IMSA: 40 carros anunciados para a etapa do Canadá

Corvette-Daytona-Prototypes-Mosport-2015-700x340
Os “irmãos metralha” Ricky e Jordan Taylor venceram a prova de Mosport ano passado. Neste domingo, o Fox Sports transmite a corrida ao vivo

RIO DE JANEIRO – Única prova do IMSA Weather Tech SportsCar Championship disputada fora do território dos EUA, o Mobil 1 SportsCar Grand Prix vai colorir o belo circuito Canadian Tire Motorsport Park neste fim de semana. Localizada em Bowmanville, no estado de Ontário e conhecida do público que acompanha automobilismo como Mosport, a pista de 3,956 km de extensão estará cheia e colorida com um ótimo número de carros nas quatro categorias em disputa. Uma semana após as 6h de Watkins Glen, a categoria reúne um total de 40 carros na lista prévia de inscritos para a corrida que terá 2h40min de duração.

Lista de inscritos para Mosport aqui

Na classe Prototype, os únicos ausentes em relação à última corrida são o #2 da Tequila Patrón ESM e o #50 da Fifty Plus Racing/Highway To Help, como era esperado, já que esses carros são participantes apenas do NAEC. Os oito carros inscritos “full season” da divisão principal da IMSA vêm para o confronto no Canadá e a dupla Christian Fittipaldi/João Barbosa chega a este evento com moral após a vitória conquistada no último fim de semana. E não só com moral: eles lideram o campeonato, tentando um passo ainda maior rumo a um histórico tricampeonato no certame estadunidense de Endurance.

A Prototype Challenge vai com sete carros para a prova do Canadá e a BAR1 Motorsports teria muito mais trabalho que as demais escuderias, porque o carro #20 foi inteiramente destruído numa panca na prova passada. Resta esperar se Brian Alder vai apelar para um chassi reserva, que seria o carro que a equipe não utiliza desde o início do campeonato em Daytona, ou então partir para a reconstrução do bólido danificado em Glen. A dupla formada por Alex Popow/Renger Van der Zande vem na liderança do campeonato e os pilotos da Starworks faturaram a corrida de domingo.

A GTLM, que contará com 10 carros inscritos na próxima corrida, teve mais um Balance of Performance para equalizar os carros da principal divisão de Grã-Turismo e os Ford GT EcoBoost, que conquistaram a vitória em 1-2 na sua categoria nas 6h de Watkins Glen (e também nas 24h de Le Mans), conquistando duas vitórias consecutivas na série IMSA e três na curta trajetória do carro, foram lastreados com 15 kg, além de sofrerem um decréscimo no boost do turbo e uma redução de dois litros na capacidade do tanque de combustível.

Corvette e Porsche, únicos construtores com motor aspirado da categoria, terão benefícios no novo BoP: o peso mínimo será reduzido em 10 kg para começo de conversa e o Corvette, além de um incremento de 0,4 mm no restritor de ar do motor, sofreu uma revisão na sonda lambda da injeção direta de combustível. O tanque de gasolina dos dois C7-R tem dois litros a mais. E a Ferrari 488 GTE vai com um litro a mais no reservatório para a próxima corrida.

Na classe GTD, a mais numerosa do grid com 15 carros (o Lamborghini Huracan GT3 #11 da Change Racing está inscrito, mas não tem pilotos), os modelos Audi R8 LMS e Ferrari 488 GT3 ganharam 15 kg de peso adicional, enquanto os Porsche 911 GT3-R têm 10 kg extras para a rodada de Mosport, de acordo com o BoP. As modificações surpreenderam: a IMSA alegou “circunstâncias extraordinárias” para trazer a público o boletim de modificações técnicas nas duas categorias de Grã-Turismo.

Dos brasileiros que disputam a série, apenas Christian Fittipaldi e Oswaldo Negri devem disputar a corrida de Mosport. Daniel Serra tem compromisso com a Stock Car em Cascavel e terá que se ausentar na corrida. A Scuderia Corsa ainda não definiu a tripulação do carro #68, que permanece como TBA (To Be Announced).

O Fox Sports 2 vai transmitir o Mobil 1 SportsCar Grand Prix ao vivo, a partir de 12h de domingo.

Comentários