Direto do túnel do tempo (331)

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RIO DE JANEIRO – Já que as Elf-Honda de André de Cortanze foram assunto aqui no blog, aí está Ron Haslam a bordo da Elf-Honda 4, no Mundial de Motovelocidade de 1987, na classe 500cc.

A moto projetada pelo engenheiro francês tinha o conceito “Hub Center Steering”, igualmente adotado – como bem observou um leitor do blog – numa máquina de rua, a Bimota Tesi.

Esse sistema atuava com dois braços oscilantes, separando o direcionamento de forças da motocicleta – quer fosse na suspensão, quer fosse na frenagem. E é totalmente o inverso das motocicletas convencionais, que trabalham com garfos e bengalas, onde os princípios atuam e interferem uns nos outros. A perda de estabilidade em frenagens é drástica. Efeito minimizado com os braços oscilantes que a Elf-Honda 4 apresentava na seção dianteira, que evitavam que a dianteira “afundasse” nas frenagens. Mas poderia haver inconvenientes, especialmente no esterço da roda.

O “Hub Center Steering”, embora seja um sistema antigo, uma vez que o projeto foi apresentado há bem mais de três décadas, foi pouquíssimo utilizado em modelos para uso urbano. Além da Bimota Tesi, somente a Yamaha GTS 1000 adotou esse modelo revolucionário de suspensão, logo abandonado.

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Muitas tecnologias utilizadas através dos tempos em carros e motos têm origem remota, e é importante “guardar” certos desenvolvimentos para o tempo certo, em que recursos e materais se tornem viáveis.

    Um exemplo marcante é a transmissão toroidal continuamente variável (CVT) desenvolvida por empresas japonesas lideradas pela NSK (engenheiro Hisashi Machida), que buscaram casos anteriores, fracassados, nos EUA. Esta história foi inlcusive tema de um especial da Discovery Channel

    Bacana a lembrança das Elf.

  • Rodrigo, essa da foto é a Elf3, usada por Ron Haslam na temporada de 1986 e que usava o motor v3 da Honda NS 500.
    A Elf4 foi usada em parte da temporada de 1987 e em toda a temporada de 1988 pelo mesmo Ron Haslam, mas já tinha o motor v4 da Honda NSR 500.