Os 180 nomes das 24h de Le Mans

Porsche 919 Hybrid, Porsche Team, Start

RIO DE JANEIRO – Está definido o plantel para a 84ª 24h de Le Mans, que acontece entre os dias 18 e 19 de junho no lendário circuito de Sarthe, na França. Serão cento e oitenta pilotos de 28 nações, dos quais 33 novatos. A Grã-Bretanha é o país com o maior número de participantes – 38 no total, contra 29 da anfitriã França e 22 dos EUA.

O Brasil terá seis representantes e merecia ter sete. Daniel Serra, contudo, não poderá disputar sequer o treino obrigatório para os novatos porque há uma coincidência de datas entre o Journée Test e a Stock Car Brasil. A decisão da Ferrari por Matteo Malucelli na vaga restante da Risi Competizione é tão ridícula quanto incompreensível. Não é porque o Daniel é brasileiro que estou defendendo a opção por escolhê-lo. Talento por talento, ele está anos luz à frente de Malucelli. Mas há decisões que fogem à esfera desportiva e competitiva, incluindo também o patriotismo. Mas se eu sou o Giuseppe Risi, escolheria Daniel sem pestanejar. Aquilo que o italiano fez nas 24h de Daytona de 2014, no acidente com Memo Gidley, é inconcebível e imperdoável.

Os últimos nomes foram rapidamente anunciados ao longo da semana que passou. As vagas que restavam foram preenchidas por escolha da Ferrari: Alessandro Pier Guidi e Andrea Bertolini foram indicados para as vagas das 488 GTE da AF Corse que disputam o Mundial de Endurance (FIA WEC). Na Dempsey-Proton, o piloto júnior da Porsche Philipp Eng, campeão da Porsche Supercup em 2015, foi indicado para dividir o #77 com Richard Lietz e Michael Christensen, uma vez que Wolf Henzler foi mantido na tripulação da KCMG para repartir o #78 com Joël Camathias e Christian Ried.

A grande novidade da lista de inscritos é o retorno de Johnny O’Connell: o veterano estadunidense foi confirmado para fazer sua primeira 24h de Le Mans em seis anos. O piloto de 53 anos ganhou quatro vezes a prova em subcategorias, sempre pela Corvette. E é justamente num C7-R inscrito pelo Team AAI que ele regressa junto a Mark Patterson – o mais velho entre os 180 confirmados – e o novato em Sarthe Oliver Bryant.

Além dos cinco pilotos que disputaram as duas primeiras provas do WEC em Silverstone e Spa-Francorchamps, o sexto representante do país será Oswaldo Negri, que aos 50 anos finalmente fará sua primeira apresentação em Sarthe, junto a John Pew e Laurens Vanthoor num Ligier JS P2 HPD.

A lista completa de inscritos das 24h de Le Mans 2016 é esta:

LMP1

#1 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Mark Webber/Brendon Hartley/Timo Bernhard

#2 PORSCHE TEAM DEU
Porsche 919 Hybrid (M)
Neel Jani/Romain Dumas/Marc Lieb

#4 BYKOLLES RACING TEAM AUT
CLM P1/01 AER (D)
Simon Trummer/Pierre Kaffer/Oliver Webb

#5 TOYOTA GAZOO RACING JPN
Toyota TS050 Hybrid (M)
Sebastién Buemi/Anthony Davidson/Kazuki Nakajima

#6 TOYOTA GAZOO RACING JPM
Toyota TS050 Hybrid (M)
Mike Conway/Stéphane Sarrazin/Kamui Kobayashi

#7 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer

#8 AUDI SPORT TEAM JOEST DEU
Audi R18 e-tron quattro (M)
Loïc Duval/Oliver Jarvis/Lucas Di Grassi

#12 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One AER (D)
Nick Heidfeld/Nicolas Prost/Nelsinho Piquet

#13 REBELLION RACING CHE
Rebellion R-One AER (D)
Dominik Kraihamer/Mathéo Tuscher/Alexandre Imperatori

LMP2

#22 SO24! BY LOMBARD RACING FRA
Ligier JS P2 Judd (D)
Vincent Capillaire/Olivier Lombard/Jonathan Coleman

#23 PANIS-BARTHEZ COMPETITION FRA
Ligier JS P2 Nissan (M)
Fabién Barthez/Timothé Buret/Paul-Loup Chatin

#25 ALGARVE PRO RACING POR
Ligier JS P2 Nissan (D)
Chris Hoy/Andrea Pizzitola/Michael Munnemann

#26 G-DRIVE RACING RUS
Oreca 05 Nissan (D)
Roman Rusinov/René Rast/Nathanaël Berthon

