Direto do túnel do tempo (328)
RIO DE JANEIRO – Dia 13 de setembro de 1987. Naquela ocasião, no circuito belga de Spa-Francorchamps, um piloto brasileiro entrava para a história como o primeiro a ganhar um Mundial de Pilotos que não fosse de Fórmula 1 – o que, aliás, perduraria até o título de Nelsinho Piquet na Fórmula E. Refiro-me à façanha de Raul Boesel, que a bordo do Jaguar XJR-8 do time de Tom Walkinshaw, levava o campeonato na prova de 1000 km, nona e penúltima do calendário.
Raul, que formou parceria no início do ano com o estadunidense Eddie Cheever – inclusive venceram juntos os 1000 km de Jerez, na Espanha, correu também com John Nielsen e também Jan Lammers no carro #4 com as cores do cigarro Silk Cut. Como Cheever tinha compromissos na F1 com a Arrows, Raul foi somando mais pontos sozinho do que todo mundo. Por isso, a estratégia do dono da equipe foi inscrever o brasileiro nos três carros que a Jaguar alinhou para Spa, incluindo o extra para Martin Brundle e Johnny Dumfries, no qual Raul pouco – ou nada – andou durante todo o fim de semana.
O líder do campeonato entraria no carro que estivesse melhor colocado e, por coincidência, era justamente o #6 que vinha à frente. E foi assim que Boesel chegou ao título, até hoje inédito, do Mundial de Endurance – à época conhecido como FIA World Sports Prototype Championship.
Raul venceu quatro provas com o Jaguar no ano do título. Foram as últimas antes do triunfo de Lucas Di Grassi nas 6h de Spa-Francorchamps neste sábado. E além deles, só Nelson Piquet ganharia uma prova do Mundial – os 1000 km de Nürburgring em companhia de Hans-Joachim Stuck numa BMW M1 Procar, no ano de 1981.
Há 29 anos, direto do túnel do tempo.
Maurício sou um grande fã do seu blog, mas fiquei na dúvida, Ricardo Zonta não foi campeão da FIA GT em 1998?
Primeiro lugar, meu nome NÃO É Maurício.
Segundo, FIA GT é oriunda do BPR e era o Mundial de Grã-Turismo.
Terceiro, o WEC tem sua gênese no Mundial de Resistência que perdurou de 1953 a 1992.
Acho que ele te confundiu com o ator….hehehe….alias, sao parentes???
Não sei.
Esses protótipos dos anos 80 eram brutais , pode-se dizer que as duas chicanes da Hunaudieres existem por causa deles.
Rodrigo , à propósito , será que existe alguma chance do WEC correr em Monza???
Um abraço!!!
Não. Nenhuma chance por enquanto do WEC em Monza. Mas seria sensacional.
Até a prova da TCR International Series que estava marcada pra Monza foi alterada para Imola…será corrida no final desse mes…creio eu.
Cara, apreciava muito a categoria e a briga dos aspiradões como os v-12 Jaguar contra os turbo como o Porsche 956 e o Sauber Mercedes. O Visual destes carros era bem matador e o Mundial era também um sucesso de publico.
Ai a FIA veio atrapalhar em 91, especificando um motor com base no 3,5l aspirado da F-1 , parece que os fabricantes perderam o interesse e aconteceu o que sabemos.
Ouvi dizer que tem o dedo de Bernie nisso dai , ele não queria um concorrente da F-1 e que prejudicasse seus interesses comerciais.
Infelizmente Boesel não venceu Le Mans, quem sabe o Di Grassi este ano?
Que protótipo fantástico! Sempre achei o Raul Boesel um cara que não teve o valor reconhecido pelo grande publico… depois da F-1, veio correr na f-2 sudamericana, ganhou corrida e soube se reinventar na Indy, Mundial de Protótipos, IMSA… Se não me engano, foi com esse carro que ele ganhou as 24 horas de Daytona…
Exatamente. Ele venceu não com esse carro, mas com o XJR-9 atualizado para a especificação IMSA.
Esta categoria era interessante à época, o Raul deveria ter perseverado nela e não tentar novamente a Fórmula Indy.
Talvez ele tivesse tido um deslanchar melhor na carreira.
Pergunta até meio idiota Rodrigo, mas como era o pit stop desse Jaguar com essas rodas traseiras cobertas, elas tinham algum tipo de porta pantografica?
Não. As calotas eram removidas e depois recolocadas.
Este carro é sensacional, eu como admirador de jogos de corrida, conheci este veículo a partir da série “Gran Turismo” para o Playstation. Tem um video dele correndo por esses dias em Spa Francorchamps, o som do motor é sensacional…
https://www.youtube.com/watch?v=FySVg4POF4Y