Melou!
RIO DE JANEIRO – Deu ruim, como dizem no popular. Nelsinho Piquet foi vetado pela FIA para disputar a rodada tripla de Pau do Campeonato Europeu de Fórmula 3 neste fim de semana.
Segundo a entidade, a participação do piloto de 30 anos é “contrária ao espírito do campeonato”. Parece que baixou um quê de CBA no autor do veto, ninguém menos que Stefano Domenicali. O ex-chefão da Ferrari na Fórmula 1 ocupa hoje um cargo executivo na entidade máxima do desporto automobilístico.
“Devemos ter em mente o espírito do campeonato, como um dos principais passos na escada para a F1. Assim, decidimos que não poderíamos aceitar o pedido apresentado pela Carlin. Nesta temporada, a FIA introduziu novos critérios de elegibilidade com a intenção específica para definir as características do campeonato de F3 Europeia com mais precisão. A decisão de hoje é uma consequência lógica dessas medidas”, justificou o italiano.
“Não podemos negar que ficamos satisfeitos que um piloto com o talento e as conquistas de Nelson Piquet Jr. manifestou o desejo de competir em uma rodada do Europeu de F3 da FIA em um circuito de prestígio, como o de Pau.”
Ao mesmo tempo em que apedreja, Domenicali acaricia. Mas a decisão, por mais que tenha justificativa, é polêmica. Nelsinho poderia correr sem marcar nenhum ponto no campeonato. Que mal haveria nisto? E cabe lembrar que seu pai, Nelson Piquet, já tricampeão mundial e com 44 anos de idade, andou na Fórmula 3 Sul-Americana em 1997 e 1998.
Definitivamente, os tempos eram outros. E os critérios, também.
Quem perde é o automobilismo. Não só por causa do Piquet Jr., mas para uma possível tendência. A troca de experiência seria uma soma e não uma contrária ao “espirito do campeonato”.
Escada para F1? Quando male má entra um piloto novo por ano e este entrou porque tem grana para bancar o assento. Os europeus perderam a mão para fazer negócio. A F3 é um campeonato que deveria ser autossuficiente e não visto como a sombra da F1.
A Ferrari foi apenas um furo no casco. Esse cara quer naufragar o navio por inteiro.
Domenicali mostrando, mais uma vez, que o automobilismo está entregue a ineptos.
Perdemos uma excelente oportunidade de ver dois Piquets nos degraus mais altos do pódio numa mesma corrida. Obviamente, com Nelsinho em 1º.
Nossa, mas que tempos mais chaaaaaaatos são esses que estamos vivendo! É muita cartolagem, muita regrinha, muito mau humor, muita palhaçada travestida de critério.
O cara quer correr, deixa correr, pombas! Que saudades da velha Fórmula 2, em que a pilotaiada da F1 corria junto com os aspirantes a subir de degrau (e tomavam pau, às vezes). E olha que estou falando de uns certos Clark, Stewart, Hill, Rindt, por aí… Corrida de verdade.
Tem muitas categorias de alto nível por aí, o Nelsinho que procure um canto pra ele!
Mas Nelsinho já tem o canto dele, ou melhor, vários cantos.
Ué, então ele aproveita o que tem, ninguém é obrigado a estender tapete vermelho pra ele, são as regras da F3 ele que aceite!
Não são regras, Felipe. Se fossem, não teria sido pauta de uma reunião e de um posterior decisão do comitê de monopostos da FIA.
Nelsinho tem uma graduação muito alta, por isso ele foi vetado e a F3 é um campeonato de base!
E quanto a aqueles pilotos que ficam 4, 5 anos na Gp2, elas também não ferem o proposito original do campeonato? Até na Euro F3, o Rosenqvist não foi campeão no ano passado depois de anos e anos?
Ficar eternamente, pode; Sair, se profissionalizar e voltar para uma corrida avulsa, não.
Esse pilotos que ganham campeonatos por se eternizar numa categoria de base raramente fazem sucesso quando sobem de categoria,.
Stefano Domenicali, o ex-chefe da Ferrari, que em 2008 perdeu o campeonato devido à lambança na mangueira de abastecimento, num pit stop tumultuado por causa de um safety-car, provocado pelo acidente teatral de Nelsinho Piquet?
Sei.
Daqui a pouco vai ter alguém falando “parem com as teorias conspiratórias”…
que nada, é a boa e velha vingança mesmo. ou vendetta, como diria o domenicalli
Pára, perdeu por conta da mangueira, ponto. Desastre da Ferrari.
Essa tentativa do Nelsinho poderia ter algumas motivações diferentes:
1 – Mostrar pra todo mundo que ele anda bem de qualquer negocio que tenha 4 rodas.
2 – Ajudar o irmão a acertar o carro e “mostrar” o caminho. E pode até ter sido ideia do pai, já que Pedro tá custando a certar a mão na Europa.
3 – Talvez mostrar pro pai, que vive dizendo que o Pedro é o mais bem dotado da familia, , que ele está errado….
Antonio
Ele só quer andar, quem acerta o carro pro Pedro é o engenheiro de pista dele.
O que eu ficaria contente de ver o Nelsinho correndo era a Indy 500. Faltam três semanas para a prova. Não dá tempo de arrumar uma vaguinha?
Rodrigo, você puxa sardinha demais pra Piquezada. Sejamos objetivos:
– Colocar um profissional pra correr numa categoria formadora seria o mesmo absurdo que colocar o Corinthians profissional para disputar a Copa São Paulo: distorce completamente a competição e o foco da formação, além de potencialmente comprometer a transparência do resultado da competição, já que você insere um fator de impacto imprevisível.
“Ah, mas ele podia correr sem marcar pontos”
Mas os pilotos que disputam o campeonato e que podem ser prejudicados porque um diletante foi curtir o fim de semana lá? Como fica se ele prejudicar alguém que pode levar a corrida, ir pro pódio, ou perder o campeonato no fim do ano por míseros pontos?
“Piquet pai correu na Sulamericana aos 44”
É, correu. Mas automobilismo sul-americano já era uma zona na época, e a participação dele foi um absurdo. E, se eu não me engano, a F Sul-americana já ia bem mal das pernas e, quando ele correu, tinha meia-dúzia de gato pingado no grid.
Eu puxo a sardinha pros Piquet? Tá bom então.
Tento argumentar de forma prática, mostrando exemplos e você acha que é Piquetismo. Melhor deixar quieto.
Nelsinho diletante? Você enlouqueceu. Onde um piloto campeão da F-E e atual 4º no WEC, com graduação PLATINA, é diletante, rapaz?
Nelsinho diletante…. esse Felipe deve ser mais um desses que só enxergam Fórmula 1 pra ta dizendo uma besteira dessas, vc acha o que? Vai dizer que o Di Grassi é “diletante” tbm? Francamente né.
Os pilotos da F3 euro são de alto nível e não tremeriam nem contra a elite da F1, seria diferente se fosse uma categoria amadora.
Schumacher já consagrado disputou o mundial de Kart e não venceu.
Antes de qualquer discussão ha um artigo no regulamento que proibe a participação de pilotos com muita experiencia…entao acabou a discussao e mandem o Nelson Piquet Junior passear noutra zona….