Super GT: pole de “Oribeira” para os 500 km de Fuji

OOS_4156

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – Vencedor da prova em 2014, o brasileiro João Paulo de Oliveira conquistou hoje a pole position para os 500 km de Fuji, segunda etapa da temporada 2016 do Super GT japonês. Ah! Você estranhou a corrida se realizar numa quarta-feira? Não tem problema… é porque trata-se de um feriadão na terra do sol nascente e por isso mesmo a GTA, organizadora do certame, programou os 500 km de Fuji nesta data – para chamar mais público ao circuito.

O melhor tempo do treino classificatório, é bom que se diga, foi do japonês Katsumasa Chiyo. No Q1, o piloto da equipe MOLA marcou 1’27″366. Todavia, como há o revezamento dos pilotos nas qualificações, Oliveira entrou a bordo do Nissan GT-R #12 da equipe Calsonic Impul em lugar de Hironobu Yasuda. E o “Oribeira” foi mais rápido que Satoshi Motoyama, que foi indicado para classificar o #46 no Q2. Com o tempo de 1’27″453, João Paulo cravou a pole position. Motoyama virou em 1’27″687.

Apesar dos 40 kg de lastro adicional, os vencedores da etapa inaugural em Okayama conquistaram um convincente 4º lugar no grid: Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli ficaram a meio segundo da pole. O desafio da dupla da equipe Motul Autech Nismo será conservar ao máximo os pneus no primeiro stint e depois tentar mudar a estratégia com eventuais bandeiras amarelas, já que a prova é a segunda mais longa da temporada, com 110 voltas previstas e mais de 3h de duração.

A boa surpresa do grid foi o 5º tempo do Lexus da dupla Kohei Hirate/Heikki Kövalainen, seguidos do melhor Honda NSX Concept GT – Hideki Mutoh/Oliver Turvey levaram o bólido da Drago Modulo à terceira fila do plantel de 15 carros da GT500.

A divisão GT300 voltou a ter um grid incrível: 29 carros estavam inscritos para os treinos e 27 marcaram tempo nas duas fases de qualificação, onde os 14 primeiros avançaram para discutir a pole. O Mercedes AMG GT3 de Haruki Kurosawa/Naoya Gamou, lastreado em 40 kg pela vitória em Okayama, não foi adiante – ficou apenas em 18º. Quem também não foi bem foi o carro da Gainer Dixcel, guiado por Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka, que também não passou ao Q2 – com nove marcas diferentes de carro na luta pela pole position.

Shinichi Takagi foi o mais rápido do Q1 com a nova BMW M6 GTD da Autobacs Racing Team Aguri (ARTA), equipe do antigo piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki. Takashi Kobayashi foi para o Q2 e confirmou a boa performance do carro germânico do time japonês. Não só o piloto melhorou o tempo do colega de time como confirmou a pole da GT300 – 1’35″707 contra 1’35″961 do Toyota 86 “Mother Chassis” da VivaC, guiado por Takeshi Tsuchiya. O modelo Prius com sistemas híbridos guiado por Yuichi Nakayama fez o 3º tempo da classe, seguido pela BMW de Seiji Ara e pelo Nissan de Jann Mardenborough. Atual campeão da categoria na divisão, o português André Couto larga na 9ª posição.

A largada para os 500 km de Fuji será às 14h locais, 2h da manhã nesta madrugada pelo horário de Brasília. Lamentavelmente, a Nismo TV não exibe mais as corridas via live streaming. Quando estiver disponível a íntegra, posto para os leitores do blog.

Comentários

  • Em tempos que FIA WEC e a MotoGP cobram uma baba para transmitir o streaming, GT World by SRO e NISMO TV ganham o respeito e popularidade ao transmitir gratuitamente as corridas.

  • O J.P.Oliveira ta naquele negocio…de que adianta fazer pole?? Com um companheiro ruim como esse ai…..depois daquela que ele entregou o carro com uma liderança de 30 segundos à frente do segundo colocado e na volta dos boxes o cara me perde essa liderança em meia volta…é de tomar nas cucuias…

    • Pô, Fernando… se o Yasuda fosse ruim assim, não era o companheiro do brasileiro. Ruim mesmo era o Yuji Ide. Mas a Calsonic Team Impul precisa realmente de alguém melhor. Pena que há raros japoneses de talento. Talvez o Katsumasa Chiyo, dentre os novos e que não foram para as provas de monoposto, seja o mais promissor de todos.

      • Até agora não entendi a NISMO em tirar Katsumasa do Blancpain e botar o novato Romain Sarazin pra correr. Eles botam fé pra caramba no programa do GT Academy.

        O Katsumasa pelomenos tem bom currículo com a vitória em Bathurst ano passado e outras excelentes performances durante a temporada 2015.

  • Esse carro tem, juntamente com o Ford GT 40 “Gulf”, a pintura mais icônica do automobilismo mundial!!!

    Poderíamos voltar com as fotos das miniaturas da galera, né Mattar???

    Aí já enviava uma foto desse aí pra vc…

    HE HE