ELMS: Thiriet by TDS Racing vence segunda seguida

#46 THIRIET BY TDS RACING (FRA) / Oreca 05 - Nissan - ELMS 4 Hours of Red Bull Ring - RedBull Ring Circuit - Spielberg - Austria
Mais uma vitória do Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing, dessa vez nas 4h do Red Bull Ring, na Áustria (Foto: Gabi Tomescu/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – A equipe francesa Thiriet by TDS Racing driblou todo o tipo de adversidades para chegar à segunda vitória consecutiva do Oreca 05 Nissan tripulado por Pierre Thiriet/Mathias Beche/Ryo Hirakawa, em três corridas já disputadas no European Le Mans Series em 2016 – agora no circuito austríaco do Red Bull Ring, em Spielberg. Largando da 2ª posição do grid, a apenas 0″053 da pole position, o time de Xavier Combet precisou de um bom trabalho nos boxes para minimizar problemas que novamente afetaram o bólido do time, mas que a exemplo de Imola não impediram mais um triunfo.

Por duas oportunidades, a equipe teve que trabalhar para reparos no revestimento dos faróis. Na primeira mudança, a equipe teve que usar uma peça oriunda da KCMG Racing nas 24h de Le Mans. E numa segunda oportunidade, ao passar por uma zebra, o revestimento soltou-se novamente. Aí a equipe estava preparada para repor uma peça nas cores do time e o carro não ficou tão esquisito. Apesar dos problemas, a tripulação venceu com sobras de 51″622 para o #33 da Eurasia guiado por Pu Jun Jin/Nico Pieter de Bruijn/Tristan Gommendy.

A batalha pela vitória se desenvolveu praticamente o tempo todo entre o #46 da Thiriet by TDS Racing e o #38 da G-Drive Racing. Mas o carro do time de Simon Dolan se envolveu numa colisão com o Morgan #28 da Pegasus Racing. Harry Tincknell e o lento gentleman driver francês Rény Striebig acabaram se chocando e a frente do Gibson 015S Nissan ficou danificada. Enquanto o #28 não voltava, Tincknell precisou de uma parada extra a 40 minutos do final, que o deixou e a seus companheiros Dolan e Giedo Van der Garde no 3º lugar geral.

Pole position, o Ligier JS P2 Nissan #23 da Panis Barthez Competition teve uma corrida de altos e baixos: Timothé Buret logo teve que pagar uma punição por largar de forma incorreta e depois o carro bateu numa Ferrari da LMGTE. Acabaram em 7º lugar, sem chance de lutar pelo pódio. A SMP Racing, após uma longa e última parada, completou em quarto com seu BR01 Nissan e a Algarve Pro Racing, que fez sete paradas nos boxes, ainda salvou um ótimo 5º lugar, terminando como a melhor equipe com os Ligier na prova.

#3 UNITED AUTOSPORTS  (USA) / Ligier JS P3 - Nissan - ELMS 4 Hours of Red Bull Ring - RedBull Ring Circuit - Spielberg - Austria
Caiu no colo: uma punição à tripulação da Duqueine Engineering, que chegou na frente, deu mais uma vitória ao trio Christian England/Alex Brundle/Mike Guasch na classe LMP3

Na LMP3, uma punição pós-corrida ao carro de David Hallyday/Dino Lunardi/David Droux tirou dos franceses da Duqueine Engineering a vitória – que foi parar no colo da United Autosports, pela 3ª prova consecutiva. E mais uma vez, com Mike Guasch/Christian England/Alex Brundle, que assim disparam na classificação do campeonato – com 33 pontos de vantagem justamente sobre o trio da escuderia francesa – punida por não respeitar o tempo mínimo de parada nos boxes a cada pit stop, o que na LMP3 é item obrigatório do regulamento esportivo.

Boa performance da 360 Racing: Terrence Woodward/Ross Kaiser/James Swift conquistaram o primeiro pódio da trinca no ELMS, seguidos por Eric Troulliet/Paul Petit/James Winslow no #9 da Graff Racing. Jacques e Pierre Nicolet completaram o top 5 da divisão. Já a trinca Eric Debard/Simon Gachet/Valentin Moineault, que partiu da pole no #16 da Panis Barthez Competition não foi além de um esquálido 8º lugar, tendo feito uma parada a mais que os adversários que chegaram à sua frente.

E apesar dos danos sofridos no contato com o Ligier JS P2 de Timothé Buret, a Ferrari F458 Italia de Rory Butcher/Andrea Bertolini/Robert Smith foi a mais sólida em termos de performance na LMGTE, ofertando à JMW Motorsport uma vitória que lava a alma do time de Jim McWhiter após a ausência nas 24h de Le Mans neste ano. Rui Águas liderou a Ferrari da AF Corse dividida com Marco Cioci e Pier Giuseppe Perazzini a um ótimo 2º lugar, superando no finalzinho o Aston Martin de Darren Turner/Alex MacDowall/Andrew Howard.

#66 JMW MOTORSPORT (GBR) / Ferrari F458 Italia - ELMS 4 Hours of Red Bull Ring - RedBull Ring Circuit - Spielberg - Austria
Nem mesmo um contato com um protótipo impediu a vitória da JMW Motorsport na LMGTE

A Ferrari dos Talkanitsa pai e filho e de Alessandro Pier Guidi também foi ao pódio com o 3º lugar e os bielorussos são os líderes do campeonato com 48 pontos – apenas um à frente da trinca do #99 da Beechdean AMR. No #88, o italiano Matteo Cairoli fez boa estreia: acabou marcando a melhor volta da prova na categoria, inclusive. Mas o carro que marcou a pole na divisão – com direito a deixar cinco LMP3 para trás – não teve o mesmo ritmo com Christian Ried e Gianluca Roda a bordo. Finalizaram apenas na 5ª posição.

O próximo desafio do ELMS será a etapa de Paul Ricard: a 4ª prova do campeonato está marcada para o dia 28 de agosto.

Acompanhe nos vídeos abaixo os treinos classificatórios e a corrida na íntegra.

Comentários