Campeão volta às vitórias no V8 Supercars e Lowndes assume liderança

winterbottom-630x354
Finalmente, a primeira de “Frosty” na temporada 2016!

RIO DE JANEIRO – Fim de semana de novidades na rodada do V8 Supercars disputada no circuito de Barbagallo Raceway, em Perth: o atual campeão Mark “Frosty” Winterbottom conquistou sua primeira vitória na temporada 2016 e também do Ford FG X Falcon – após uma luta renhida com o Volvo S60 do neozelandês Scott McLaughlin, que vem brigando pela liderança da classificação. Apesar do triunfo, “Frosty” baixou uma posição na tabela e está em quarto – até porque na prova #1 ele não passou da 22ª posição, deixando pontos importantes pelo caminho.

O novo líder da temporada é Craig Lowndes, que na primeira corrida de Barbagallo liderou um histórico 1-2-3 da equipe Red Bull Racing Australia – beneficiando-se para isso de uma estratégia com dois pit stops, um a mais que os adversários – tendo Shane Van Gisbergen em segundo e Jamie Whincup, que até antes dessa etapa comandava a classificação, em 3º lugar. O piloto do carro #888 terminaria por amargar a 11ª posição na prova #2, resultado que igualmente lhe custou caro. Mas a diferença entre líder e vice-líder não é tão grande assim: 42 pontos apenas separam os rivais e colegas de equipe.

 A Nissan continua numa campanha bastante modesta e o 5º lugar de Rick Kelly na prova #2 de Barbagallo foi o melhor resultado da marca nipônica na pista e a melhor performance após o 2º posto de Michael Caruso na prova de fundo da Clipsal 500, na abertura do certame. Aliás, Caruso conseguiu seu segundo top 10 do ano e o piloto, que começou o campeonato na frente, já despencou para 10º na pontuação.

A próxima rodada do V8 Supercars será em Winton, nos dias 21 e 22.

Classificação do campeonato:

1. Craig Lowndes (Holden) – 894 pontos
2. Jamie Whincup (Holden) – 852
3. Scott McLaughlin (Volvo) – 846
4. Mark Winterbottom (Ford) – 816
5. Shane Van Gisbergen (Holden) – 803
6. Will Davison (Holden) – 756
7. Garth Tander (Holden) – 709
8. James Courtney (Holden) – 678
9. Rick Kelly (Nissan) – 621
10. Michael Caruso (Nissan) – 615

Comentários

  • Rodrigo,

    Novamente tivemos um grande fim de semana na V8, desde a classificação da prova 1 que devido a chuva embaralhou o grid, que resultou em estratégias diferenciadas na respectiva prova, em que Lowndes faturou com uma brilhante estratégia de 2 paradas ao invés da parada única que Whincup e SGV fizeram, foi emocionante ele vindo lá de trás para se recuperar e faturar a prova. Aliás não só ele, os Volvos fizeram o mesmo e recuperaram terreno perdido por causa da classificação que os obrigou a largar lá a trás…

    Na prova 2, novamente a estratégia marcou, só que agora quem ficou com a de parar menos – apenas duas vezes ao invés das 3 da maioria – acabou se beneficiando, “Frosty e Scotty foram os que se deram melhor, e por pouco Scotty não faturou a corrida… mais uma volta e creio que teríamos um vencedor diferente!

    O que importa é que o campeonato anda muito embolado, não temos até agora um favorito ao título! E isso é excelente!!!!!!

    obs: a informação sobre a estratégia do Lowndes está errada viu, ele fez duas paradas (molhado – seco – seco) contra uma dos seus companheiros (molhado – seco).