PWC: Long faz a festa em Mosport

2016-05-22-gt-race2
Patrick Long mudou de equipe com o fechamento da EFFORT Racing e voltou ao topo do pódio agora com a Wright Motorsports, na rodada do Pirelli World Challenge em Mosport

RIO DE JANEIRO – Patrick Long correu sério risco de não continuar no Pirelli World Challenge nesta temporada. Afinal, a equipe EFFORT Racing – que o piloto defendia até a etapa de Barber – encerrou suas atividades temporariamente, alegando problemas financeiros, porém prometendo voltar em 2017. Mas a Wright Motorsports surgiu como tábua de salvação para o restante do campeonato, começando na 5ª rodada do campeonato, disputada no Canadá.

E foi no circuito de Mosport que Long fez a festa pela nova escuderia, mas com o mesmo Porsche 991 GT3-R com que vencera na etapa de abertura no COTA, em Austin. Pole position no grid que contou com 26 carros, o piloto liderou a prova #1 de sábado praticamente de ponta a ponta, com Andrew Palmer (Bentley) em segundo e Ryan Eversley (Honda) em terceiro. Aliás, os três primeiros no pelotão de largada mantiveram suas posições até o final – e não só eles, já que Adderly Fong terminou no mesmo 4º posto em que largara.

Só JD Davison conseguiu ganhar mais de uma posição entre os pilotos que terminaram no top 10: o piloto da Always Evolving Racing chegou em quinto com seu Nissan, seguido por Kyle Marcelli e Brian Heitkotter. O português Álvaro Parente, que ganhara uma das duas provas em Barber, foi só oitavo. Austin Cindric e Andrew Davis fecharam os dez melhores. E na GTA, a vitória foi também da Wright Motorsports: Michael Schein quebrou a sequência de vitórias do mexicano Martín Fuentes na série – tinham sido sete triunfos consecutivos do piloto da Scuderia Corsa. Na GT Cup, Alec Udell levou a melhor em cima de Sloan Urry.

Na prova #2, Long partiu de novo na pole position por ter feito a volta mais rápida do sábado. A corrida começou com pista molhada e Safety Car logo no início, em razão de um forte acidente entre o Bentley de Adderly Fong e o Acura de Ryan Eversley, que deixou a disputa com 23 minutos de neutralização – o que não impediu o domínio do carro #58 e a terceira vitória do piloto, que – graças ao triunfo – empatou com Álvaro Parente na classificação do campeonato: eles somam 761 pontos, contra 756 do veterano Johnny O’Connell e 751 do 4º colocado Michael Cooper. Os dois pilotos da Cadillac, inclusive, tiveram um fim de semana bem ruim em Mosport. O melhor resultado foi apenas um 7º lugar com Cooper, no domingo.

Michael Schein teve uma segunda – e tranquila – vitória na classe GTA, com 14 segundos de vantagem para Martín Fuentes. O mexicano – esse sim – teve uma intensa batalha pela 2ª posição com Frankie Montecalvo. Com os resultados de Mosport, o piloto da Scuderia Corsa continua absoluto na classificação, à frente do mesmo Montecalvo, que é o atual campeão da classe. E na GT Cup, Chris Green deu a si e para a equipe Pfaff Motorsports a primeira vitória nesta temporada. Alec Udell chegou em 2º para assumir a liderança do campeonato com 846 pontos, contra 832 do mais direto rival, Sloan Urry.

Como novidade do fim de semana, o Pirelli World Challenge teve uma corrida experimental em duplas, no mesmo formato do Blancpain Sprint Series: a Sprint-X teve início na pista de Mosport com um quorum bastante minguado. Apenas oito carros participaram do evento, com duas baterias de 60 minutos. Na primeira, a pole foi do Aston Martin de Lars Viljoen/Jorge de la Torre e a vitória sorriu para Michael Mills/Kuno Wittmer, a bordo de uma BMW Z4 GT3. Na prova #2, Brent Holden/Colin Braun ficaram com o melhor tempo do grid – mas quem riu por último, novamente, Michael Mills/Kuno Wittmer, seguidos por Holden/Braun e por Dion Von Moltke/David Ostella.

No próximo fim de semana, tem mais uma rodada no circuito de Lime Rock Park, em Lakeville, no estado de Connecticut. Um total de 69 carros está confirmado para as corridas – 24 na prova das classes GT/GTA/GT Cup, 16 na GTS e 29 nas classes TC/TCA/TCB.

Comentários