ACO age rápido: tem BoP extra na LMGTE-PRO
RIO DE JANEIRO – O diretor esportivo do ACO Vincent Beaumesnil não estava brincando no início da quinta-feira quando informou que existia uma grande possibilidade de haver um BoP (Balance of Performance) pré-corrida para a classe LMGTE-PRO – fato inédito na história das 24h de Le Mans.
E ele veio, atingindo em cheio as duas marcas que dominaram a classificação para o grid de cabo a rabo.
A Ferrari 488 GTE, carro usado pelas equipes AF Corse (líder invicta do WEC até aqui) e Risi Competizione irá para a pista neste sábado com 15 kg a mais no peso. Na prática, o bólido italiano já tinha 20 kg extras e o peso mínimo aumentara para 1260 kg. Portanto, passa a ter 1275 kg. O tanque dos carros, que já havia passado para 88 litros de combustível, sobe mais quatro, indo para 92 litros.
Pole position no grid de 14 carros da divisão LMGTE-PRO, o novo Ford GT também sofre restrições de peso e mecânica. O motor será estrangulado com a diminuição da pressão dos turbocompressores entre 4200 e 7000 rpm – e qualquer overboost acarretará em penalização durante a disputa. O peso mínimo que já fora alterado para 1235 kg (haviam tirado 25 kg no BoP anterior, é bom lembrar), sobe para 1245 kg.
Ademais, Corvette e Aston Martin também têm mudanças a caminho: os restritores de motor nos seus carros serão mais largos. Isto significa que os amarelos dos EUA voltam à mesma configuração que foi usada no Journée Test de duas semanas atrás, porém com sete litros a mais na capacidade do tanque de gasolina (93 para 100 litros). O Aston Martin chegou a esta prova como o carro mais leve da sua categoria: 1180 kg, ganhando agora 0.4 mm a mais nos restritores de ar para melhorar torque e potência. Os Porsche 991 RSR não sofrem qualquer tipo de modificação, exceto que o tanque de combustível passa a ter 103 litros ao invés dos anteriores 95.
A medida de última hora vem para impedir um massacre: na qualificação, a diferença dos melhores tempos dos carros turbo para os aspirados beirou 4 segundos por volta. Numa divisão sempre equilibrada, isto nunca havia acontecido. Os carros serão testados e checados amanhã antes da prova, num warm up com 45 minutos de duração.
ta de brinqueixon a ACO, o 911 que se exploda. Se não consegue acompanhar a evolução dos gt, nem participe! Noticia Boss…ta do fim de semana, ademais tudo oka
Toda categoria de carros de turismo ou GT hoje é equalizada… enfim isto é um longo assunto. Nao é por causa do 911 , existe 911 turbo que nao corre porque nao querem. Se liberar sempre carros turbos teram vantagem.
Bom dia Rodrigo!
Na sua opinião, quem sai mais beneficiado deste BoP? Esse BoP será q
Os caras foram “punidos” pela competência , sei lá , complicado , pro espetáculo é bom , mas não deixa de ser um assunto longo. Sacanagem mesmo foi o que fizeram com o #49 , isso sim.
Um abraço!!!
O que fizeram com o 49 ?????
Puniram-no por troca de motor.
Acabam punindo a competência em nome de uma competitividade totalmente artificial, infelizmente é assim, pode mudar a categoria, mas no fundo as cagadas dos dirigentes são as mesmas.
Faço minha as palavras do Claudio.
Concordo com Claudio e Marco , mais uma vez os medíocres engenheiros que nunca conseguiram destaque em qualquer equipe ,más são politicamente bons (isto não é privilégio só no Brasil) estragam o trabalho de engenheiros de verdade . E tem pessoas do mesmo nível que acham isto uma beleza . Tá na hora da Porsche Clas. GT ,Aston Martim ,Corvettes e outros pararem de mi$,mi$,mi$ no orgão regulamentador e saírem do passado e evoluam para carros mais adequados a competições mais modernas. Afinal ,competem com carros de arquitetura dos anos 50 ,já ganharam muitas corridas e dinheiro com estes modelos e Le Mans classic é em outra data , se não me engano !
Espero que desta vez o fordeco não abra as portas como nas outras corridas. Já imaginou na mulsane??? kkkkk
Essa é a “evolução dos gt’s” kkkk
principalmente da Ford, com um projeto totalmente (anos 60) inovador e novo.
SQN…
Chororô dos fordeiros vai ser grande rsrsrsrs…. tao andando com um carro 4segundo mais rápido e querem que fiquem por isso mesmo?!?!
ACO não é F1!!
Go Vette, rumo a mais uma tríplice coroa!!!
Pq os caras da Ford não fingiram e empurrassem menos torque como está na divisão P1?!?!?
Cara vai lá, senta a bota e bota 4 seg nos outros e não queria BoP?!?!?!? Ademais, pra quem não sabe a Ford está com interesse de vitória no ano quem vem qdo fizerem 50 anos da última vitória em La Sarthe, mas se vier antes fábrica agradece!!!!!
A continuar , assim, algumas grandes equipes logo,logo darão preferência A outras provas de 24 horas da FIA /WEC ! Atenção, ACO, charme tanbém acaba!