Direto do túnel do tempo (327)

HenriToivonen_05

RIO DE JANEIRO – Dia 2 de maio de 1986. Naquela data, o automobilismo perdeu um dos mais promissores pilotos de todos os tempos no World Rally Championship – até hoje lembrado e celebrado: o finlandês Henri Toivonen e seu navegador, o ítalo-estadunidense Sergio Cresto, perderam o controle do seu Lancia Delta S4 no Tour de Corse, o Rali da Córsega, durante uma das especiais.

O carro caiu numa ravina e explodiu como uma bomba. Morte instantânea de piloto e copiloto. E o que restou foi a carcaça calcinada do carro. Toivonen tinha 29 anos e disputou apenas 40 provas no WRC, com três vitórias, nove pódios e 185 triunfos em etapas especiais. O finlandês, antes de defender a equipe Lancia Martini, passou pela Talbot, Opel e Porsche, sempre com muito brilho.

A tragédia do Tour de Corse marcou o fim da linha dos carros enquadrados no Grupo B, que eram extremamente velozes, por determinação expressa do presidente da FIA Jean-Marie Balestre. O primeiro aviso fora dado no Rali de Portugal, quando o piloto Joaquim Santos se precipitou contra um grupo de espectadores, matando três pessoas e ferindo mais de 30. Numa prova de segunda importância, o então piloto de Fórmula 1 Marc Surer entrou com tudo num poste e feriu-se gravemente. Seu navegador não resistiu e morreu. A carreira de Surer nunca mais seria retomada.

Na foto que ilustra o post, Toivonen e Cresto conduzem o Delta S4 instantes antes do acidente fatal na Córsega.

Há 30 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • As mortes foram, e sempre serão, trágicas. Mas poucas coisas no esporte foram tão adrenalizantes quando o Grupo B do WRC.

    Aliás, em diversas outras categorias (F-1 e Endurance incluídas), a década de 1980 foi das mais emocionantes no esporte a motor, com aqueles maravilhosos carros turbo que buscavam, unicamente, potência e desempenho.

    Saudades….

  • Eu me lembro dele, sempre citado na Autosprint que eu comprava semanalmente e ficava impaciente quando atrasava. O ítalo americano Sergio Crest tambem era muito competente como navegador. Uma lástima para o esporte automotivo.

  • Henri toivonen dizem que seu kart foi comprado pelos pais de Mika Hakkinen. piloto muito arrojado de estilo próprio, particularmente nunca vi um carro sendo pilotado com o radiador exposto e pendurado só heni era capaz disso , em 1986 fez uma volta no circuito de Estoril com mítico lancia delta (se não me engano o primeiro carro a possuir compressor volumétrico e turbo no mesmo motor) e no gp de f1 daquele ano este tempo lhe daria na 6 posição no grid.

  • Muito bem lembrado, excelente post! De fato foi uma época marcante do WRC, com carros muito potentes e espetaculares, mas também bastante perigosos, já que a brutal aceleração dos carros superava a reação de muitos pilotos, que sofriam o chamado “efeito túnel”.
    Ainda sobre rally, sugiro ao Rodrigo Mattar que publique algo sobre o Rally Internacional de Erechim (válido pelos campeonatos Sul Americano, Brasileiro e Gaúcho), que será disputado daqui a menos de duas semanas e já conta com mais de 60 inscritos de 5 diferentes países, incluindo muitas duplas brasileiras, conforme poderão conferir neste link:
    http://www.rallybrasileiro.com.br/velocidade/campeonatos/2015/brasileiro/cinco-paises-ja-estao-garantidos-no-grid-do-rally-erechim. Abraços!

  • Fora a tragédia, esse Lancia Delta S4 e também o S5 foram carros espetaculares. Potência brutal na tração traseira chegando lamber a casa dos 300km/h.

  • Agradeço também ao Vagner pelo relevante vídeo (que eu não conhecia) e ao Marchi, relembrando sobre a incrível velocidade final que o S4 podia atingir, pois em sua fase de maior desenvolvimento superou os 600 HP. A observar, somente o fato de que ele era dotado de tração integral, em substituição ao Lancia 037 de tração traseira.
    Finalizando esta mensagem e voltando ao Rally Internacional de Erechim, mencionado em meu post anterior, segue abaixo notícia publicada hoje no site da revista argentina Corsa sobre a participação de Marcos Ligato (7º colocado na recente etapa do WRC Argentina 2016) na referida prova brasileira do Campeonato Sul Americano de Rally. O piloto argentino disputará a tradicional competição gaúcha ao volante de um Skoda Fabia R5, entre diversos outros inscritos na categoria onde se enquadram os carros da WRC2.
    http://www.corsaonline.com.ar/2016/05/04/N-19247-ligato-en-el-rally-de-erechim.php