24h de Spa: definidos os integrantes da Super Pole

VSA_BEC_SPA16_LC2_3541
O Mercedes #88 do Team AKKA-ASP é um dos 20 carros garantidos para a Superpole das 24h de Spa-Francorchamps (Foto: Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – Neste fim de semana, tem 24h de Spa-Francorchamps. Uma das mais tradicionais provas longas da história do Endurance mundial, o evento chega à sua 68ª edição. O grid deste ano tem 65 carros na pista belga e quatro brasileiros vão disputar a clássica prova: Rodrigo Baptista e Sérgio Jimenez com um Audi e Bruno Senna estará com Pipo Derani num McLaren.

E foi um McLaren o carro mais rápido nesta quinta-feira de dois treinos classificatórios, que definiram o top 20 para a disputa da Superpole nesta sexta-feira: o carro #58 guiado por Shane Van Gisbergen foi o mais rápido do treino noturno com a marca de 2’18″474. O companheiro de Côme Ledogar e Rob Bell no bólido da Garage 59 melhorou por 0″058 a marca da Mercedes AMG GT3 de Maximilian Götz, o carro mais rápido na primeira sessão. O alemão partilha um dos carros da HTP Motorsport com Thomas Jäger e a estrela do DTM Gary Paffett.

A terceira melhor marca, primeira na divisão Pro-Am, foi de outra Mercedes: a de Dani Juncadella/Oliver Morley/Miguel Toril/Abdulaziz Al Faisal. Campeões da prova em 2014, René Rast e Laurens Vanthoor, mais Nico Müller, ficaram com o quarto tempo no melhor Audi R8 LMS ao fim do cômputo geral das duas sessões.

O Team AKKA-ASP, da França, conseguiu ótima performance: mesmo com uma saída de pista, o #88 de Felix Rosenqvist/Tristan Vautier/Renger Van der Zande obteve o quinto melhor tempo do dia, seguido pelo Audi #26 da Saintéloc Racing de Mike Parisy/Christopher Haase/Grégory Gulivert. A HTP Motorsport ainda colocou mais duas Mercedes entre os dez primeiros: a de Dominik Baumann/Jazemaan Jaafar/Maximilian Bühk e de Indy Dontje/Luciano Bacheta/Clemens Schmid. Em 10º veio o melhor Bentley Continental GT3, o de Maxime Soulet/Wolfgang Reip/Andy Soucek.

MOTORSPORT : BLANCPAIN GT SERIES - ENDURANCE CUP - 24 HOURS OF SPA  (BEL) 2016/07/26-31
A equipe Audi Sport Team Phoenix também está dentro da Superpole com o Audi #6 de Christopher Mies/Frank Stippler/Markus Winkelhock (Foto: Sportscar365.com)

O veterano Bernd Schneider e seus parceiros Yelmer Buurman e Maro Engel estão no top 20 da Superpole: com o carro #00 pintado nas cores do grupo Linkin Park, ficaram com o décimo-primeiro lugar na soma dos dois treinos, à frente da única Ferrari presente, para Pasin Lathouras/Alessandro Pier Guidi/Michele Rugolo. Outro Bentley avançou: o de Steven Kane/Guy Smith/Vincent Abril.

A equipe tcheca ISR conseguiu pelo menos uma vaga com o #74 tripulado por Nicolas Lapierre/Franck Perera/Henry Hassid/Philippe Giauque, antecedendo outro carro dos quatrargólicos, o de Robin Frijns/Stuart Leonard/Michael Meadows. As demais vagas foram preenchidas pelo Bentley Continental GT3 do Team Parker, pela BMW M6 GT3 da Rowe Racing do trio Dirk Werner/Stef Dusseldorp/Nick Catsburg, o Lamborghini Huracán da Grässer com Rolf Ineichen/Mirko Bortolotti/Jeroen Bleekemolen, o Audi da Phoenix Racing com Christopher Mies/Frank Stippler/Markus Winkelhock, outra BMW M6 GT3 de Alexander Sims/Maxime Martin/Philipp Eng e, finalmente, o Lamborghini Huracán da Barwell que terá Joe Osborne/Phil Keen/Oliver Gavin/Dave Minshaw.

A disputa da Superpole para as 24h de Spa-Francorchamps será às 14h de Brasília, 18h locais, com transmissão ao vivo aqui no blog.

Comentários