Direto do túnel do tempo (338)
RIO DE JANEIRO – Um registro raro – e histórico – do primeiro Fórmula 1 construído por japoneses depois da primeira passagem pela Honda na categoria, entre 1964 e 1968 – e é bom lembrar que alguns dos chassis foram concebidos pela Lola de Eric Broadley: este é o Maki F101, que fez sua primeira aparição nas pistas em 1974.
A bordo do carro com o número #25 está o neozelandês James Howden Ganley, que foi piloto da BRM e da March antes de embarcar na aventura nipônica. O carro desenhado por Masao Ono e pelo fundador da Maki Engineering, Kenji Mimura, deveria ter feito sua estreia em Mônaco, mas a “estreia” ficou para a Inglaterra e numa lista de quase 40 inscritos, Ganley ficou de fora.
Na Alemanha, o piloto nem chegou a marcar tempo: buscava a primeira volta rápida no Inferno Verde do Nordscheleife, quando bateu violentamente e destruiu o carro. Ganley foi parar no hospital, onde teria a companhia de Mike Hailwood, que após bater durante a corrida com a McLaren M23 da Yardley foi internado no mesmo quarto que o colega. A carreira dos dois na F1 terminou exatamente no mesmo fim de semana.
A Maki se inscreveu em 12 corridas, os carros foram vistos em oito delas e em nenhuma (isso mesmo, nenhuma!) delas até 1976, os japoneses conseguiram lugar no grid.
Há 42 anos, direto do túnel do tempo.
E em 1977, teve outra aventura nipônica: Kojima F1!
Caro Rodrigo,gostaríamos de saber o que vc achou do resultado do teste de sette camara.
Normal. Para um estreante, achei normal.
Será o Maki nessa foto da F2?
https://rodrigomattardotcom.files.wordpress.com/2014/04/10174849_652264094829495_333025274_n.jpg
Não, Danilo. Esse carro é um GRD 273 e o piloto é Hiroshi Kazato ou Tetsuo Ikuzawa.
Naqueles tempos… já tinha Massas e NoiadoNars,,,rssss
Nome que se eternizou em minha memoria….por isso tenho um carinho especial por esse carro…Maki….verdadeiro, autentico!