Direto do túnel do tempo (338)

13729138_10153824361722309_1548037382020291073_n

RIO DE JANEIRO – Um registro raro – e histórico – do primeiro Fórmula 1 construído por japoneses depois da primeira passagem pela Honda na categoria, entre 1964 e 1968 – e é bom lembrar que alguns dos chassis foram concebidos pela Lola de Eric Broadley: este é o Maki F101, que fez sua primeira aparição nas pistas em 1974.

A bordo do carro com o número #25 está o neozelandês James Howden Ganley, que foi piloto da BRM e da March antes de embarcar na aventura nipônica. O carro desenhado por Masao Ono e pelo fundador da Maki Engineering, Kenji Mimura, deveria ter feito sua estreia em Mônaco, mas a “estreia” ficou para a Inglaterra e numa lista de quase 40 inscritos, Ganley ficou de fora.

Na Alemanha, o piloto nem chegou a marcar tempo: buscava a primeira volta rápida no Inferno Verde do Nordscheleife, quando bateu violentamente e destruiu o carro. Ganley foi parar no hospital, onde teria a companhia de Mike Hailwood, que após bater durante a corrida com a McLaren M23 da Yardley foi internado no mesmo quarto que o colega. A carreira dos dois na F1 terminou exatamente no mesmo fim de semana.

A Maki se inscreveu em 12 corridas, os carros foram vistos em oito delas e em nenhuma (isso mesmo, nenhuma!) delas até 1976, os japoneses conseguiram lugar no grid.

Há 42 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários