Rali da Polônia: 67 inscritos na partida

6268_ogier-leaping-poland-2015_551_896x504
Ogier voa para a vitória no Rali da Polônia em 2015: líder do campeonato, o francês não vence há quatro etapas no WRC

RIO DE JANEIRO – Começa oficialmente nesta sexta-feira o 73º Rali da Polônia, 7ª etapa do World Rally Championship (WRC), o Campeonato Mundial de Rali. A prova terá 21 trechos cronometrados, incluindo a SS1 de hoje no estádio de Mikolajki. Serão mais de 1.200 km percorridos, sendo 316,64 km de trechos cronometrados. E um total de 67 duplas estão inscritas para o evento.

Sébastien Ogier, que passou em branco as últimas quatro etapas do campeonato, e mesmo assim é o líder absoluto – já que conquistou pódios em TODAS as provas – tenta repetir o desempenho do ano passado. O francês venceu o Rali da Polônia em 2015 com Andreas Mikkelsen em segundo e Ott Tanak em terceiro. Atrás dele, a briga pelo 2º lugar é das mais acirradas dos últimos tempos.

Vice-líder atual com 68 pontos, o espanhol Dani Sordo desta vez vai andar na equipe B da Hyundai: a vitória convincente no Rali da Sardenha, último disputado no calendário, devolveu a Thierry Neuville a possibilidade de competir no carro #3 do construtor sul-coreano. Hayden Paddon, que ganhou o Rali da Argentina, vem de dois insucessos e tenta reabilitar-se, pois caiu para 5º na tabela atrás de Andreas Mikkelsen e Mads Østberg.

Na lista de 15 carros inscritos na prioridade 1, que correm pelo Mundial de Construtores e de Pilotos, destaque para mais um retorno da Citroën. Desta vez envolvido em testes de desenvolvimento do modelo construído para a temporada 2017, Kris Meeke não participa do evento: o vencedor do Rali de Portugal dá lugar ao compatriota Craig Breen, que dividirá seu DS3 com Scott Martin. Stéphane Lefevbre está inscrito com Gabin Moreau. Os pilotos e equipes particulares, em número cada vez mais reduzido, completam a lista de entradas da turma de cima.

O WRC2 vem com 25 duplas inscritas. Elfyn Evans volta após a ausência no Rali da Sardenha ainda como o líder do Mundial: o britânico tem 62 pontos contra 55 do peruano Nicolás Fuchs, que estará num Skoda Fabia com o argentino Fernando Mussano. Vencedor da categoria na Itália, Teemu Sunninen está confirmadíssimo com seu Skoda Fabia da Oreca, assim como o sueco Pontus Tidemand noutro carro do construtor tcheco, que faz parte do grupo Volkswagen. Hubert Ptaszek, que está em 5º na classificação do Mundial com 20 pontos a menos que Elfyn Evans, é presença mais do que garantida e o principal piloto do país na competição.

A subclasse WRC3/JWRC terá um total de 12 carros no Rali da Polônia. Com três vitórias nos seis eventos anteriores, Michel Fabre lidera com 27 pontos de vantagem para Fabio Andolfi, que foi o melhor no Rali da Sardenha. Mas nenhum dos dois comandantes da classificação estarão na 7ª etapa do campeonato. E nem o 3º colocado, Damiano de Tommaso. Os principais pilotos são o também italiano Simone Tempestini, o tcheco Martin Koci e o norueguês Øle Christian Velby.

Lista completa de inscritos do Rali da Polônia AQUI

Comentários