação para as 24h de Le Mans. Antes da viagem das equipes e dos equipamentos para a França, já que no primeiro fim de semana de junho será realizado o Journée Test, muitos carros ganharam mais quilometragem e os pilotos, mais horas de voo numa pista que – se não reproduz tudo o que há em Sarthe – é bastante veloz.

Das equipes LMP1, andaram os times não-oficiais (a Toyota treinou em Spa-Francorchamps com seu pacote aerodinâmico específico para Le Mans e a Porsche fez um teste de 30 horas no circuito espanhol de Motorland Aragón) – a ByKolles e a Rebellion buscaram evoluir seus bólidos. Aliás, o time suíço – que tem Nelsinho Piquet entre os confirmados na prova francesa – vai para as 24h de Le Mans empolgado com os dois pódios alcançados em Silverstone e na etapa da Bélgica. Como curiosidade, a ByKolles levou o protótipo Lola B12/80 que correu no WEC com as cores da Lotus (lembram?).

Outros três carros com pilotos brasileiros inscritos andaram em Monza: o Ligier JS P2 da RGR Sport by Morand teve a companhia do bólido da Tequila Patrón ESM – já sem a pintura característica do time estadunidense – e o bólido com motor HPD da Michael Shank Racing. Foi a primeira experiência da escuderia em terras europeias: o carro #49 será guiado por Oswaldo Negri, John Pew e Laurens Vanthoor, que se revezaram ao volante nesta terça-feira. O carro – que não é o mesmo que disputará a etapa de Detroit do IMSA Weather Tech SportsCar Championship – é o mesmo que Pipo Derani guiou (e venceu) nas 24h de Daytona e 12h de Sebring.

13248449_1200211566678168_4723949912804651502_o
A Aston Martin Racing vai andar no circuito italiano até sexta-feira (Foto: Stefano Ciabattoni/Monza Motorsport)

Também a Panis-Barthez Competition esperava treinar em Monza com seu Ligier JS P2 Nissan, mas o carro não tinha ficado pronto a tempo e deveria entrar na pista nesta quarta. E dois bólidos da LMGTE-PRO foram vistos na pista italiana: o Ford GT EcoBoost da equipe Chip Ganassi Racing e o Aston Martin Vantage V8 GTE da Aston Martin Racing – que ficará no traçado pelo menos até sexta-feira, muito embora haja pilotos do time oficial de fábrica do construtor britânico inscritos para a disputa da clássica 24h de Nürburgring, neste fim de semana.

Comentários