MENU

12 de maio de 2016 - 13:27Fórmula 3

Melou!

JMD-NelsonPiquet-20151119-1

Não adiantou: mesmo após apelo, Nelsinho Piquet não disputará a rodada do Europeu de Fórmula 3 em Pau (Foto: José Mário Dias/Piquet Sports)

RIO DE JANEIRO - Deu ruim, como dizem no popular. Nelsinho Piquet foi vetado pela FIA para disputar a rodada tripla de Pau do Campeonato Europeu de Fórmula 3 neste fim de semana.

Segundo a entidade, a participação do piloto de 30 anos é “contrária ao espírito do campeonato”. Parece que baixou um quê de CBA no autor do veto, ninguém menos que Stefano Domenicali. O ex-chefão da Ferrari na Fórmula 1 ocupa hoje um cargo executivo na entidade máxima do desporto automobilístico.

“Devemos ter em mente o espírito do campeonato, como um dos principais passos na escada para a F1. Assim, decidimos que não poderíamos aceitar o pedido apresentado pela Carlin. Nesta temporada, a FIA introduziu novos critérios de elegibilidade com a intenção específica para definir as características do campeonato de F3 Europeia com mais precisão. A decisão de hoje é uma consequência lógica dessas medidas”, justificou o italiano.

“Não podemos negar que ficamos satisfeitos que um piloto com o talento e as conquistas de Nelson Piquet Jr. manifestou o desejo de competir em uma rodada do Europeu de F3 da FIA em um circuito de prestígio, como o de Pau.”

Ao mesmo tempo em que apedreja, Domenicali acaricia. Mas a decisão, por mais que tenha justificativa, é polêmica. Nelsinho poderia correr sem marcar nenhum ponto no campeonato. Que mal haveria nisto? E cabe lembrar que seu pai, Nelson Piquet, já tricampeão mundial e com 44 anos de idade, andou na Fórmula 3 Sul-Americana em 1997 e 1998.

Definitivamente, os tempos eram outros. E os critérios, também.

24 comentários

  1. Marchi disse:

    Quem perde é o automobilismo. Não só por causa do Piquet Jr., mas para uma possível tendência. A troca de experiência seria uma soma e não uma contrária ao “espirito do campeonato”.

    Escada para F1? Quando male má entra um piloto novo por ano e este entrou porque tem grana para bancar o assento. Os europeus perderam a mão para fazer negócio. A F3 é um campeonato que deveria ser autossuficiente e não visto como a sombra da F1.

    A Ferrari foi apenas um furo no casco. Esse cara quer naufragar o navio por inteiro.

  2. Alexandre Quintão disse:

    Perdemos uma excelente oportunidade de ver dois Piquets nos degraus mais altos do pódio numa mesma corrida. Obviamente, com Nelsinho em 1º.

  3. Alvaro Ferreira disse:

    Nossa, mas que tempos mais chaaaaaaatos são esses que estamos vivendo! É muita cartolagem, muita regrinha, muito mau humor, muita palhaçada travestida de critério.
    O cara quer correr, deixa correr, pombas! Que saudades da velha Fórmula 2, em que a pilotaiada da F1 corria junto com os aspirantes a subir de degrau (e tomavam pau, às vezes). E olha que estou falando de uns certos Clark, Stewart, Hill, Rindt, por aí… Corrida de verdade.

  4. Felipe disse:

    Tem muitas categorias de alto nível por aí, o Nelsinho que procure um canto pra ele!

    • Gabriel Medina, O outro disse:

      Mas Nelsinho já tem o canto dele, ou melhor, vários cantos.

      • Felipe disse:

        Ué, então ele aproveita o que tem, ninguém é obrigado a estender tapete vermelho pra ele, são as regras da F3 ele que aceite!

      • Gabriel Medina, O outro disse:

        Não são regras, Felipe. Se fossem, não teria sido pauta de uma reunião e de um posterior decisão do comitê de monopostos da FIA.

