McLaren Melbourne vence no CAMS Australian GT em Phillip Island

AGT-101-Race-start-1-PI-850
O pelotão de carros rumo a primeira curva do circuito de Phillip Island

RIO DE JANEIRO – No último fim de semana, 27 carros disputaram no espetacular circuito de Phillip Island, na região de Victoria, a primeira etapa do Australian Endurance Championship – um dos três campeonatos do CAMS Australian GT. A prova de 101 voltas de percurso já é um clássico do automobilismo naquele circuito e na Oceania. E a disputa foi marcada por muitos problemas – especialmente de furos de pneus.

Quem melhor se saiu apesar dos percalços foi a equipe McLaren Melbourne: com seu 650S largando da 4ª fila do grid e guiado por Nathan Morcom no início, o carro chegou à liderança antes do primeiro pit stop, antecipado por um furo de um dos pneus do lado direito. Grant Denyer assumiu o cockpit e seguiu firme na pista – chegando à ponta na altura da metade da disputa. Morcom voltou ao cockpit na volta 72 e resistiu bravamente à pressão de outro McLaren 650S, guiado por Shane Van Gisbergen no turno final.

SVG, que dividiu o carro do Team Darrel Lea com Klark Quinn e partiu da pole position, não conseguiu a utlrapassagem e chegou em 2º, a dois décimos de Morcom/Denyer. A boa e velha Mercedes SLS AMG GT3 da Eggleston Motorsport conduzida por Dominic Storey/Peter Hackett chegou em 3º lugar e em quarto veio a Ferrari de Tony D’Alberto/Graeme Smyth, seguida por Tony Quinn/Daniel Gaunt (Aston Martin) e Scott Taylor/Craig Baird (Mercedes).

Ao todo, onze carros foram vítimas de furos de pneus ao longo da disputa do Australian Endurance Championship. Um deles foi a BMW M6 GT3 do convidado especial Bruno Spengler, que defende a marca bávara no DTM. Spengler acabou a prova em 13º lugar, dividindo a pilotagem com Morgan Haber. O espanhol Miguel Molina e o italiano Marco Bonanomi, ambos com Audi, foram outros pilotos que não disputam o CAMS Australian GT a participar da prova de Phillip Island. O atual campeão do GT Australiano, Christopher Mies, estava na disputa das 24h de Nürburgring.

O calendário de provas de Endurance do CAMS Australian GT engloba ainda mais três etapas: Sydney Motorsport Park em agosto, Hampton Downs em outubro e Highlands Motorsport Park em novembro.

Já nas provas Sprint, com duração de 60 minutos e disputadas no mesmo fim de semana, Nathan Morcom ganhou a corrida #1 com o McLaren 650S da DPO, seguido pelo árabe Yasser Shahin num Lamborghini Gallardo. O saudita foi a grande surpresa do fim de semana, ganhando a prova #2 a bordo do carro da The Bend Motorsport. Garth Tander (Audi) chegou em 2º lugar e Glenn Wood (Lamborghini R-EX) em terceiro. A próxima rodada da série Sprint será em Townsville, em julho.

 

 

Comentários