6h de Watkins Glen, qualificação: JVO detona recorde da pista e faz a pole

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Líder do TP NAEC, o Ligier JS P2 HPD da Tequila Patrón ESM larga na pole para as 6h de Watkins Glen, numa performance espetacular de Johannes Van Overbeek em qualificação (Foto: John Dagys/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – Com novo asfalto, o circuito de Watkins Glen – que já é originalmente rápido no seu traçado maior de 3,4 milhas de extensão (equivalentes a 5,470 km) – ficou ainda mais rápido e propício para a quebra dos recordes. Ok: ano passado não houve treino classificatório e o grid foi definido pelas posições do campeonato em razão da chuva. Mas os tempos baixaram bastante num espaço de apenas um ano.

A prova disso é que o melhor tempo do treino livre #2 do ano passado, do Corvette DP de Christian Fittipaldi/João Barbosa, foi 1’38″366. Desta vez, Johannes Van Overbeek demoliu a marca de referência para a classe Prototype no circuito novaiorquino, conquistando a pole position para o Ligier JS P2 HPD que venceu as 24h de Daytona e as 12h de Sebring, as duas primeiras provas da Tequila Patrón North American Endurance Cup, que tem neste fim de semana sua 3ª corrida.

JVO cravou 1’35″207 na sua última volta e precisou suar o macacão, porque Tristan Nunez, a bordo do Mazda “Retrô” #55, andou muito forte e incomodou para marcar o 2º melhor tempo em 1’35″374. Ozz Negri fez um ótimo trabalho no #60 da Michael Shank Racing e conquistou o terceiro melhor tempo do grid – 1’35″592, superando Ricky Taylor no melhor Corvette DP de um total de quatro carros do gênero. Christian Fittipaldi, que raspou pelo menos duas vezes no muro da entrada dos boxes, acabou com a 6ª posição do grid, a 1″218 da pole recorde de JVO.

Na classe Prototype Challenge, Renger Van der Zande também baixou bastante o recorde da pista na classe, que ano passado virava na casa de 1’41”. O holandês da Starworks rodou em 1’38″407, oito décimos abaixo do 2º colocado da divisão, Robert Alon. Na sua última volta de classificação, James French obteve o terceiro lugar com o #38 da Performance Tech, seguido por Johnny Mowlem e Misha Goikhberg.

Richard Westbrook fez todo o serviço no #67 da Ford Chip Ganassi enquanto o papai Ryan Briscoe não chega a Watkins Glen para participar da prova: o britânico também estabeleceu o novo recorde da classe GTLM para o circuito, virando em 1’41″301 – quase três segundos melhor que o que se alcançava ano passado. Dirk Werner fez o 2º tempo a 0″349 da pole, com John Edwards em terceiro – ambos a bordo das duas BMW M6 GTLM da equipe de Bobby Rahal.

Curiosamente, os dois Ford GT EcoBoost e as duas BMW foram os únicos carros a virar abaixo de 1’42”, seguidos da Ferrari 488 GTE da Scuderia Corsa. O carro guiado por Alessandro Pier Guidi na qualificação é o mesmo que terá o brasileiro Daniel Serra durante a disputa. E o melhor dos GTLM com motores de aspiração normal foi o Corvette C7-R com Tommy Milner, 7º colocado a mais de um segundo e meio da pole.

A Stevenson Motorsports confirmou o domínio na classe GTD com seus Audi R8 LMS geração 2 e fez o melhor tempo com Robin Liddell no carro #6. A melhor marca em 1’48” ano passado foi destruída em três segundos pelo escocês, que marcou 1’45″407 para superar o alemão Mario Farnbacher no Porsche #23 da Alex Job Racing/Team Seattle por apenas 0″042. Lawson Aschenbach pôs o segundo Audi da Stevenson em 3º na categoria, seguido pelo Lamborghini de Madison Snow e pela dinamarquesa Christina Nielsen com a Ferrari #63 da Scuderia Corsa.

Dos 41 carros confirmados nas 6h de Watkins Glen, somente o Lamborghini #27 da Dream Racing não marcou tempo: o carro foi destruído num acidente com Lawrence de George e está sendo reconstruído para participar da disputa.

O Fox Sports 2 transmite ao vivo a corrida, 6ª etapa do IMSA Weather Tech SportsCar Championship, logo após a decisão da Fórmula E. Narração de Cadu Cortez e comentários da dupla dinâmica Thiago Alves e Edgard Mello Filho – a lenda. O mito.

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