      • Felipe disse:

        Nelsinho tem uma graduação muito alta, por isso ele foi vetado e a F3 é um campeonato de base!

  5. Gabriel Medina, O outro disse:

    E quanto a aqueles pilotos que ficam 4, 5 anos na Gp2, elas também não ferem o proposito original do campeonato? Até na Euro F3, o Rosenqvist não foi campeão no ano passado depois de anos e anos?

    Ficar eternamente, pode; Sair, se profissionalizar e voltar para uma corrida avulsa, não.

  6. Paulo Pinto disse:

    Stefano Domenicali, o ex-chefe da Ferrari, que em 2008 perdeu o campeonato devido à lambança na mangueira de abastecimento, num pit stop tumultuado por causa de um safety-car, provocado pelo acidente teatral de Nelsinho Piquet?

    Sei.

  7. antonio seabra disse:

    Essa tentativa do Nelsinho poderia ter algumas motivações diferentes:

    1 – Mostrar pra todo mundo que ele anda bem de qualquer negocio que tenha 4 rodas.

    2 – Ajudar o irmão a acertar o carro e “mostrar” o caminho. E pode até ter sido ideia do pai, já que Pedro tá custando a certar a mão na Europa.

    3 – Talvez mostrar pro pai, que vive dizendo que o Pedro é o mais bem dotado da familia, , que ele está errado….

    Antonio

  8. Diogo disse:

    O que eu ficaria contente de ver o Nelsinho correndo era a Indy 500. Faltam três semanas para a prova. Não dá tempo de arrumar uma vaguinha?

  9. Filipe disse:

    Rodrigo, você puxa sardinha demais pra Piquezada. Sejamos objetivos:

    - Colocar um profissional pra correr numa categoria formadora seria o mesmo absurdo que colocar o Corinthians profissional para disputar a Copa São Paulo: distorce completamente a competição e o foco da formação, além de potencialmente comprometer a transparência do resultado da competição, já que você insere um fator de impacto imprevisível.

    “Ah, mas ele podia correr sem marcar pontos”

    Mas os pilotos que disputam o campeonato e que podem ser prejudicados porque um diletante foi curtir o fim de semana lá? Como fica se ele prejudicar alguém que pode levar a corrida, ir pro pódio, ou perder o campeonato no fim do ano por míseros pontos?

    “Piquet pai correu na Sulamericana aos 44″

    É, correu. Mas automobilismo sul-americano já era uma zona na época, e a participação dele foi um absurdo. E, se eu não me engano, a F Sul-americana já ia bem mal das pernas e, quando ele correu, tinha meia-dúzia de gato pingado no grid.

    • Rodrigo Mattar disse:

      Eu puxo a sardinha pros Piquet? Tá bom então.

      Tento argumentar de forma prática, mostrando exemplos e você acha que é Piquetismo. Melhor deixar quieto.

      Nelsinho diletante? Você enlouqueceu. Onde um piloto campeão da F-E e atual 4º no WEC, com graduação PLATINA, é diletante, rapaz?

    • Igor Fonseca disse:

      Nelsinho diletante…. esse Felipe deve ser mais um desses que só enxergam Fórmula 1 pra ta dizendo uma besteira dessas, vc acha o que? Vai dizer que o Di Grassi é “diletante” tbm? Francamente né.

  10. Eduardo disse:

    Os pilotos da F3 euro são de alto nível e não tremeriam nem contra a elite da F1, seria diferente se fosse uma categoria amadora.

  11. Eduardo disse:

    Schumacher já consagrado disputou o mundial de Kart e não venceu.

  12. Fernando Kesnault disse:

    Antes de qualquer discussão ha um artigo no regulamento que proibe a participação de pilotos com muita experiencia…entao acabou a discussao e mandem o Nelson Piquet Junior passear noutra zona….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>