Vídeos históricos: 50 mil km da Willys-Overland (1964)

RIO DE JANEIRO – Acho que já publiquei isso no ex-blog, mas como não tive nem direito a arquivos, então lá vai: o vídeo abaixo traz um momento único da história do automobilismo brasileiro. Em 1964, a partir de 26 de outubro, a Willys-Overland se instalou em Interlagos para um teste de resistência até então inédito – e que nunca mais teve – nem terá – similar. A montadora improvisou alojamento, restaurante e levou todo mundo que podia para os treinos, incluindo pilotos e o chefão Luiz Antônio Greco, o inesquecível Trovão.

Pois bem: o teste de resistência aconteceu, a Willys quebrou o recorde mundial de distância percorrida em circuito fechado – 50.000 km com o mesmo carro. Só foram reabastecidos gasolina, água e óleo e a calibragem dos pneus – que não foram trocados em nenhum momento – foi checada. E, claro, houve o revezamento dos pilotos, entre eles Chiquinho Lameirão, Luizinho Pereira Bueno, Bird Clemente e Wilsinho Fittipaldi. Até o Trovão andou no Gordini!

Em 22 de novembro, dezessete dias depois, a maratona terminou. Não sem antes com uma capotagem: Bird Clemente, numa de suas passagens ao volante, perdeu o controle na curva 3 e capotou. Nelson Brizzi, chefe de mecânicos, desamassou o teto usando suas próprias costas.

Mauro Salles, publicitário cuja agência detinha a conta da Willys, deu um golpe de mestre. E por conta da resistência insuspeita, a Willys lançou uma versão mais simples do Gordini, chamada de “Teimoso”. Faz sentido…

Comentários