WEC: Porsche e Toyota abrem treinos livres na frente
RIO DE JANEIRO – A 2ª etapa do World Endurance Championship (WEC) é no sábado e por isso mesmo os primeiros treinos livres para as 6h de Spa-Francorchamps foram realizados nesta quinta-feira. Vencedora na abertura da temporada em Silverstone, a Porsche não surpreendeu ao fazer o melhor tempo do dia. Mas a Toyota ficar em 2º no agregado e marcar 1-2 na sessão realizada no fim da tarde, é uma boa notícia para a competição.
A melhor volta do dia foi do carro #1 do construtor de Weissach. O neozelandês Brendon Hartley cravou 1’58″012 (213,7 km/h de média) com seu 919 Hybrid dotado do pacote aerodinâmico para pistas de alta velocidade. A Toyota, que fez justamente o contrário trazendo um acerto conservador para os seus TS050 Hybrid andou bem e à tarde fez o melhor tempo com Stéphane Sarrazin, 2º na geral e a 0″544 de Hartley. Neel Jani foi o 3º mais veloz e Kazuki Nakajima foi o quarto – obtendo o segundo tempo na segunda sessão.
Também com pacote aerodinâmico de baixo downforce, com modificações na seção dianteira, os Audi R18 ficaram a quase dois segundos do melhor tempo do dia. Marcel Fässler foi 1″971 mais lento e Oliver Jarvis fez uma volta acima dos 2 minutos. Lucas Di Grassi não entrou na pista.
Entre os LMP1 não-oficiais, o austríaco Dominik Kraihamer foi o mais veloz em 2’04″157 com o #13 da Rebellion Racing, seguido pelo #12 de Nick Heidfeld. Nelsinho Piquet andou pela primeira vez em Spa-Francorchamps desde sua controvertida saída da Fórmula 1 em 2009. O brasileiro completou um turno de 10 voltas, a melhor delas em 2’05″617. Saiu do carro muito satisfeito e animado não só com sua própria performance como também com a velocidade do R-One com motor AER biturbo. O carro chegou a 300 km/h na speed trap.
Na LMP2, o conhecimento da pista foi fundamental para a Manor surpreender e marcar o melhor tempo do dia com o ex-Fórmula 1 Roberto Mehri. O espanhol fez a melhor volta do dia na subclasse em 2’07″865, quase um segundo abaixo do estreante Giedo Van der Garde, outro que já esteve na categoria máxima e que estreia no WEC neste fim de semana com a G-Drive Racing. Gustavo Menezes ficou a apenas um milésimo do tempo de VDG com o #36 da Signatech-Alpine e foi o terceiro colocado após o primeiro dia de treinos livres.
O russo Roman Rusinov fez o 4º tempo com o Oreca 05 da G-Drive Racing e Pipo Derani, mais rápido da primeira sessão, acabou não repetindo o tempo da manhã. Com 2’08″974, ficou em 5º lugar. Já Bruno Senna, cujo carro foi apenas o décimo entre 12 inscritos – Filipe Albuquerque rodou o melhor tempo em 2’09″885 – a preocupação é outra: o consumo dos pneus, que foi considerado alto apesar de não fazer calor na Bélgica – as temperaturas estão na faixa de 22º C.
“Os tempos estão subindo até 3,5 segundos do começo para o fim do stint. E olha que a nossa degradação nem é das mais elevadas da categoria. Nossa proposta era fazer uma série longa de voltas para analisar o comportamento dos pneus Dunlop, que passaram por uma modificação neste ano e precisam ser melhor avaliados em cada circuito. Por isso, nem fui muito agressivo com meu jogo de pneus novos”, comentou Bruno.
A Ferrari foi a melhor na LMGTE-PRO: James Calado registrou o tempo mais rápido com a Ferrari 488 GTE – 2’18″494 contra 2’18″967 do neozelandês Richie Stanaway a bordo do Aston Martin Vantage GTE. O outro carro do construtor britânico não ficou muito atrás, já que Darren Turner foi o terceiro e Gianmaria Bruni registrou o quarto tempo com a outra Ferrari da AF Corse. Stefan Mücke fez o 5º tempo no Ford GT – que conquistou sua primeira vitória domingo passado, em Laguna Seca – já rodando perto dos 2’20”, enquanto Marino Franchitti veio a seguir e o Porsche da Dempsey Racing-Proton fechou a raia: Michael Christensen fez 2’21″284. Fernando Rees deu 12 voltas no período matinal com seu carro e o brasileiro, que venceu pela primeira vez no WEC em sua categoria nesta pista de Spa, cravou 2’21″895.
E na LMGTE-AM, Pedro Lamy foi dominante com o Aston Martin #98, marcando 2’19″748, mais rápido que três carros da turma de cima. Rui Águas foi o 2º com a Ferrari F458 Italia GTE vencedora da prova inaugural em Silverstone, com 2’20″130, enquanto o Corvette C7-R foi o terceiro com Paolo Ruberti – o mais rápido pela manhã. Com o carro reconstruído após o forte acidente com o Porsche LMP1 de Brendon Hartley, Adam Carroll foi o 4º mais rápido da divisão, com o #88 de Patrick Long e o #78 de Wolf Henzler fechando a raia.
Nesta sexta-feira, os pilotos do WEC voltam à pista de 7,004 km de extensão encravada na Floresta das Ardenas para o último treino livre antes das sessões de qualificação que irão definir o grid de largada. O terceiro treino livre começa às 6h10 de Brasília (11h10 da manhã em Spa). A qualificação, que terá 25 minutos de duração para ambas as fases de treino, começa às 11h05 de Brasília (16h05 locais) com as classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM. As divisões LMP1 e LMP2 definem o grid a partir de 11h40 de Brasília (16h40 locais).
Por um momento pensei que tinha se engando em relação ao vencedor em Silverstone, relutei em acreditar. Aí depois de recordar os fatos lembrei da desclassificação do Audi 8. Não é a toa que esse blog é referência.
Rodrigo, teremos alguma transmissão na TV? Se não, pela Internet dará pra assistir? abraço!
Não teremos transmissão ao vivo das 6h de Spa pela TV. Internet, só pagando o streaming do WEC. Eu já garanti o meu pro ano todo.
Não da para entender a Toyota, correu com pacote de baixo arrasto em Silverstone e em Spa onde todo mundo vai com pacote para Le Mans, já visando a corrida, ela faz justamente o contrário, Torço para estejam certos para entrarem realmente na briga, mas…. vamos ver.