Primeira vitória do MR18 em Santa Cruz do Sul

13490782_1147232891965063_143390086380343538_o
O protótipo MR18 conquistou sua primeira vitória no Endurance com Eduardo Dieter/Francesco Ventre na disputa dos 500 km de Santa Cruz do Sul (Foto: Endurance Brasil/Facebook)

RIO DE JANEIRO – A cerração quis atrapalhar. Adiou a disputa dos 500 km de Santa Cruz do Sul por duas horas. Mas os 37 carros fizeram neste domingo um bonito espetáculo pelo circuito de 3,531 km de extensão. A prova, válida pelo Campeonato Gaúcho e pelo Festival Brasileiro de Endurance, assistiu a uma vitória inédita. Em todos os sentidos.

O protótipo MR18 #110 conduzido por Eduardo Dieter/Francesco Ventre foi o grande vencedor em ambas as disputas – primeiro a do Gaúcho, encerrado com 3h de duração e depois do Brasileiro, que se encerrou com 142 voltas e teve 25 inscritos – um total bastante razoável. A dupla estava muito feliz pelo trabalho realizado na corrida e pela vitória alcançada neste domingo.

“Essa é a nossa primeira vitória e a primeira de um carro fechado MR18 na categoria! Muito feliz com o resultado. Só tenho a agradecer ao Francesco (Ventre) e a toda equipe Overboost/DTR Motorsport, pelo trabalho impecável”, disse Eduardo Dieter.

Com duas vitórias nas duas provas anteriores do campeonato – e também na abertura do Brasileiro, nos 500 km de Tarumã, a dupla Tiel de Andrade/Franco Pasquale sofreu um susto durante a disputa da 3ª etapa do Gaúcho. O MC Tubarão IX #78 teve um pneu furado e tocou no MRX #75 de Ronaldo Kastropil/Henrique Assunção/Fernando Fortes/Emílio Yanez Padron. O incidente fez o carro perder duas voltas, terminando em quarto na geral e em terceiro na divisão principal, a GP1.

Não foi dessa vez que o novo MCR Grand-Am com motor Lamborghini V10 fez sua estreia, que acabou adiada. A Mottin Racing alinhou o Lamborghini para Fernando Poeta/Andersom Toso/Guilherme Daudt/Fernando Fortes e o carro #18 chegou em 2º a apenas 15″444 dos vencedores. “Vamos brigar pelo título brasileiro”, promete Toso.

A surpresa do dia foi o 3º lugar do protótipo Tornado com motor Suzuki Hayabusa pilotado – sozinho, é bom lembrar – por Cali Crestani, que fechou a uma volta dos vencedores e ganhou na classe P2. Já o MRX Ford Duratec #65 de Nílson e José Cintra Ribeiro ficou fora da disputa por problemas mecânicos.

Marcelo Vianna/Júlio Martini faturaram a vitória da categoria P3 com o MC Tubarão, duas voltas à frente de Miguel/Léo Mallaco, a bordo do protótipo 1R. A BMW de Márcio Basso/Henry Visconde ganhou na divisão GT2. E na classe T/TS, Luiz Sena Jr./Daniel Elias chegaram na frente da concorrência. O Lamborghini de Peter Feter/Vicente Daudt/Cristiano Almeida/Pierre Ventura correu na GP1, mas abandonou com pouco mais de 2h de prova.

A próxima etapa do Gaúcho de Endurance será em 24 de julho, no circuito de Guaporé. A 3ª etapa do Festival Brasileiro de Endurance – salvo engano – será os 500 km de São Paulo, no Velo Cittá, em 18 de setembro.

O resultado dos 500 km de Santa Cruz do Sul:

1º #110 Eduardo Dieter/Francesco Ventre
Protótipo MR18 Honda – categoria GP1
142 voltas em 4h00min28seg385

2º #18 Andersom Toso/Fernando Poeta/Fernando Fortes/Guilherme Daudt
Lamborghini Gallardo LP560 – categoria GP1
a 15seg444

3º #3 Cali Crestani
Protótipo Tornado Suzuki Hayabusa – categoria P2
a 1 volta

4º #78 Franco Pasquale/Tiel de Andrade
Protótipo MC Tubarão IX – categoria GP1
a 2 voltas

5º #5 Marcelo Vianna/Júlio Martini
Protótipo MC Tubarão – categoria GP3
a 5 voltas

6º #128 Miguel Mallaco/Léo Mallaco
Protótipo 1R – categoria GP3
a 7 voltas

7º #64 Márcio Basso/Henry Visconde
BMW M5 – categoria GT2
a 8 voltas

8º #25 Ney Faustini/Esdras Soares
Chevrolet Vectra – categoria GP1
a 10 voltas

9º #77 Luiz Sena Jr./Daniel Elias
VW Gol – categoria T/TS
a 13 voltas

10º #72 Carlos Antunes Fº/Emílio Padron
Protótipo MRX Opel – categoria P2
a 15 voltas

Comentários