É pole: Fittipaldi faz o melhor tempo no treino do IWSC em Detroit

2016 WeatherTech SportsCar Championship Detroit Belle Isle
Christian Fittipaldi cravou o melhor tempo para a prova deste sábado, mas corre o risco de não largar na pole. A ver…

RIO DE JANEIRO – Tem brasileiro na primeira fila do grid de largada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship em Detroit: Christian Fittipaldi conquistou nesta sexta-feira a pole position para a 5ª etapa do campeonato – que terá as classes Prototype, Prototype Challenge e GT Daytona. As equipes da GTLM, em sua grande maioria, estão na França para o Journée Test das 24h de Le Mans.

Resultado do treino do GP de Detroit

Numa pista favorável aos protótipos Corvette DP, o piloto do #5 da Action Express Racing foi dominante na sessão classificatória e marcou 1’23″815, superando o tempo do belga Marc “Ganso” Goossens por apenas 0″048. Só que o piloto brasileiro deu uma rodada ao fim do treino e teve problemas com os pneus. O regulamento é claro e permite a troca de um pneu em caso de dano – não de mais de um. Portanto, é bem possível que Fittipaldi e seu parceiro João Barbosa venham a perder o privilégio da pole e tenham que vir de último no pelotão dos carros P/PC. O fã brasileiro tem que cruzar os dedos e torcer para que isso não aconteça: Detroit é uma pista difícil, com poucos pontos de ultrapassagem e a posição de largada é importantíssima.

Ricky Taylor qualificou o Corvette #10 da equipe de seu pai na 3ª posição, à frente do #31 de Eric Curran. Companheira de Oswaldo Negri nesta corrida, Katherine Legge veio se adaptando aos poucos ao protótipo Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing durante o dia e conseguiu um encorajante 5º tempo. Ela ficou a 1″380 da pole, numa pista pouco favorável aos carros do tipo LMP2. Os Mazda ficaram com as posições seguintes – Tristan Nunez foi mais rápido que Tom Long.

Na classe Prototype Challenge, Robert Alon superou Kyle Marcelli por 0″280 e fez o melhor tempo entre os Oreca FLM09 PC. O piloto da PR1/Mathiasen conquistou a segunda pole consecutiva na série IWSC. Além deles, o venezuelano Alex Popow também virou abaixo de 1’28” na sessão de qualificação, enquanto o russo-canadense Misha Goikhberg foi o quarto e Jonathan Bennett colocou o #54 da bicampeã CORE Autosport na 5ª colocação do grid da categoria.

2016 WeatherTech SportsCar Championship Detroit Belle Isle
Strike a pose: Bryan Sellers comemora a primeira pole do Lambo Huracán no IWSC

Entre os GTD, primeira pole do Lamborghini Huracán, graças a uma bela performance de Bryan Sellers a bordo do #48 da Paul Miller Racing: o piloto marcou 1’31″340 e superou Patrick Lindsey, segundo mais rápido, por apenas 0″011. Robin Liddell pôs o Audi #6 da Stevenson Motorsports no terceiro posto do grupo, seguido por Spencer Pumpelly no único Lambo da Change Racing inscrito para esta prova. Matt Bell fechou o top 5 da categoria, num treino em que oito dos 13 carros do plantel ficaram no mesmo segundo.

O grid, que teria 28 carros, viu o forfait de mais um bólido: o Porsche #540 da Black Swan Racing não apareceu para a disputa da prova de Detroit por problemas pessoais do piloto e proprietário do time, Tim Pappas. Sendo assim, 27 carros darão a largada amanhã para a corrida, que terá 1h40min de duração.

O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a prova de Detroit do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Estarei nos comentários ao lado do Sergio Lago nessa transmissão, a partir de 13h25, horário de Brasília. Prestigiem!

Comentários

  • Prezado Rodrigo, poderia explicar por que o Christian Fittipaldi, que vem tendo uma bela carreira nos EUA, nos últimos anos, com ótimos resultados, a bordo dos protótipos, não participa de Le Mans? Falta de interesse próprio, falta de convite para ir para lá?

    • Não sei sinceramente. Talvez não tenha sido convidado por ninguém. Mas ele já andou lá algumas vezes. Três, salvo engano.