Prema comanda grid da F3 na Áustria

F3Euro
A Fórmula 3 Europeia disputa sua 4ª rodada dupla neste fim de semana na Áustria e a Prema continua a equipe a ser batida na temporada 2016

RIO DE JANEIRO – Nenhuma surpresa na definição das posições de largada para a 4ª rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3, a ser disputada neste fim de semana no circuito austríaco Red Bull Ring, em Spielberg. Na verdade, até houve: o sueco Joel Eriksson, da Motopark, efetivamente foi o mais rápido no classificatório para a primeira prova da programação neste sábado. Só que o nórdico levou uma punição por exceder o limite da pista e perdeu a melhor volta na qualificação. Assim, a pole position caiu no colo do alemão Maximilian Gunther, que vinha na liderança da competição até antes da rodada tripla de Pau.

Eriksson caiu para a 5ª posição do grid, perdendo portanto quatro posições. E não foi o único: 11º colocado no treino, o brasileiro Sergio Sette Câmara – que também é da Motopark – foi igualmente punido e terá que largar de 16º. O dinamarquês Mikkel Jensen e o chinês Li Zhi Cong foram também penalizados: perderam três posições e largam de décimo e 22º (último), respectivamente.

A Prema acabou por ficar na pole para as provas #2 e #3 no segundo treino classificatório: Lance Stroll fez as duas melhores voltas do Q2 e o canadense parte da posição de honra do grid na segunda rodada de sábado e no evento de domingo. George Russell e Callum Ilott dividem a primeira fila com ele em ambas as disputas. Pedro Piquet, que ficou com o 14º lugar nas duas sessões, conseguiu enfim seu primeiro top 10 num grid no ano: o piloto da Van Amersfoort Racing parte de nono na primeira corrida, numa pista que ele já conhecia da Porsche Supercup internacional.

Sette Câmara conseguiu uma boa melhor volta e larga em 6º no grid da prova #2. Mas seu segundo melhor tempo não foi tão próximo: a diferença para o segundo melhor tempo foi de meio segundo e o piloto mineiro vai largar da 11ª posição na prova #3 de domingo.

O grid da rodada tripla da Áustria é o melhor da temporada, com 22 carros: Weiron Tan estreia pela Carlin e foi o mais lento na formação de largada das três corridas. Só não larga de último em todas porque houve a punição a Li Zhi Cong.

Grid de largada da prova #1:

1. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″908
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″969
2. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″024
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″058
3. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″834 *
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″156
4. fila
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″241
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’24″091 ***
5. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″328
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″406
6. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″711
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″715
7. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’24″773
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″791
8. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″841
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″551 **
9. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″995
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″256
10. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’25″483
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’25″496
11. fila
Weiron Tan (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″964
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″390 ***

*penalizado com a perda de quatro posições
** penalizado com a perda de cinco posições
*** penalizado com a perda de três posições

Grid de largada da prova #2:

1. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″178
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’23″180
2. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″274
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″300
3. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″305
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″327
4. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″339
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″359
5. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″373
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″439
6. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’23″651
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″651
7. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″691
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″740
8. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″932
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″015
9. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″035
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″056
10. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″209
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″251
11. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’24″457
Weiron Tan (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″012

Grid de largada da prova #3:

1. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″240
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″319
2. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″366
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″439
3. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″441
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’23″479
4. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″498
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″645
5. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’23″707
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″742
6. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″742
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″809
7. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’24″099
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″122
8. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″154
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’24″240
9. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″301
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″439
10. fila
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’24″447
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin . 1’24″695
11. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’24″791
Weiron Tan (Dallara-VW) – Carlin – 1’25″379

Comentários

  • Rodrigo,

    A equipe do Pedro Piquet pode ser considerada uma ‘equipe grande’?
    Achei que ele ia deslanchar na Europa, mas até agora ele ainda não desencantou.

    Algum palpite?

    abraço!

    • Se não é time grande, o Max Verstappem não teria corrido e brilhado por ela. Muito menos o Esteban Ocon teria sido campeão em 2014.

  • Se não estou enganado Rodrigo, o Ocon era da Prema.
    O início do Pedro Piquet é decepcionante, basta comparar ao desempenho dos companheiros de equipe. Até mesmo o Sette Câmara vem levando pau dos novatos da equipe, não está sendo um ano fácil para os brasileiros na F3

    • Posso estar enganado. Devo estar quando ao Ocon, escrevi sem consultar. Acontece. Mas ano passado, o Charles Leclerc era da Van Amersfoort, por exemplo. E fez um excelente campeonato.

      • Concordo contigo com relação a equipe do Pedro, ela é boa, ele que tá devendo, não que eu esperasse vitórias, mas ao menos que ele estivesse com frequência no top 10. Largando atrás do jeito que vem acontecendo, não dá pra esperar muita coisa

      • Van Amersfoort não é de forma alguma uma equipe pequena. Já são quase 20 anos competindo na F3 (primeiro na alemã e depois na européia), e antes disso já participava de categorias de base na Holanda e também da Formula Opel Européia. Inclusive, se eu não me engano, o próprio Jos Verstappen começou correndo por ela.

        Na minha opinião, o que acontece é que simplesmente o filho do Piquet parece que não é do ramo. Mesmo sendo seu primeiro ano na Europa, era pra ele tá fazendo muito melhor. Decepção total.

  • dentre os 4 companheiros de equipe,piquet é segundo,terceiro e terceiro,embora largue em nono,na primeira corrida os tempos de todos foram altos,no geral dentre 0s 4 pilotos ,piquet tem o pior tempo,mas parece que ele começa a dar sinal de melhora,,,,,,,,,,,,,,sette camara entre os companheiros larga em terceiro,segundo e terceiro e com segundo melhor tempo entre os 4 .,ele precisa largar na frente dos companheiros ou ficar ali entre primeiro e segundo em todas as classificacoes, sinceramente n esta impressionando muito.