#27 SMP RACING RUS
BR01 Nissan (D)
Nicolas Minassian/Maurizio Mediani/David Markozov

#28 PEGASUS RACING FRA
Morgan EVO LMP2 Nissan (M)
Léo Roussel/Inès Taittinger/Rémy Striebig

#30 EXTREME SPEED MOTORSPORTS USA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Scott Sharp/Johannes Van Overbeek/Ed Brown

#31 EXTREME SPEED MOTORSPORTS USA
Ligier JS P2 Nissan (D)
Pipo Derani/Ryan Dalziel/Chris Cumming

#33 EURASIA MOTORSPORT PHI
Oreca 05 Nissan (D)
Pu Jun Jin/Nico Pieter De Bruijn/Tristan Gommendy

#34 RACE PERFORMANCE CHE
Oreca 03R Judd (D)
Niki Leutwiller/James Winslow/Shinji Nakano

#35 BAXI DC RACING ALPINE CHN
Alpine A460 Nissan (D)
David Cheng/Ho-Pin Tung/Nelson Panciatici

#36 SIGNATECH-ALPINE FRA
Alpine A460 Nissan (D)
Gustavo Menezes/Nicolas Lapierre/Stéphane Richelmi

#37 SMP RACING FRA
BR01 Nissan (D)
Vitaly Petrov/Viktor Shaitar/Kyrill Ladygin

#38 G-DRIVE RACING RUS
Gibson 015S Nissan (D)
Simon Dolan/Jake Dennis/Giedo Van der Garde

#40 KROHN RACING USA
Ligier JS P2 Nissan (M)
Tracy W. Krohn/Nic Jönsson/João Barbosa

#41 GREAVES MOTORSPORT GBR
Ligier JS P2 Nissan (D)
Julien Canal/Memo Rojas/Kuba Giermaziak

#42 STRAKKA RACING GBR
Gibson 015S Nissan (D)
Nick Leventis/Danny Watts/Jonny Kane

#43 RGR SPORT BY MORAND MEX
Ligier JS P2 Nissan (D)
Bruno Senna/Ricardo González/Filipe Albuquerque

#44 MANOR GBR
Oreca 05 Nissan (D)
Tor Graves/Matt Rao/James Jakes

#46 THIRIET BY TDS RACING FRA
Oreca 05 Nissan (D)
Mathias Beche/Pierre Thiriet/Ryo Hirakawa

#47 KCMG HKG
Oreca 05 Nissan (D)
Matt Howson/Richard Bradley/Tsugio Matsuda

#48 MURPHY PROTOTYPES IRL
Oreca 03R Nissan (D)
Marc Goossens/Jeroen Bleekemolen/Ben Keating

#49 MICHAEL SHANK RACING USA
Ligier JS P2 HPD (D)
Oswaldo Negri/John Pew/Laurens Vanthoor

LMGTE-PRO

#51 AF CORSE ITA
Ferrari 488 GTE (M)
Gianmaria Bruni/James Calado/Alessandro Pier Guidi

#63 CORVETTE RACING USA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Jan Magnussen/Antonio Garcia/Ricky Taylor

#64 CORVETTE RACING USA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Tommy Milner/Oliver Gavin/Jordan Taylor

#66 FORD CHIP GANASSI RACING UK USA
Ford GT EcoBoost (M)
Olivier Pla/Stefan Mücke/Billy Johnson

#67 FORD CHIP GANASSI RACING UK USA
Ford GT EcoBoost (M)
Marino Franchitti/Andy Priaulx/Harry Tincknell

#68 FORD CHIP GANASSI RACING USA
Ford GT EcoBoost (M)
Dirk Muller/Joey Hand/Sebastién Bourdais

#69 FORD CHIP GANASSI RACING USA
Ford GT EcoBoost (M)
Richard Westbrook/Ryan Briscoe/Scott Dixon

#71 AF CORSE ITA
Ferrari 488 GTE (M)
Davide Rigon/Sam Bird/Andrea Bertolini

#77 DEMPSEY-PROTON RACING DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Richard Lietz/Michael Christensen/Philipp Eng

#82 RISI COMPETIZIONE USA
Ferrari 488 GTE (M)
Giancarlo Fisichella/Toni Vilander/Matteo Malucelli

#91 PORSCHE MOTORSPORT DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Patrick Pilet/Kévin Estre/Nick Tandy

#92 PORSCHE MOTORSPORT DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Jörg Bergmeister/Fred Makowiecki/Earl Bamber

#95 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Darren Turner/Nicki Thiim/Marco Sørensen

#97 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Fernando Rees/Richie Stanaway/Jonathan Adam

