MENU

10 de maio de 2016 - 00:33Automobilismo Internacional

Super TC2000: Ardusso triunfa em Mendoza

ardusso_16050801-1-630x354

O santafesino Facundo Ardusso conquistou sua quarta vitória no Super TC2000 na prova que contou com o inédito formato “Vuelta Joker” em Mendoza

RIO DE JANEIRO - A chuva quis atrapalhar o fim de semana, só que não conseguiu. E um público estimado em 30 mil espectadores foi ao Autódromo Jorge Angel Pena em San Martín, na província de Mendoza para acompanhar a 3ª etapa do Super TC2000 argentino disputada num formato inédito e já introduzido em caráter experimental em novembro passado: a “Vuelta Joker”.

Essa “Vuelta Joker” consistia no seguinte: entre a terceira e a 23ª voltas da final, com duração de 24 giros ou pouco mais de 100 km de percurso, os pilotos tinham a opção de ‘cortar’ duas vezes o traçado num trecho pré-determinado pela organização, oferecendo uma vantagem de oito segundos a cada corte de pista. Foi bastante curioso, nenhum piloto ou equipe foi refratário à ideia e a prova foi muito legal.

Com um Peugeot 408, Mariano Werner foi o pole position e largou à frente do pelotão na primeira série. Mas o triunfo geral de Facundo Ardusso, da equipe oficial Renault, começou a se desenhar já na corrida curta de sete voltas. O piloto de 27 anos dominou a prova e venceu, seguido por Mariano Werner e Fabián “Patito” Yannantuoni. Na segunda série, Ignácio Julián, quinto mais rápido na qualificação, foi quem levou a melhor a bordo de outro Renault Fluence, seguido por Rafa Morgenstern e Facundo Chapur.

Na final, as opções do uso da “Vuelta Joker” começaram logo assim que foram autorizadas. Werner e Estebán Guerrieri, da Toyota, foram os primeiros a usar da possibilidade do corte de pista – cedo demais, os dois utilizaram a permissão do corte de pista. Ardusso foi esperto: queimou uma das possibilidades no início e guardou uma mais para o final – uma decisão inteligente, como se viu ao fim da disputa. De quarto, o piloto foi para primeiro com o atalho oficial oferecido pelo Super TC2000 na corrida. E assim seguiu até o fim. Foi a quarta vitória do piloto no Super TC2000.

Fabián Yannantuoni alcançou seu melhor resultado no ano e foi o 2º colocado, seguido do veterano e antigo piloto de F1 Norberto Fontana. Agustín Canapino, sempre discreto, terminou em quarto e com o resultado chegou a 61 pontos, assumindo a liderança do campeonato – cinco pontos à frente de Ardusso. Emiliano Spataro, que deixou a disputa logo na segunda volta, está em terceiro com 50, empatado com Norberto Fontana – só que tendo ganho a prova de abertura do campeonato em Trelew.

A 4ª etapa do Super TC 2000 será no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, no dia 29 de maio.

Classificação do campeonato:

1. Agustín Canapino (Chevrolet) – 61 pontos
2. Facundo Ardusso (Renault) – 56
3. Emiliano Spataro (Renault) e Norberto Fontana (Chevrolet) – 50
5. Matías Rossi (Toyota) – 46
6. Leonel Pernía (Renault) – 40
7. Carlos Javier Merlo (Fiat) – 37
8. Mariano Werner (Peugeot) – 33
9. Fabián Yannantuoni (Peugeot) – 28
10. Damián Fineschi (Peugeot) – 27
11. Matías Milla (Toyota) – 26
12. Bernardo Llaver (Fiat) – 21
13. Estebán Guerrieri (Toyota) – 20
14. Matías Munoz Marchesi (Chevrolet) – 12
15. Christian Ledesma (Renault) – 10
16. Germán Sirvent (Renault) e Facundo Chapur (Renault) – 8
18. Bruno Etman (Fiat) e Rafa Morgenstern (Toyota) – 6
20. Ignácio Julián (Renault), Facundo Conta (Chevrolet) e Manu Urcera (Fiat) – 5
23. Manuel Mallo (Chevrolet) – 3
24. Lucas Colombo Russell (Peugeot) e Luciano Farroni (Peugeot) – 1

1 comentário

  1. Taris disse:

    Pq a Stock Car não corre nas pistas argentinas novamente? Seria bem legal ver os Stock em Potrero de los Funes, Cordoba etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>