É pole: Fittipaldi faz o melhor tempo no treino do IWSC em Detroit
RIO DE JANEIRO – Tem brasileiro na primeira fila do grid de largada do IMSA Weather Tech SportsCar Championship em Detroit: Christian Fittipaldi conquistou nesta sexta-feira a pole position para a 5ª etapa do campeonato – que terá as classes Prototype, Prototype Challenge e GT Daytona. As equipes da GTLM, em sua grande maioria, estão na França para o Journée Test das 24h de Le Mans.
Resultado do treino do GP de Detroit
Numa pista favorável aos protótipos Corvette DP, o piloto do #5 da Action Express Racing foi dominante na sessão classificatória e marcou 1’23″815, superando o tempo do belga Marc “Ganso” Goossens por apenas 0″048. Só que o piloto brasileiro deu uma rodada ao fim do treino e teve problemas com os pneus. O regulamento é claro e permite a troca de um pneu em caso de dano – não de mais de um. Portanto, é bem possível que Fittipaldi e seu parceiro João Barbosa venham a perder o privilégio da pole e tenham que vir de último no pelotão dos carros P/PC. O fã brasileiro tem que cruzar os dedos e torcer para que isso não aconteça: Detroit é uma pista difícil, com poucos pontos de ultrapassagem e a posição de largada é importantíssima.
Ricky Taylor qualificou o Corvette #10 da equipe de seu pai na 3ª posição, à frente do #31 de Eric Curran. Companheira de Oswaldo Negri nesta corrida, Katherine Legge veio se adaptando aos poucos ao protótipo Ligier JS P2 HPD da Michael Shank Racing durante o dia e conseguiu um encorajante 5º tempo. Ela ficou a 1″380 da pole, numa pista pouco favorável aos carros do tipo LMP2. Os Mazda ficaram com as posições seguintes – Tristan Nunez foi mais rápido que Tom Long.
Na classe Prototype Challenge, Robert Alon superou Kyle Marcelli por 0″280 e fez o melhor tempo entre os Oreca FLM09 PC. O piloto da PR1/Mathiasen conquistou a segunda pole consecutiva na série IWSC. Além deles, o venezuelano Alex Popow também virou abaixo de 1’28” na sessão de qualificação, enquanto o russo-canadense Misha Goikhberg foi o quarto e Jonathan Bennett colocou o #54 da bicampeã CORE Autosport na 5ª colocação do grid da categoria.
Entre os GTD, primeira pole do Lamborghini Huracán, graças a uma bela performance de Bryan Sellers a bordo do #48 da Paul Miller Racing: o piloto marcou 1’31″340 e superou Patrick Lindsey, segundo mais rápido, por apenas 0″011. Robin Liddell pôs o Audi #6 da Stevenson Motorsports no terceiro posto do grupo, seguido por Spencer Pumpelly no único Lambo da Change Racing inscrito para esta prova. Matt Bell fechou o top 5 da categoria, num treino em que oito dos 13 carros do plantel ficaram no mesmo segundo.
O grid, que teria 28 carros, viu o forfait de mais um bólido: o Porsche #540 da Black Swan Racing não apareceu para a disputa da prova de Detroit por problemas pessoais do piloto e proprietário do time, Tim Pappas. Sendo assim, 27 carros darão a largada amanhã para a corrida, que terá 1h40min de duração.
O Fox Sports 2 transmite AO VIVO a prova de Detroit do IMSA Weather Tech SportsCar Championship. Estarei nos comentários ao lado do Sergio Lago nessa transmissão, a partir de 13h25, horário de Brasília. Prestigiem!
Prezado Rodrigo, poderia explicar por que o Christian Fittipaldi, que vem tendo uma bela carreira nos EUA, nos últimos anos, com ótimos resultados, a bordo dos protótipos, não participa de Le Mans? Falta de interesse próprio, falta de convite para ir para lá?
Não sei sinceramente. Talvez não tenha sido convidado por ninguém. Mas ele já andou lá algumas vezes. Três, salvo engano.
Foram 3: 2006 (12º), 2007 (17º) e 2008 (30º).