Comentários

  • Assistindo a mais de 3 horas (com 1/3 da prova percorrido), o que mais me impressiona é imaginar como é andar no limite em SPA a noite, com mais de 60 carros na pista, no meio do tráfego. Me imagino fazendo a Eau Rouge “pendurado”, no meio do “bolo”, com uma montanha de luz de farois altos nas costas. Deve ser “meio incomodo”….

    Nessa primeiras horas, a nota positiva é a performance dos BMW e dos Bentleys. Os carros ingleses parecem bem acertados em termos de ritmo de corrida, e vem se recuperando de contratempos, passando todo mundo. Resta ver com o passar das horas como os Bentley vão se comportar, perante o desgaste. Digno de nota o comportamento do Jaguar no periodo de chão molhado.

    Antonio

    PS – Rodrigo, isso de você colocar no blog o “live streaming” é fantástico. Só assim eu assisto (parte) dessas corridas fantasticas !!!! Obrigado !!!!

  • Quanto a discussão sobre o s “track limits”, eu não entendo porque a FIA não usa o mesmo critério para todas as categorias.
    Antigamente, vindos das provas de rua, havia “meio fios”, que definiam os track limits. Eles foram eliminados pelo risco de capotagem, e as pistas passaram a ter como limite o final da faixa de asfalto. Mas havia os “debris” atirados na pista (vide o olho perdido por Helmut Marko em Clermont), havia os furos de pneus, então foram criadas as “zebras”. Ai os “espertinhos” inventaram de andar por cima das zebras. Dai vieram as supensões mais fortes e rigidas e os pneus de ombros mais altos, apropriados para andar sobre zebras, Mas algumas zebras, masi altas, provocavam “decolagens”, então as zebras foram suavizadas, até que vieram as “linhas brancas, azuis, amarelas, e os “espertinho passram a andar muito pra lá das linhas, em busca do tempo que eles não conseguiam tirar no braço….Até quando ???

    Que sejam esquecidas as soluções eletrônicas, a brita, e qualquer outro tipo de vigilancia sobre os espertinhos. Bastaria colocar uma faixa de cerca de 1 metro de largura, de algum tipo de material de baixíssima aderência, e depois uma faixa de asfalto para desaceleração em cado de escapada acidental. Quem colocasse uma roda naquele material iria perder aderencia e escapar. Garanto que os pilotos paravam de andar pra lá dos “track limits” na hora. Que material ??? Poderia ser de grama, ou poderia ser uma faixa pintada com uma tinda antiaderente muito lisa. Ou algum tipo de piso de cerâmica. Questão só de desenvolver essa ideia.

    Ou então coloquem muros, como nos circuitos de rua. Neles ninguém passa dos track limits….

  • Tem outra ideia simples que facilitaria muito as coisas, para o publico, quando correm diferentes categorias em uma memsa prova: definir os numerais da seguinte forma:
    – Categoria A – numeros de 001 a 099.
    – Categoria B – Numeros de 101 a 199
    – Categoria C – uymeros de 201 a 299

    Essa ideia das posições na prova mostrada nos parabrisas foi excelente, mas deveriam ter uma identificação de categoria. Se cores não funcionassem de dia (a noite seria OK), bastaria usar letras junto com a posição: A01, B01, etc…

    Antonio

  • Tivemos Nurburgring, agora Spa, corrida sensacional.
    Existe automobilismo de qualidade, autódromos lindos, carros fantásticos.
    Aqui no A Mil Por Hora tem automobilismo de qualidade!
    Valeu, Rodrigo!