LMGTE-AM

#50 LARBRE COMPETITION FRA
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Pierre Ragues/Paolo Ruberti/Yutaka Yamagishi

#55 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia GTE (M)
Duncan Cameron/Aaron Scott/Matt Griffin

#57 TEAM AAI TWN
Chevrolet Corvette C7-R (M)
Johnny O’Connell/Mark Patterson/Oliver Bryant

#60 FORMULA RACING DNK
Ferrari F458 Italia GTE (M)
Christina Nielsen/Mikkel Mac Jensen/Johnny Laursen

#61 CLEARWATER RACING SGP
Ferrari F458 Italia GTE (M)
Mok Weng Sun/Keita Sawa/Rob Bell

#62 SCUDERIA CORSA USA
Ferrari F458 Italia GTE (M)
Townsend Bell/Bill Sweedler/Jeff Segal

#78 KCMG HKG
Porsche 911 (991) RSR (M)
Christian Ried/Wolf Henzler/Joël Camathias

#83 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia GTE (M)
François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas

#86 GULF RACING UK GBR
Porsche 911 (991) RSR (M)
Michael Wainwright/Adam Carroll/Ben Barker

#88 ABU DHABI PROTON RACING UAE
Porsche 911 (991) RSR (M)
Patrick Long/Khaled Al Qubaisi/David Heinemeier-Hänsson

#89 PROTON COMPETITION DEU
Porsche 911 (991) RSR (M)
Cooper MacNeil/Leh Keen/Marc Miller

#98 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Mathias Lauda

#99 ASTON MARTIN RACING GBR
Aston Martin Vantage GTE (D)
Andrew Howard/Liam Griffin/Gary Hirsch

GARAGE 56

#84 SRT41 by OAK RACING FRA
Morgan EVO LMP2 Nissan (M)
Fréderic Sausset/Christophe Tinseau/Jean-Bernard Bouvet

Comentários

  • LMP1 pra mim dá Porsche ou Audi, Toyota e Rebellion tem que comer MUITO feijão ainda.

    São tantos talentos na LMP2 que fica difícil escolher só um para torcer. xD Meu palpite pra vencedor vai pro time do Pipo Derani.

    LMGTE-PRO é Vette na cabeça, se bem que Aston Martin e Ferrari correram muito bem em 2015.

  • Rodrigo não ficou claro pra mim, o Serrinha foi escolhido mas as datas batendo com a stock o impediram, ou ele nem foi cogitado?

  • Pelo menos se cogitou o nome do Daniel Serra pela cupula da Ferrari ????? E se fosse escolhido qual seria sua opção entre a Journée Test e a Stock Car Brasil ????.

    • Não tenho essa informação que o nome dele tenha sido cogitado. Mas ele mostrou competência e talento para merecer uma chance.

  • Eu queria entender os motivos tecnicos dos carros da BMW não se encaixarem no regulamento do GTLM/FIA e se encaixarem no GTLM/IMSA, pq são categorias iguais… certa vez li que o carro corre com uma autorização nos EUA que não recebe na Europa, mas pq a BMW construiria um carro desse porte sem condições tecnicas de correr em Le Mans(coisa que eles fizeram até 2011) é uma grande duvida, imagina ter ainda nesse plantel da GTLM 2 BMWs seria incrivel.

    • Teoricamente GTE-PRO e GTLM não são divisões iguais. Mas acho que o motivo da BMW não ir à Le Mans é falta de interesse da montadora.

      • Teoricamente talvez não, mas tecnicamente acredito que sim… mas pelo que li e entendi em alguns cometarios n Racer (meu ingles não é o mel possivel) é que eles só tinham(quando era o z4 pelos menos) condições de correr como GT-AM, tanto que tivemos uma Z4 ano passado no ELMS, enfim… é uma duvida que teho e nunca compreendi.

  • Também fiquei na expectativa de ver o Daniel Serra na lista, assim como o nome do Tony Kanaan na lista da Ford/Chip Ganassi, até ´porque sempre se apresentou bem nas provas de endurance nos USA, tendo feito parte da trinca vencedora das 24h de Daytona do ano passado…mas enfim…
    Sobre os LMP1, pela primeira vez teremos uma “igualdade” de condições entre Audi, Toyota e Porsche, porque todos terão dois carros…e pelo que mostrou em determinado momento nas 6h de Spa, a Toyota não pode ser descartada como postulante à vitória…todas vem mostrando problemas de confiabilidade nos novos equipamentos…então, vai ser um grande duelo.
    Na LMGTE Pro, espero ver uma batalha igualmente épica entre Ford e Ferrari, ainda que o novo Ford GT não pareça suficientemente desenvolvido para vencer esta.