Road To Le Mans: para abrir a festa

Martin-Brundle-LMP3-Test-2016-600x400
Martin Brundle será a grande atração do Road To Le Mans, preliminar das 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – As 24h de Le Mans não serão feitas somente pela maior prova de Endurance do planeta. Neste ano, haverá uma preliminar inédita: Road To Le Mans, para os carros que não são enquadrados no regulamento oficial da prova organizada pelo ACO, que vale pela 3ª etapa do FIA WEC. Os protótipos LMP3 e os modelos GT3 que faziam parte da extinta divisão GTC do European Le Mans Series (ELMS) terão a sua corrida no sábado – para ninguém ficar triste.

A corrida terá duração de 60 minutos e será disputada em duplas. Pelo menos um piloto de graduação bronze tem que ser obrigatoriamente inscrito em qualquer um dos carros – quer seja entre os 22 LMP3 confirmados ou entre os 17 GT3, sendo onze deles da Michelin Le Mans Cup, que já teve prova em Imola, como preliminar do ELMS.

Alguns times inclusive darão duplo expediente: a Race Performance terá um protótipo Ligier JS P3 Nissan na disputa, a Larbre Competition alinhará um Mercedes e a AF Corse, claro, vai ter quatro Ferrari na divisão dos Grã-Turismo. E pelo menos dois pilotos entre os 180 inscritos em Sarthe vão fazer a preliminar: o português Rui Águas e o britânico James Winslow.

O plantel da LMP3 tem como grande atração a presença do veterano Martin Brundle, campeão das 24h de Le Mans em 1988. Aos 56 anos, o britânico, conhecido por ter sido o grande rival de Ayrton Senna na Fórmula 3 inglesa, vai andar no Ligier JS P3 Nissan #2 da United Autosports em dupla com Christian England. Ele testou o novo brinquedo na última semana. E adorou, claro. Não obstante, haverá a presença feminina de Rebecca Jackson, dividindo o carro da By Speed Factory com o espanhol Jesús Fuster.

Entre os times do ELMS presentes na lista de entradas, a Duqueine Engineering comparecerá com três carros, visto que um de seus protótipos corre no VdeV Endurance e também no FFSA GT. A Graff Racing também será outra escuderia com três bólidos. E as demais novidades serão a Racing For Holland (com direito à participação do veteranaço Jan Lammers, de 59 anos) e das equipes N’Race, de Lawrence Tomlinson, da PS Racing (da Finlândia), da DC Racing – do piloto do WEC David Cheng – e da Wineurasia Limited, prometida para o Asian Le Mans Series na próxima temporada. Dos 22 chassis, vinte são Ligier, com um ADESS 03 e um Ginetta P3-15 completando o lote.

Do total de 17 carros Grã-Turismo confirmados, sete são Ferrari – quatro F458 Italia GT3 e as demais são as novíssimas F488. Há ainda dois Lamborghini Huracán GT3, um Audi R8 LMS, dois Aston Martin Vantage V12 GT3, duas Mercedes AMG GT3, uma McLaren 650S, uma BMW Z4 GT3 e um Porsche 911 GT3-R. Oito marcas diferentes confirmadas, portanto. Entre os pilotos, bons nomes: além do já citado Rui Águas, o italiano Andrea Caldarelli, o britânico Johnny Mowlem, o francês Matthieu Vaxivière e o austríaco Klaus Bachler.

A lista completa de inscritos está aqui

Comentários