Stroll, Russell e Lorandi conquistam as poles do GP de Pau de Fórmula 3

SetteCamara
Sergio Sette Câmara foi destaque nos treinos da Fórmula 3 Europeia sob chuva em Pau: o piloto mineiro da Motopark vai largar entre os seis primeiros nas três provas do fim de semana

RIO DE JANEIRO – A terceira rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3 é uma das mais difíceis de toda a temporada: trata-se do famoso Grande Prêmio de Pau, numa pista de rua estreita e cheia de percalços – quem já andou por lá sabe. Um traçado com pouco mais de 2,7 km de extensão que tem uma reta estreita, pelo menos uma rotatória, trechos em subida e descida, hairpins, enfim… todas as dificuldades pertinentes a um circuito de rua com grandes predicados. Para complicar a vida da turma da categoria, choveu durante a definição do grid de largada e os pilotos que nunca tinham sido apresentados ao circuito tiveram grandes dificuldades.

Mas nem sempre é assim: alguns novatos andaram bem e outros, nem tanto. E as poles para as três provas foram de pilotos com relativa experiência: o canadense Lance Stroll (Prema Powerteam), o britânico George Russell (Hitech Racing) e o italiano Alessio Lorandi (Carlin) foram os mais velozes – mas é bom explicar que o grid da prova #3 é definido pela segunda melhor volta de cada piloto no segundo treino classificatório. Como Russell fez uma volta meio segundo pior que a marca que lhe deu a pole para a prova #2 e o deficit de Lorandi em relação à sua melhor passagem foi de apenas 0″085, o italiano acabou com a pole da última corrida da programação.

Sergio Sette Câmara, que tem feito um bom campeonato com a escuderia alemã Motopark, mostrou que está no ritmo dos melhores pilotos da categoria. O mineiro vai largar da 6ª posição do grid da primeira prova deste sábado – 1’22″597, terceiro melhor do Grupo A (a organização divide os pilotos por grupos nos treinos para evitar congestionamentos e bandeiras vermelhas). No segundo treino oficial, Sergio melhorou ainda mais – ficou em 2º no grupo e em terceiro no grid para a prova #2, rodando em 1’21″371. Sua segunda melhor volta foi 1’21″650 e o piloto acabou com a quarta posição para a formação de largada da prova #3, que será domingo.

Pedro Piquet teve seu primeiro contato com uma pista de rua em toda a sua carreira… e os resultados não foram próximos de alguns outros estreantes na categoria. O piloto da Van Amersfoort Racing ficou em 9º no Grupo B de pilotos no primeiro treino, herdando o 13º lugar no grid porque Niko Kari, que bateu no brasileiro em Hungaroring, foi punido e largará dos boxes – além de Antoine Hubert, punido por troca de motor. No segundo treino, Pedro não conseguiu melhorar sua marca da primeira sessão e foi de novo o 8º mais rápido em seu grupo. Larga na 16ª posição na prova #2 e na 15ª na prova #3 este fim de semana. Duro aprendizado…

“Os treinos foram bons, mas não tem margem de erro. Escorregou… bateu. Foi tudo na chuva, bem difícil. Vamos ver como serão as corridas amanhã”, disse o piloto, que vem de seus primeiros pontos numa corrida igualmente disputada com pista molhada, na Hungria.

A corrida #1 do Europeu de Fórmula 3 em Pau acontece às 5h35 de Brasília e a segunda, às 10h10. A prova #3 será domingo às 9h35. O site oficial da categoria transmite tudo ao vivo, mas o blog vai disponbilizar o streaming da rodada tripla ainda neste fim de semana.

A formação do grid para a prova #1:

. fila
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″832 – Gruppo B
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’22″311 – Gruppo A
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″198 – GB
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″472 – GA
3. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″422 – GB
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’22″597 – GA
4. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’22″562 – GB
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’22″154 * – GA
5. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’22″562 – GB
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″641 – GA
6. fila
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″010 – GB
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″676 – GA
7. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″317 – GB
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’23″366 – GA
8. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″437 – GB
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″560 – GA
9. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″397 ** – GB
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’23″578 – GA
10. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’23″825 – GA
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’24″633 – GA

Parte dos boxes
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’22″503 *** – GB

(*) perda de 3 posições por contato com Gunther em Budapeste
(**) perda de 10 posições por troca de motor
(***) penalizado para largar dos boxes por contato com Piquet em Budapeste

O grid da prova #2:

1. fila
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″281 – Gruppo A
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’21″708 – Gruppo B
2. fila
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″371 – GA
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″968 – GB
3. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Van Amersfoort – 1’21″530 – GA
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″200 – GB
4. fila
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″638 – GA
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’22″370 – GB
5. fila
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″667 – GA
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″513 – GB
6. fila
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″869 – GA
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″050 – GB
7. fila
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″920 – GA
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″474 – GB
8. fila
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’22″283 – GA
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″050 – GB
9. fila
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″933 – GA
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’25″877 – GB
10. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″938 – GA
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’39″436 – GB
11. fila
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″658 – GA

O grid da prova #3:

1. fila
Alessio Lorandi (Dallara-VW) – Carlin – 1’21″586 – Gruppo A
Lance Stroll (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’21″596 – Gruppo B
2. fila
Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″374 – GA
Sergio Camara (Dallara-VW) – Motopark – 1’21″652 – GB
3. fila
Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″407 – GA
George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″728 – GB
4. fila
Mikkel Jensen (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’22″440 – GA
Ben Barnicoat (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’21″855 – GB
5. fila
Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″750 – GA
Ryan Tveter (Dallara-VW) – Carlin – 1’22″074 – GB
6. fila
David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 1’23″294 – GA
Joel Eriksson (Dallara-VW) – Motopark – 1’22″091 – GB
7. fila
Niko Kari (Dallara-VW) – Motopark – 1’23″605 – GA
Ralf Aron (Dallara-Mercedes) – Prema – 1’22″387 – GB
8. fila
Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’24″110 – GA
Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 1’22″572 – GB
9. fila
Arjun Maini (Dallara-NBE) – T Sport – 1’28″948 – GA
Harrison Newey (Dallara-Mercedes) – Van Amersfoort – 1’22″956 – GB
10. fila
Guan Yu Zhou (Dallara-VW) – Motopark – 1’28″948 – GA
Zhi Cong Li (Dallara-VW) – Carlin – 1’23″667 – GB
11. fila
Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – sem tempo

Comentários

  • Vamos lá, Pedro Piquet…. Você é nossa esperança no Brasil. Tenho certeza que ainda torcerei por você na F1.

  • Quando o Piquet corria num campeonato virtual com 10 carros pingados onde ele tinha de longe o melhor equipamento e era dono da equipe era fácil ganhar tudo. Agora que tá correndo num campeonato de nível muito mais alto, tá tendo um ano medíocre assim como o Pietro Fittipaldi. E olha que esse ano temos uns 22 carros e não mais uns 33 como no ano passado. Se ainda corressem os 33 o vexame seria muito pior. O Sette Câmara, sem os sobrenomes e apoio $ dos Fittipaldi e Piquet, tá se mostrando muito mais talentoso.

    • Assino embaixo, Junior!!
      Disse tudo e mais um pouco!!
      Parabéns pelo discernimento de perceber de fato qual é a real!!
      Ao contrário de uns e outros, que teimam em encher a bola do figura, sem que o mesmo mostre motivo para tal, muito pelo contrário!!
      Em tempo, minha torcida pelo Sette Câmara é incondicional, o moleque está mostrando que não basta um sobrenome e muita bala na agulha para chegar lá!!
      Abraço.