    • E ,na minha opinião (todas devem serem respeitadas ,quando as pessoas são inteligentes e civilizadas) ;carros de verdade ,pois carros de formula e LM P1 , 2 ou 3 você nunca vai encontrar em uma rua ou estrada ,embora sejam muito interessantes na pista . ( para mim , deveriam ser mais : Laboratórios de tecnologias aplicadas onde o campeão seria o que melhores resultados tivesse sem B O P´s e outras estupidas castrações a criatividades técnicas , tendo um regulamento que limite a “X” litros para 24 H , o peso e dimensões ,quem sabe o nível de poluentes emitidos , o resto por conta dos engenheiros e pilotos . Se diesel ou gasolina ,etanol , hidrogênio ,hibrido ou 100% elétrico ,ficaria por conta de quem apostasse na tecnologia aplicada ao veículo , isto não é nenhuma novidade ,pois assim funcionou as primeiras competições automobilísticas e todo o progresso advindo destas praticas. Isto é o que penso ,e não estou preocupado se tem gente que acha que automobilismo é uma pratica para que gente se “apaixone” por piloto , e esqueça ,que mesmo sendo o melhor piloto ,sem ter um carro bom , não vence em condições normais . e carros são feitos ou por apaixonados com muito conhecimento ou engenheiros com excelente formação . A junção dos dois já deram as Mercedes ,pré e pós guerra *Rudolf Uhlenheut* e os Chaparral´s *Jim Hall* nos anos 60 entre alguns outros gênios. )
      # Protótipos com muitas regras e regulamentos ,na minha opinião : Verdadeiramente não é protótipo ,é qualquer coisa ,menos protótipos !)
      Uma excelente semana a todos .

  • Essa chuva no final ia colocar um molho a mais na prova, não fosse o Lambo bater na Mercedes, e entrar esse “full corse yellow” !!!
    E mais uma vez o Bentley n. 8 pagando um monte de penalties. A Bentley perdeu a corrida pra ela mesma.
    Foi uma corrida eletrizante, não consegui parar de ver até 5 da manhã (daqui). Depois voltei no final da F1 (que afinal nao foi ruim nesse fds). agora torço pra não terminar em amarela.

    • Eu não entendi aquele final, começou a chuva forte e teve piloto que não diminuiu para não aquaplanar… Onde estava o monitoramento das cameras perto da entrada dos boxes…

  • Corrida fantastica !
    Pelo menos os 4 carros da frente fizeram provas espetaculares. Torci pelo Bentley, mas a BMW mereceu vencer, e especialmente o Audi do Laurent fez uma corrida de recuperação impressionante !
    Nota de merito também pro Audi de linguagem portuguesa (n.3), depois da perda de tempo inicial, devem ter mantido um ritmo forte, pois não perderam mais voltas, se mantiveram 5 atras, e alcançaram um belo 12 lugar,.
    Tenho a impressão que o Balanço de Performance prejudica as Ferrari e Lambos, pelo menos nessa pista.
    No final nota para o locutor, que ficou se desculpando pela linguagem (fucking happy) do Van der Zande….very British.
    Isso é que é pista, SPA é fantastico !!!

    Antonio

  • Mattar, mais uma vez muitíssimo obrigado por disponibilizar o Streaming em seu blog, que é o verdadeiro canal do automobilismo na web.

  • Mattar, boa noite.
    1) qual ou quais foram exatamente os motivos que levaram à punição dos carros da Mercedes AMG ?
    2) seria correto dizer que se os AMGs não tivessem sido punidos teriam grandes chances de ganharem a corrida nas primeiras posições já que o segundo colocado da prova foi um dos (#88) que foram ´punidos com 5 minutos de stop and go ?
    abraços.
    parabéns pelo site.

    • Davi, tudo bem?

      O problema foi uma polêmica com relação ao tempo de ignição do motor, que de acordo com a ficha de homologação do modelo AMG GT3 para competição, estava absolutamente fora do regulamento, o que provocou a punição a todos os carros que fizeram 1-6 no grid de largada na Superpole e a todos os carros do construtor alemão.

      Bom, quanto à punição, o Bentley que chegou na P4 levou várias. Acho que por merecimento o Bentley tinha que ter ganho. Só isso.

      Obrigado pelo comentário. Volte mais vezes. :)